UM OLHAR SOBRE A ARQUITETURA DA CASA DO CINEMA MANOEL DE OLIVEIRA

Conversas Com Serralves

#ConversasComSerralves

08 FEV 2021

Horário: 18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para c.almeida@serralves.pt

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2102 Palavra de Artista - Alvaro Siza

Com o arquiteto Álvaro Siza, autor do projeto da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves, e António Preto, seu diretor.


O projeto da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, desenhado por Álvaro Siza, foi publicamente apresentado a 15 de novembro de 2013, na presença do arquiteto e do cineasta, que participou ativamente na discussão dos contornos gerais do edifício. Com início de construção a 19 de janeiro de 2018 e inaugurada em 24 de junho de 2019, a Casa do Cinema viria finalmente responder a um desejo antigo de Manoel de Oliveira, que pretendia colocar o seu acervo cinematográfico ao serviço da cidade e do público em geral, bem como reforçar a atuação de Serralves no domínio do cinema e das imagens em movimento. O edifício projetado por Álvaro Siza para acolher este riquíssimo acervo, bem como todas as atividades deste novo polo da Fundação, é constituído por dois corpos – um deles, resulta da recuperação da antiga garagem do Conde de Vizela, adaptada às novas funções; o outro, é uma construção nova, com volume e alinhamento no prolongamento da anterior –, entre os quais se distribuem três galerias de exposição, o auditório, o acervo, duas salas de serviço educativo, um espaço para investigação e escritórios, dialogando de forma harmoniosa e coerente com todo o património natural e edificado de Serralves.

Não sendo possível, neste momento, deslocar-nos à Casa do Cinema, convidámos o arquiteto Álvaro Siza a acompanhar-nos numa visita ao edifício, bem como através das diversas fases da sua construção, e a conversar connosco acerca deste projeto.

Relacionado

Álvaro Siza
Álvaro Siza
Álvaro Siza
Álvaro Siza

Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira nasceu em Matosinhos em 1933.

Estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955, sendo a sua primeira obra construída em 1954.

Foi professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, cidade onde exerce a sua profissão.

É membro: da American Academy of Arts and Sciences; é "Honorary Fellow" da RIBA/Royal Institute of British Architects; da BDA/Bund Deutscher Architekten; “Honorary Fellow” e “Honorary FAIA” da AIA/American Institute of Architects; da Académie d'Architecture de France; da Royal Swedish Academy of Fine Arts; da IAA/International Academy of Architecture; Sócio Honorário e Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos Portugueses; da American Academy of Arts and Letters. O seu trabalho tem tido amplo reconhecimento internacional, tendo sido distinguido com alguns dos mais importantes prémios no âmbito da arquitetura, dentre os quais, o Prémio Pritzker, em 1992.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile