#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
CONVERSAS COM CIÊNCIA | INTEGRAR A NATUREZA NO PLANEAMENTO URBANO
12 JUL 2020

A crescente urbanização do território tem levado, entre outras questões, à impermeabilização crescente do solo, fragmentação da paisagem, estabelecimento de infraestruturas sem reposição de espaços verdes e consumo desmesurado de recursos naturais.

As Infraestruturas Verdes são sistemas multifuncionais que atuam como catalisadores estruturantes da paisagem urbana, ajudando a manter os serviços fornecidos pelos ecossistemas, gerando benefícios ambientais, económicos e sociais. 

Nesta conversa serão pois explorados alguns exemplos de soluções baseadas na natureza, com enfoque nas coberturas verdes, para promoção de melhor qualidade de vida e resiliência das cidades às alterações climáticas.


Investigadora: Cristina Calheiros


Lotação: 30 pessoas

Acesso: gratuito, sujeito a inscrição obrigatória para m.tavares@serralves.pt, até às 17h da sexta-feira anterior. Entrada pela Rua Bartolomeu Velho, 141


Consulte aqui as regras de segurança Covid-19 em vigor.

Cristina Calheiros é Engenheira do Ambiente e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. Pertence ao concelho diretivo da Ordem dos Engenheiros da região Norte e da Associação Nacional de Coberturas Verdes. Atualmente é investigadora no CIIMAR e professora convidada na Universidade de São José – Macau/China e na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atua em diversas áreas, nomeadamente: soluções baseadas na natureza envolvendo leitos de plantas, ilhas flutuantes e coberturas/telhados verdes, no contexto de mitigação e adaptação às alterações climáticas, fitorremediação, educação ambiental e para a sustentabilidade, turismo e desenvolvimento rural.
#
  • LocalQuinta de Serralves
  • Horário11h00 - 12h30
  • Dias12 JUL 2020

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves