SESSÃO DE CINEMA

O SAPATO DE CETIM

DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2

SESSÃO DE CINEMA COM APRESENTAÇÃO DE PATRÍCIA CASTELLO BRANCO

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
22 SET 2024 | 15:00

Bilheteira

Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

2209 Filme O SAPATO DE CETIM
Fotograma de "O Sapato de Cetim" (1985), Manoel de Oliveira.

Décima oitava sessão do ciclo Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, com a projeção do filme "Le Soulier de Satin" ("O Sapato de Cetim", 1985) de Manoel de Oliveira, e apresentação da professora e investigadora Patrícia Castello Branco.

LE SOULIER DE SATIN | O SAPATO DE CETIM

Manoel de Oliveira | FRA, POR, SUI, FRG | 1985 | 406'


Durante o Século de Ouro espanhol, Doña Prouhèze, mulher de um nobre, ama profundamente Don Rodrigo. Este último é forçado a deixar a Espanha para a América - onde será vice-rei - , o rei impõe a Doña Prouhèze reger a cidadela de Mogador, em África. Prouhèze manda uma carta a Don Rodrigo, mas este só a lê dez anos depois. Deixando o Novo Continente, Rodrigo chega a Mogador, onde talvez tenha reencontrado Prouhèze, que acaba por morrer enclausurada na fortaleza. Passados dez anos, Rodrigo, que ficou mutilado, conhece Sept-Epées, a filha de Prouhèze.


Dada a duração do filme, a sessão terá dois intervalos, respeitando a lógica original do filme. O segundo intervalo, no período do jantar, terá a duração de uma hora.

Relacionado

Patrícia Castello Branco
Patrícia Castello Branco
Patrícia Castello Branco
Patrícia Castello Branco

Patrícia Castello Branco é investigadora e coordenadora do CineLab (Laboratório de Cinema e Filosofia) do IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa. 

É autora de inúmeros ensaios publicados em várias editoras nacionais e internacionais, bem como do livro Imagem Corpo, Tecnologia. A Função Háptica das Novas Imagens Tecnológicas (Fundação Calouste Gulbenkian).

A sua investigação incide sobre as imagens em movimento, especialmente sobre o cinema português, cinema experimental e de vanguarda, bem como sobre as práticas artísticas da arte contemporânea. Central para a sua pesquisa é um diálogo permanente entre a filosofia e a arte. 

É co-editora e fundadora da revista científica Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile