#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
A EUROPA EM ÁLVARO SIZA – CIDADE, DEMOCRACIA E ARQUITETURA
07 DEZ 2019
Este colóquio cruza os temas da exposição "ÁLVARO SIZA - (IN)DISCIPLINA” e os objetivos do projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, (EU)ROPA Rise of Portuguese Architecture.

Com enfoque na "Cidade, Democracia e Arquitetura", o colóquio "A EUROPA EM ÁLVARO SIZA” permitirá colocar em perspetiva a obra de Álvaro Siza no quadro da arquitetura portuguesa, e em sintonia com a cultura europeia, das vanguardas modernas do início do século XX aos novos caminhos que surgem na pós-segunda guerra mundial até à contemporaneidade.

"A EUROPA EM ÁLVARO SIZA” propõe o cruzamento de olhares diferentes, em múltiplas perspetivas críticas, para isso convocando jovens investigadores que trabalham em diferentes instituições de ensino de arquitetura europeias e integram a rede "Facing Europe” do projeto (EU)ROPA, além de investigadores ligados à obra de Siza e "keynote speakers" de prestígio internacional, conforme consta no programa.

Propõe-se o colóquio como um momento de interpelação da arquitetura portuguesa através da análise diversa e plural da obra de Siza, com especial destaque na sua contribuição para o fortalecimento da democracia, projetando e construindo em Portugal e internacionalmente uma arquitetura capaz de testemunhar os lugares, reforçar as culturas, dialogar com as populações. O encontro visa sublinhar o humanismo da arquitetura de Siza, em diversos programas, dos mais sofisticados aos mais simples, e em diversas geografias, das mais recônditas às mais centrais. "A EUROPA EM ÁLVARO SIZA" esboçará o retrato, em vários ângulos, e debaterá o legado, a múltiplas vozes, de uma arquitetura que embora celebrizada e premiada nunca perdeu a modéstia de quem projeta com dúvidas e hesitações, sempre eloquentemente expostas em desenhos que são património da arte e arquitetura do nosso tempo.
 
Colóquio coorganizado pela Fundação de Serralves e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra [projeto de investigação (EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture POCI-01-0145-FEDER- 030492]

Evento integrado no programa paralelo à exposição Álvaro Siza In/Disciplina, patente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Lotação: 250 pessoas
Acesso: 10,00€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)

Nota: O bilhete da conferência dá acesso às exposições patentes no museu.










10h00 ABERTURA
Representante da Fundação de Serralves

APRESENTAÇÃO
Jorge Figueira, Bruno Gil, Nuno Grande

10h30 CONFERÊNCIA
Carlos Eduardo Comas

11h30 MESA-REDONDA 1
Carles Muro, Carlota Torricelli, Tiago P. Borges, Bruno Silvestre

14h30 MESA-REDONDA 2
Nelson Mota, Stefano Tornieri, Cristina Castelo Branco, Miguel Eufrásia, Eliana Sousa Santos

17h00 CONVERSA
Alexandre Alves Costa e Eduardo Souto Moura
Moderação - Jorge Figueira e Nuno Grande

18h00 CONFERÊNCIA
Wilfried Wang*
Apresentação - Nuno Grande

* com tradução simultânea

  • LocalAuditório
  • Horário10h00 - 19h30
  • Dias07 DEZ 2019
  • Preço€ 10,00

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves