Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
AMBIENTE DESCONTRAÍDO: Alterações Climáticas - Ponto de Situação
18 ABR 2019
Ciclo de sessões temáticas | Ambiente Descontraído
Alterações Climáticas: Ponto de Situação

De uma bola de neve gigante, com os trópicos com temperaturas semelhantes ao que ocorre hoje nos pólos, ao clima tropical uniforme por todo o planeta, a Terra já viu de tudo um pouco no que se refere a clima. Alterações climáticas são parte da história da Terra e foram moldando, também, a história da vida na Terra. As condições climatéricas que permitiram o sucesso espetacular da nossa espécie poderão não durar muito mais em consequência da própria ação humana. É preciso encontrar um novo equilíbrio, resultante de uma consciência global e ação local. 
Qual é o estado atual e o cenário futuro do nosso país relativamente às alterações climáticas? Que medidas devem ser tomadas para seguirmos um caminho mais sustentável e seguro? Serão as metas estabelecidas suficientes? E que alterações de comportamentos e atitudes estamos dispostos a assumir para alcançarmos essas metas?
Em momento de celebração do Dia Mundial da Terra, estas e outras questões serão abordadas nesta sessão, procurando uma reflexão alargada e profunda sobre o tema. 

Oradores convidados 
Francisco Ferreira (Associação Sistema Terrestre Sustentável ZERO)
José Carlos Brito (CIBIO-InBIO)
Joana Vieira da Silva (Agência Portuguesa do Ambiente APA)
Moderação
Arminda Deusdado - Farol de Ideias (Direção Programa Biosfera) 

Entrada livre sujeita a inscrição: m.tavares@serralves.pt
Estudou biologia na Universidade de Lisboa e obteve o doutoramento, em 2003, sobre a ecologia e conservação de víboras ibéricas. Investigador Principal do CIBIO-InBIO, liderando desde 2011 o grupo de investigação Biodeserts, Biodiversidade de Desertos e Regiões Áridas. A investigação visa avaliar os padrões de distribuição da biodiversidade, compreender os processos evolutivos e paisagísticos relacionados com a distribuição da biodiversidade atual e desenvolver opções de conservação para a biodiversidade, sobretudo no Norte da África, na Bacia do Mediterrâneo e no Médio Oriente. Desde 2000 completou 35 expedições científicas ao Saara-Sahel e Irão, percorrendo mais de 250.000 km e 1.000 dias explorando áreas remotas e pouco estudadas.
Francisco Ferreira é professor associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e investigador do CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade). É licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA, mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Tem um significativo conjunto de publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável. Foi Presidente da Quercus de 1996 a 2001 e Vice-Presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Presidente da "ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional.

Joana Vieira da Silva é a representante de Portugal nas negociações internacionais ao abrigo do Acordo de Paris e da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC) desde 2016. Integra a equipa da União Europeia para as negociações internacionais sobre Alterações Climáticas desde 2016 e acompanha em particular as temáticas de ambição, mitigação e temas transversais. Exerce funções no Departamento de Alterações Climáticas da Agência Portuguesa do Ambiente desde 2013. 
Foi destacada para a Comissão Europeia em 2009, onde trabalhou na área da Cidadania ativa e participação cívica, enquanto membro da equipa responsável pela operacionalização do Programa Europa para os Cidadãos e integrou a equipa de gestão e coordenação do Ano Europeu para a Cidadania 2013. Nascida no Porto, é licenciada em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e após a graduação no Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública começou a consolidar a sua carreira em Relações Internacionais na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género em 2004, tendo representado Portugal e acompanhado as questões de Igualdade de Género na União Europeia e em diversos fora internacionais, desde o Conselho da Europa às Nações Unidas.

Arminda Sousa Deusdado é licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense, tem uma Pós-Graduação em Gestão Cultural pela Escola de Gestão do Porto e o First Certificate, nível de Inglês pela Universidade de Cambridge. É atualmente CEO da Farol de Ideias e coordenadora executiva dos projetos de televisão e media da Farol. Foi Realizadora da série documental "GEOSFERA”, uma série de sete episódios sobre os geoparques da Europa, do documentário "O Sabor da Despedida”, sobre a barragem do Sabor, do documentário "Os rostos da Europa” e coordenadora/realizadora do magazine "Biosfera” em emissão desde 2004 na RTP.
#
#
  • LocalBiblioteca
  • Horário21h30 - 23h00
  • Dias18 ABR 2019

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves