Programa de encontros dedicado a pensar a articulação entre
educação formal e não formal e a contribuição desta para os novos
caminhos da educação. Com este novo programa de encontros, dirigidos a
professores de arte e de outras disciplinas, o Serviço Educativo de
Serralves procura ser parceiro do professor e convidar investigadores e
artistas para refletir, dialogar e questionar a Educação no e para o
século XXI.
TENTAR EMANCIPAR: TRAÇOS ENSAÍSTICOS ENTRE CENA E AULA.Com Juliana Jardim, professora, diretora, atriz e pesquisadora
Com
o objetivo de pensar o tema da emancipação da pessoa, tanto em
experiências de ensino e aprendizagem quanto em experiências artísticas,
serão apresentados na conferência recortes de livros e textos do
filósofo franco-argelino Jacques Rancière e o próprio mestre ignorante
Joseph Jacotot. Mapearemos as ideias advindas do duo Jacotot/Rancière
perto do tema ensaio, ou gesto ensaístico, delineado originalmente por
Michel de Montaigne, na escrita e ação que puseram em igualdade as
leituras de livros e as experiências de vida. Serão mostrados exemplos
de ensaios fílmicos da cineasta Agnès Varda, para compor o que temos
chamado de um corpo que ensaia. Na segunda parte, serão partilhados
alguns eixos fundamentais do projeto "Ensaios Ignorantes”, idealizado
por Juliana Jardim, desenvolvido e premiado no Brasil, desde 2011, pelo
núcleo de profissionais que esta dirige, e também de modo pontual em
Madrid, Espanha, em 2014. O projeto nasceu da profunda relação com os
temas que serão tratados na primeira parte da conferência e realiza
ocupações espaciais para compor ações com pessoas ao redor de livros,
que são postos em comum entre todos os participantes, e derivas que
podem ser compostas por cenas, filmes, digressões orais, musicais,
escritas, dentre outras.
Lotação: 60 pessoasAcesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)Adquira o seu bilhete