#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
CICLO: ARTHUR JAFA - THE DARK MATTER OF BLACK CINEMA | CHASING THE MOON / THE CRY OF JAZZ / SEVEN SONGS FOR MALCOLM X
05 ABR 2020
II CAPÍTULO: THE TUNE OF BLACK EXPRESSIVITY - SESSÃO 4

CHASING THE MOON 
Dawn Suggs
USA | 1991 | 4 min.
Numa curta-metragem de apenas quatro minutos, Dawn Suggs descreve a torrente de pensamentos de uma mulher negra e lésbica que procurar lidar com a memória de um ataque violento. A montagem onírica do filme revela, através de flashbacks, o peso traumático do evento e as consequências que este tem na vida da protagonista.

THE CRY OF JAZZ 
Edward Bland
USA | 1959 | 34 min.
Realizado pelo músico e compositor de jazz negro Edward Bland, este documentário semi-encenado é primeira e única experiência do autor no campo do cinema. O filme surgiu como resposta ao movimento do cool jazz, maioritariamente promovido por músicos brancos que, segundo Bland, estavam a "apagar a negritude do jazz.” Financiado por um grupo de amigos inexperientes e filmado em película de 16mm a preto-e-branco, com a participação de Sun Ra e da sua Arkestra, este é um ensaio dialético sobre a história e a cultura da comunidade afro-americana, "o primeiro filme em que o Negro Americano desafia diretamente o Branco, afirmando não a igualdade, mas sua superioridade musical”. O filme será agora apresentado em cópia digital restaurada.

SEVEN SONGS FOR MALCOLM X
John Akomfrah
USA | 1993 | 52 min.
Filmado em Nova Iorque, pelo artista britânico John Akomfrah, este é um documentário sobre a vida, o pensamento e o contexto histórico em que viveu aquele que é hoje universalmente identificado como o pai da revolução negra: El Hajj Malik Shabazz, mais conhecido como Malcolm X, "o homem mais zangado da América”. O filme combina entrevistas, material de arquivo, excertos de uma autobiografia e reconstruções estilizadas para compor um retrato complexo deste pioneiro líder negro. Este documentário – que conta com direção de fotografia de Arthur – inclui entrevistas com o cineasta Spike Lee, a esposa de Malcolm, Betty Shabazz, o romancista Thulani Davis, o amigo de prisão do líder político, Malcolm Jarvis, e o crítico cultural Greg Tate, além de uma banda sonora deslumbrante que acrescenta várias camadas a este retrato poético da cultura americana do pós-guerra e de uma de suas figuras mais proeminentes.
  • LocalCasa do Cinema
  • Horário17h00 - 19h00
  • Dias05 ABR 2020

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves