#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
EUGÈNE GREEN RETROSPETIVA INTEGRAL | CORRESPONDANCES / A RELIGIOSA PORTUGUESA
25 JAN 2020
Correspondances, 2009
FR, SK | 39 min
FR | m>12 | Legendado em português

Virgile e Blanche cruzaram olhares por breves instantes, na pista de dança de uma festa. Não se apresentaram, não se conhecem, não trocam uma só palavra, mas, a partir desse momento, Virgile enamora-se perdidamente por Blanche. Tímido, consegue o seu endereço de e-mail e escreve-lhe uma mensagem. Mas ela não só não se recorda dele, como ama outra pessoa, Eustache. Na senda de A Princesa de Clèves, de Madame de La Fayette, a relação amorosa que progressivamente se desenvolve entre os dois correspondentes vai adquirindo uma profundidade pouco conforme aos modos de vida contemporâneos, mas o amor triunfará e levará a melhor sobre a renúncia. Esta média-metragem retrata um triângulo amoroso na era da comunicação eletrónica e marca a estreia de Eugène Green no suporte digital. O filme resulta, aliás, do convite do festival de Jeonju, na Coreia do Sul, no âmbito da longa-metragem coletiva Memories (Jeonju Digital Project 2007), projeto que, nesse ano, teve igualmente a participação de Pedro Costa e Harun Farocki.

A Religiosa Portuguesa, 2009
FR, PT | 127 min
PT, FR | m>12 | Legendado em português

Julie de Hauranne, uma jovem atriz francesa que fala a língua da sua mãe, o português, mas que nunca esteve em Lisboa, chega pela primeira vez a esta cidade, onde vai rodar um filme baseado nas Lettres portugaises de Gabriel de Guilleragues. Deambulando pela cidade nos intervalos da rodagem, deixa-se fascinar por uma freira que reza, todas as noites, na capela da Nossa Senhora do Monte, no alto da Graça. No decurso da sua estadia, a jovem trava uma série de breves conhecimentos mais mundanos que, à imagem da sua existência anterior, lhe parecem fugazes e inconsequentes. São personagens um pouco perdidas, dilaceradas pela efemeridade do amor, múltiplo e fragmentário. Mas uma noite Julie conversa com a freira que, em estado de graça, lhe fala de um amor uno e incorruptível que dará, finalmente, sentido à sua vida e ao seu destino.

Nota: Esta sessão será apresentada pelo realizador Luís Urbano. 

Nasce em Águeda em 1968. É licenciado em Economia no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. No período universitário destaca-se como dirigente associativo na Faculdade e na Associação Académica de Lisboa. Entre 1991 e 95, dedica a sua atividade em Lisboa à programação de teatro, música, vídeo e cinema no Gabinete das Festas de Lisboa e no Clube Português de Artes e Ideias. Em 1996 regressa às origens e funda em Vila do Conde, em parceria com amigos, a cooperativa de produção cultural Curtas Metragens, CRL, entidade responsável pela organização do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde e pela Agência da Curta Metragem. Em 2005 torna-se produtor na O Som e a Fúria, produzindo até à data 18 longas-metragens, 9 documentários e 33 curtas-metragens.
Na sua filmografia destacam-se, entre outros, os filmes de Miguel Gomes, os últimos filmes de Manoel de Oliveira (O Velho do Restelo e O Gebo e a Sombra), de Ivo M. Ferreira (Hotel Império e Cartas da Guerra), João Nicolau, Eugène Green (Como Fernando Pessoa Salvou Portugal e A Religiosa Portuguesa), Sandro Aguilar, Manuel Mozos (Ramiro e Ruínas), F. J. Ossang (9 Dedos), Petra Costa, Christine Laurent (Demain), Lucrecia Martel (Zama).
Frankie de Ira Sachs, uma co-produção com a SBS, foi selecionado para a Seleção Oficial do Festival de Cannes 2019 – Em Competição.
As últimas produções incluem filmes como: Technoboss de João Nicolau, Patrick de Gonçalo Waddington, Pedro de Lais Bodanzky; Viveiro de Pedro Marques; Um Animal Amarelo de Felipe Bragança.
Selvajaria, de Miguel Gomes, encontra-se em pré-produção.

  • LocalAuditório de Serralves
  • Horário17h00 - 20h00
  • Dias25 JAN 2020

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves