Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
A UTOPIA DEMOCRÁTICA – A CIDADANIA EUROPEIA: DO ERASMUS AO FUTURO
19 NOV 2018
Debate entre os que defendem a utopia de uma Europa democrática, com uma constituição federal, partidos e ciclos eleitorais europeus, onde a Comissão e o seu Presidente resultam dos resultados das eleições e os que consideram que a União Europeia é uma construção sui generis onde a dimensão intergovernamental é essencial para garantir o equilíbrio entre os Estados e preservar as identidades nacionais.

Oradores:
Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus
Niccolo Milanese, fundador da "European Alternatives" e co-autor do livro”Citizens of Nowhere: How to save Europe from Itself'

Questionados por um painel constituído por: Catarina Neves (Membro do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (NERI-UP) e Vice-Presidente e Membro Fundador da Bringing Europeans Together Association Portugal), Gonçalo Marcelo (Professor Convidado na Católica Porto Business School e Investigador no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra) e José Santana Pereira (Professor Auxiliar no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL).

Moderador: Carlos Jalali, Professor de Ciência Política, Universidade de Aveiro

Este debate enquadra-se na iniciativa "Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa, coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus.



Acesso gratuito mediante levantamento de bilhete na bilheteira da Fundação de Serralves. 



  • LocalAuditório
  • Horário21h30 - 23h30
  • Dias19 NOV 2018
Filósofo e Fundador da "Alternativas Europeias”

Niccolo Milanese is a founding director of European Alternatives, a transnational civil society organisation promoting democracy, equality and culture beyond the nation state. British and French, with Italian parents, for over a decade he has been involved in civic and literary initiatives on all sides of the Mediterranean to promote civic education, a transnational citizenship, democracy and political imagination. He was in the first elected steering committee of Civil Society Europe and leads work on civic space and fundamental rights.  Together with Lorenzo Marsili he is author of 'Citizens of Nowhere: How to save Europe from Itself' (Zedbooks London 2018). In 2018 and 2019 he has visiting fellowships at the Pontifical University of Rio de Janiero and UNAM Mexico to study citizenship in times of uncertainty.
Secretária de Estado dos Assuntos Europeus

Ana Paula Baptista Grade Zacarias nasceu em Lisboa a 5 de janeiro de 1959.
Licenciada em Antropologia Cultural pela Universidade Nova de Lisboa.
Assistente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.
Funcionária Diplomática do Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 1983.
Cargos exercidos em Portugal: Secretária de Embaixada nos Serviços do Protocolo do Estado e na Direção de Serviços da Europa; Consultora para as Relações Internacionais na Presidência da República; Diretora dos Serviços de Informação e Imprensa; Vicepresidente do Instituto Camões.

Cargos exercidos no estrangeiro: Secretária de Embaixada na Embaixada de Portugal em Washington; Cônsul de Portugal em Curitiba; Representante Permanente Adjunto na Delegação de Portugal junto da UNESCO em Paris, Embaixadora de Portugal na Estónia; Representante Adjunto na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.
No Serviço de Ação Externa da União Europeia desde 2011 na qualidade de Embaixadora da União Europeia no Brasil e desde 2015 de Embaixadora da União Europeia para a Colômbia e Equador.
Professor de Ciência Política, Universidade de Aveiro

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves