Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
BIOBLITZ SERRALVES 2018
de 16 ABR 2018 a 22 ABR 2018
16-20 ABR: ESCOLAS (mediante inscrição prévia) 
21-22 ABR: PÚBLICO GERAL

ENTRADA E PARTICIPAÇÃO GRATUITAS

O BioBlitz Serralves 2018 é um evento que tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies (fauna e flora), presentes no Parque de Serralves, num curto período de tempo, funcionando como uma "inventariação biológica relâmpago”. 
Um Bioblitz difere de outros inventários científicos pelo intenso esforço de concentrar muitas pessoas – especialistas de várias áreas, voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade – com a determinação comum em descobrir a Biodiversidade de um determinado local.

PROGRAMA ESCOLAS 
A semana é reservada à participação das Escolas convidando alunos e professores a conhecer a biodiversidade do Parque de Serralves, participando nas seguintes atividades:
- Oficinas Científicas e Pedagógicas, orientadas pela equipa de Educadores do Serviço Educativo Ambiente e Artes, que enquadram e exploram as 10 temáticas de forma científica e pedagógica.
- Saídas de Campo, conduzidas e orientadas por investigadores do CIBIO-InBIO – uma oportunidade única para experienciar em primeira mão o trabalho realizado por especialistas no âmbito da inventariação de Biodiversidade.
- Jogos (Bioquiz e Biodiversidade "Cada macaco no seu galho”)
- Jogos Pedagógicos Lipor ("Descobre a Biodiversidade” e "Ambiente e Sustentabilidade”)
Temáticas: Árvores e arbustos; Anfíbios; Morcegos; Micromamíferos; Líquenes; Briófitas; Aves; Répteis; Insetos; Cogumelos.
Horários: 9h30-12h30 e 14h30-16h30
Duração: 1h
Programa completo: Consulte aqui (pdf)
Acesso: participação gratuita mediante inscrição prévia (sujeita a lotação) - as inscrições serão aceites por ordem de chegada.
Inscrições: preencha o formulário de inscrição e a ficha de pré-marcação (que deve ser enviada por email ao Serviço Educativo da Fundação de Serralves a/c Anabela Silva - a.silva@serralves.pt).
Mais informação aqui 

PROGRAMA GERAL
Um fim de semana dedicado à descoberta e partilha do conhecimento sobre Biodiversidade! Participe aprendendo!
Entrada (10h00-19h00)
: Av. Marechal Gomes da Costa e Rua de Bartolomeu Velho, 141
Entrada para as saídas de campo que decorrem entre as 8h00-10h00 e entre as 20h00-24h00: Museu
Um Bioblitz diferencia-se pela capacidade de reunir diferentes especialistas, voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade – com a determinação comum de descobrir a Biodiversidade.
Reafirmando a partilha como valor educativo, ético, pedagógico e social, nos dias 21 e 22 de abril, o Bioblitz Serralves 2018 convida as famílias e o público em geral a participar num programa diversificado e divertido, que dará a conhecer muitas curiosidades e particularidades sobre os grupos biológicos do Parque de Serralves e que inclui outras abordagens que se interligam com a Biodiversidade e a sua importância: 
- Oficinas científicas e pedagógicas
- Saídas de campo com Investigadores CIBIO-InBIO
- Jogos temáticos CIBIO-InBIO
- Workshops temáticos
- Espetáculo "Água” (Circolando – Cooperativa Cultural), com o apoio LIPOR
Acesso geral: entrada gratuita
Programa completo: Consulte aqui (pdf)
#
  • LocalParque de Serralves
  • Dias 16 ABR 2018 - 22 ABR 2018
Este ano o Bioblitz pode contar consigo?
A Equipa de Voluntários apoia e ajuda a concretizar dias inesquecíveis para todos os que nos visitam!
São várias as atividades em que pode participar no Bioblitz desde o acolhimento e receção de visitantes, apoio a oficinas, trabalhos no parque, e muito mais!

Ser Voluntário é contribuir com algo maior!
Ser Voluntário é assumir o compromisso de apoiar e contribuir para o desenvolvimento sustentável junto da comunidade em que a Fundação de Serralves se insere e dos parceiros com quem interaje.

Esperamos por si!

Da Circolando – Cooperativa Cultural
Com o apoio LIPOR
Um cruzamento entre instalação, arte pública e performance. Três universos, três abordagens e o convite à circulação. Fragmentos, escolha, pontas soltas, proximidade e a água refletida em vários estados e emoções. Palavra, tempestade, gelo e sangue acabarão por formar uma geada comum. Micro-histórias construídas em torno do imaginário ligado ao elemento água e às alterações climáticas. Água-plástica, a poética da água face à desregulação.
SÁB: 16h00
DOM: 11h00
Duração: 1h
Local: Campo de Ténis

Conceito: André Braga e Cláudia Figueiredo a partir de um objeto de Pieter van der Pol
Co-criação e interpretação: Gil Mac, Graça Ochoa e Patrick Murys
Realização plástica: Nuno Brandão, com a colaboração na construção de Nuno Guedes e Vítor Costa
Sonoplastia: Gil Mac
Produção: Ana Carvalhosa (direção) e Cláudia Santos
Direção técnica: Francisco Tavares Teles
O que significa BioBlitz?
"Bio” significa vida e "Blitz” fazer algo rápido e intensivamente.
A iniciativa tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies, numa área específica, ao longo de um curto período de tempo, funcionando como uma inventariação biológica relâmpago.

Como funciona?
As espécies são classificadas em diferentes grupos biológicos, de que são exemplo: plantas, líquenes, cogumelos, répteis, anfíbios, insetos, aves, micromamíferos. O resultado final de um BioBlitz é a contagem das espécies encontradas em cada um destes grupos. Para além disso, o programa do Bioblitz Serralves oferece a participação em numerosas e diversificadas atividades que permitem uma abordagem transversal e integral da Biodiversidade, transformando os nossos visitantes em embaixadores do conhecimento sobre Biodiversidade, capacitando-os de o replicar no seu raio de ação.

Porquê um BioBlitz em Serralves?
O Parque de Serralves é parte fundamental da estrutura ecológica do Porto, contribuindo para a diversidade de habitats que ocorrem em espaço urbano, fornecendo as condições necessárias para albergar uma grande diversidade de espécies.
O Bioblitz contribui para aumentar o conhecimento existente e para o partilhar com o público.

Já encontraram espécies novas em Serralves?
Sim. Ao longo das últimas quatro edições foram acrescentadas dezenas de espécies novas à listagem existente para o Parque de Serralves, particularmente nos grupos menos conhecidos como as briófitas, líquenes e insetos. Naturalmente que o número de espécies novas tem vindo a diminuir à medida que vamos conhecendo melhor a nossa Biodiversidade, o que não significa que não surjam surpresas: no ano passado registou-se uma espécie de inseto desconhecida até à data em Portugal!
O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado é uma unidade de I&D que desenvolve investigação básica e aplicada no domínio das ciências biológicas e, mais especificamente, nas principais componentes da Biodiversidade: genes, espécies e ecossistemas.

Este Centro de Investigação visa promover o avanço do conhecimento científico nos domínios explicitados, colaborar na definição de prioridades de conservação e medidas de gestão junto das autoridades nacionais e internacionais ligadas à conservação e formar estudantes aos mais diversos níveis. Adicionalmente, reconhecendo a importância em melhorar a compreensão e apreciação públicas pela Biodiversidade, estabelece parcerias com instituições de referência, como a Fundação de Serralves, com o objetivo de fomentar programas de divulgação científica, contando com o envolvimento dos seus investigadores neste tipo de atividades.

FUNDAÇÃO DE SERRALVES
Diretor do Museu: João Ribas
Diretor de Recursos e Projetos Especiais: Rui Costa
Diretor Comercial, Desenvolvimento e Comunicação: Miguel Rangel
Diretora Administrativa e Financeira: Sofia Castro

PROGRAMAÇÃO
Serviço Educativo Ambiente: Anabela Silva, Carla Almeida, Helena Pinto, Mariana Roldão
CIBIO-InBIO, Projeto "Serralves 360º - Paisagem e Biodiversidade”: Raquel Ribeiro, Teresa Matos Fernandes

ATIVIDADES
Educadores do Serviço Educativo Artes e Ambiente: 
Anabela Pereira, André Rodrigues, Carla Veríssimo, Carlota Carqueja, Catarina Mota, Catavento-Projetos Educativos, Daniela Barbosa, Dina Marques, Inês Luís, Isabel Bessa, Isabel Pinto, Iuri Frias, Joana Santos, João Junqueira, José Costa, Juliana Duarte, Magda Silva, Marco Ramos, Mariana Moranduzzo, Melissa Rodrigues, Mundo Científico – Educação e Divulgação Científica, Pedro Alves, Sofia Lino, Virgínia Duro

Bioquiz e "Cada macaco no seu galho” (CIBIO-InBIO): 
Ana Perera, Catarina Pinho, Helena Gonçalves, Inês Miranda, Iolanda Rocha, Mafalda Ferreira, Patrícia Guedes, Raquel Ribeiro, Raquel Vasconcelos, Rita Fortuna, Teresa Matos Fernandes

Saídas de Campo (CIBIO-InBIO): 
Ana Perera, Angelica Crotini, Bárbara Santos, Catarina Rato, Clara Ferreira, Francisco Amorim, Guilherme Dias, Helena Hespanhol, Hugo Rebelo, Iolanda Rocha, Joana Faria, Joana Marques, Joana Paupério, José Manuel Grosso-Silva, Miguel Angel Carretero, Paula Portela, Pedro Andrade, Raquel Ribeiro, Ricardo Lopes, Teresa Matos Fernandes, Yuri Simone

PRODUÇÃO
Direção do Parque: Júlio Fonseca, Ricardo Bravo
Serviço Educativo Ambiente: Anabela Silva, Carla Almeida, Helena Pinto, Mariana Roldão
Serviço de Manutenção do Parque: Ana Rocha, António Rocha, Augusto Moreira, Hugo Miranda, Jorge Maia

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves