Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
FÉRIAS DA PÁSCOA EM SERRALVES 2017
de 05 ABR 2017 a 13 ABR 2017
O programa de férias escolares destina-se a crianças e jovens dos 4 aos 12 anos de idade e procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contato com a arte e a natureza. As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo.
Serralves espera-vos!

Dias das oficinas: 05-07 abr e 10-13 abr 2017
Horário das oficinas: 09h30-12h30; 14h00-17h00
Acolhimento (gratuito): 08h30-09h30; 17h00-18h00
Acesso: pela Rua Bartolomeu Velho, 141 - portão de acesso à zona da quinta no Parque. 


A Fundação de Serralves é uma entidade organizadora de Campos de Férias, registada na Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., com o número de registo 79/DRN.

  • Horário09h30 - 17h00
  • Dias 05 ABR 2017 - 13 ABR 2017
Há escultores lambareiros!
Como é feito o chocolate? O que podemos criar com ele? Uma casa? Uma árvore? Ovos de Páscoa? Ou uma coisa que não se pareça com nada? Enfeitar amêndoas com cores é uma ideia…Esta oficina é para doces escultores, pequenos cozinheiros gulosos, com gosto apurado e mãos curiosas. E mais não revelamos. Vem descobrir!
Conceção e Orientação: Catavento, Lda.
5-7 abril, 9h30-12h30: Lotação esgotada - por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

À procura da pintura
Vamo-nos lá preparar para a pintura procurar! Por entre tintas e papéis quase não vamos precisar dos pincéis! Umas esponjas, uns tecidos, espelhos?!… Ah!! E com carimbos e stencils! Tudo nos pode ajudar, só nos falta começar!
Conceção e Orientação: Magda Silva, Rita Faustino
5-7 abril, 14h00-17h00: inscreva-se aqui

Um Escultor na palma da mão
Vem descobrir como é ser escultor. Com matérias tradicionais como o barro e o gesso vamos sujar as mãos e trabalhar como verdadeiros artistas a fazer obras de arte super divertidas em 3 dimensões!
Conceção e Orientação: Raquel Correia
10-13 abril, 9h30-12h30: Lotação esgotada - por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

Sussurros no Parque 
Shiuuuuu…! Fecha os olhos. O que ouves? O vento, as vozes, os ramos, as folhas das árvores a mexer? Passaritos a chilrear? Aviões a passar? De olhos bem abertos andamos pelos jardins de Serralves e descobrimos formas surpreendentes na Natureza que mais parecem esculturas. 
Vamos inspirar-nos atrás das árvores, arbustos e clareiras para construirmos uma escultura que vai sussurrar no Parque!
Conceção e Orientação: Catavento, Lda.
10-13 abril, 14h00-17h00: Lotação esgotada - por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 
A Parede é nossa!!
Os edifícios do Porto estão a ser transformados em telas gigantes. Artistas e coletivos trabalham agora em cima de andaimes, com baldes de tinta e rolos enormes criando obras de arte que enchem a cidade de cor e movimento. Ao longo desta oficina vamos ocupar uma parede de Serralves e criar um mural. Será igual pintar numa folha do tamanho de um postal, numa folha do tamanho do nosso corpo ou numa parede? E os materiais serão os mesmos? Esta Parede é nossa, precisamos de ti para este coletivo artístico! 
Conceção e Orientação: Raquel Sambade, Sónia Borges
5-7 abril, 9h30-12h30: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

Quem quer cuidar dos animais?
Na Quinta de Serralves há habitantes muito curiosos e que adoram visitas! São os animais que cá vivem e que vais conhecer. Quais são as suas caraterísticas? Como se comportam? O que comem? Como dormem? E que alimentos nos podem fornecer? Tantas perguntas para tanto ficar a saber! Arregaça as mangas e vem ajudar-nos a cuidar da Rola, do Mirandês, da Cabi ou da Pintas!
Conceção e Orientação: Eliana Barbosa
5-7 abril, 14h00-17h00: inscreva-se aqui

Às voltas com o chocolate!
Quem gosta de chocolate vai querer entrar nesta verdadeira aventura de culinária! Reinventar a receita dos ovos de chocolate ou fazer folar com recheio de chocolate, são exemplos das voltas docinhas que vamos dar. E… lá fora as voltas são outras. Onde estão escondidos os ovos da Páscoa? E que segredos têm? Ninguém nos consegue parar no desvendar deste mistério achocolatado!
Conceção e Orientação: Dina Marques
10-13 abril, 9h30-12h30: lotação esgotada - por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt

Plantas e lendas
Numa viagem de descoberta aos jardins de Serralves, através de desenhos, colagens, fotografias e anotações, vamos construir um herbário criativo com histórias e lendas tão antigas que sobreviveram durante milénios. Ainda hoje, algumas das nossas crenças se baseiam nelas. Sabias que se calcares um pé de Erva-de-São-João, antes de te deitares, os duendes não te deixam dormir toda a noite? Vem saber que planta é esta, conhecer esta e outras lendas e colecioná-las num livro artesanal. 100% feito por ti!
Conceção e Orientação: Raquel Correia, Sónia Borges
10-13 abril, 14h00-17h00: inscreva-se aqui
Uma Aventura no Parque
Última chamada para uma Aventura no Parque! Numa atmosfera de vulcões, meteoritos, mensagens encriptadas e grutas secretas, muita vai ser a diversão nestas férias da Páscoa. O que levaremos na mochila para explorar tais mistérios? Pás, lupas, caderno de campo, caixinhas e luvas, são fundamentais para a recolha dos materiais a analisar no laboratório. Preparado para a aventura?
Conceção e Orientação: Mundo Científico, Lda.
5-7 abril, 9h30-12h30: Lotação esgotada - por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 
10-13 abril, 14h00-17h00: inscreva-se aqui

Viagem ao interior dos animais
Propomos-te uma viagem fascinante ao interior dos animais que habitam o Parque. Quantos corações tem uma minhoca? E viverá a formiga sem pulmões? Pelo meio de animais de sangue frio, de ouvidos especiais que aprenderam a detetar ecos e de caudas que se separam sem tocar, vais ficar surpreendido com tantas curiosidades faunísticas em Serralves. Por trilhos no Parque, nos lagos, nos jardins e na Horta, vamos observar, capturar e analisar, não esquecendo de, no final da nossa expedição, devolver este fantástico animalário à Natureza.
Conceção e Orientação: Mundo Científico, Lda.
5-7 abril, 14h00-17h00: inscreva-se aqui
10-13 abril, 9h30-12h30: inscreva-se aqui

Às Artes!
Ouvimos a palavra "contemporâneo” tantas vezes, mas será que sabemos o que significa? E arte contemporânea? Durante uma semana vamos ver, falar, pensar e trabalhar à volta de obras de arte de alguns dos mais importantes artistas da atualidade. No final desta oficina seremos especialistas ou… artistas contemporâneos?!
Conceção e orientação: Raquel Sambade
10-13 abril, 14h00-17h00: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt
Bússolas, esculturas e aventuras
Dezassete passos para norte e depois à esquerda após a árvore mais alta de todas.
Percorrer o Parque de uma ponta à outra e encontrar as esculturas que nele se encontram e com ele se misturam é só o começo. Mas com estas o que agora fazer? Abre o envelope e segue as instruções…! Sem perder a bússola, nem o espelho, nem o fio à meada, vamos ver e fazer tudo o que pode acontecer!
Conceção e Orientação: Andreia Coutinho, Magda Silva
5-7 abril, 9h30-12h30: inscreva-se aqui

Um ramo, uma linha
Vamos explorar recantos do Parque de Serralves, colocar os nossos sentidos em alerta, descobrindo para além do imediato. Vamos pensar em criações, com e na Natureza. 
Como parte do que nos rodeia e envolve, iremos observar e sentir as dinâmicas do ambiente, desacelerando o tempo dos sentidos. Ouvir as folhas e os animais, sentir o frio, o áspero, o húmido, o escorregadio...
Através de um processo de experimentar, incluir, arriscar, errar, repensar, discutir e registar, faremos uma intervenção criativa para representar a nossa intensa e genuína relação com a Natureza. Ramos, folhas e pedrinhas transformar-se-ão em esculturas, expostas no museu a céu aberto, que é o jardim. O que lhes acontecerá de um dia para o outro? Desaparecerão ou transformar-se-ão noutra coisa?
Conceção e Orientação: André Rodrigues, Sónia Borges
5-7 abril, 14h00-17h00: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

Livro em branco
Há livros que temos que rasgar, dobrar, molhar..! São livros onde não há estórias, mas há experiências e desafios que transformam este objeto num mundo de possibilidades, só nosso. Vai ser preciso uma boa dose de criatividade e ousadia para juntos criarmos um livro que nos põe a fazer…asneiras!
Conceção e Orientação: Raquel Sambade, Sónia Borges
10-13 abril, 9h30-12h30: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 
Em parceria com a Escola de Equitação do Centro Hípico do Porto e Matosinhos, estes cursos oferecem um primeiro contacto com o universo equestre, sendo desenvolvidas ao longo da semana aulas de hipologia e de equitação, bem como passeios a cavalo no Prado e/ou na zona da Quinta de Serralves, promovendo-se o à vontade em sela num espaço de grande beleza e contacto com a natureza. Ações como o maneio e limpeza ou manutenção de boxes complementam o programa, a par com outras atividades pedagógicas e jogos.
Uma semana para contactar com os cavalos, que permitirá aos jovens participantes continuar para uma formação de caráter avançado, disponibilizada na Escola de Equitação do Centro Hípico do Porto e Matosinhos, ou apenas voltar na próxima temporada para mais uma semana bem passada junto destes magníficos animais – os Cavalos.

Orientação: Escola de Equitação do Centro Hípico do Porto e Matosinhos
5-7 abril (3 dias) e 10-13 abril (4 dias), 9h30-12h30 e das 14h00 às 17h00
Mínimo de participantes para realização: 8 
Nota: as crianças devem trazer calças confortáveis (fato de treino ou leggings) e botas ou botins.

5-7 abril/sem almoço: Inscreva-se aqui
5-7 abril/com almoço: Inscreva-se aqui
10-13 abril/sem almoço: Inscreva-se aqui
10-13 abril/com almoço: Inscreva-se aqui
INSCRIÇÕES
Na Receção do Museu: de 2ª a domingo, no horário de funcionamento.
Online, junto da oficina correspondente.
Por transferência bancária à ordem de Fundação de Serralves IBAN: PT 50 0010.0000.86451970001.02 - enviando comprovativo e dados da inscrição por e-mail para a.silva@serralves.pt.
A inscrição está sujeita a confirmação mediante vagas existentes. 
No caso de não haver vagas, a devolução do valor pago será realizada no prazo máximo de três semanas após o envio, pelo participante, do IBAN.

INSCRIÇÃO PARA ALMOÇO
Almoço fornecido por Serralves/05-07 abr: Inscreva-se aqui
Almoço fornecido por Serralves/10-13 abr: Inscreva-se aqui

DESISTÊNCIAS
A desistência de uma atividade deve ser realizada com uma antecedência mínima de 48 horas. 
Não são efetuadas devoluções após este período. 
As devoluções relativas a desistências serão realizadas no prazo máximo de três semanas após o envio, pelo participante, do IBAN.

INDICAÇÕES
O Serviço Educativo assegura o acolhimento das crianças inscritas no Curso de Iniciação à Equitação e nas Oficinas temáticas a partir das 8h30 da manhã e ao final da tarde, das 17h00 às 18h00. A partir das 9h20 e das 13h50 as crianças devem ser entregues diretamente nas salas de atividades. Os responsáveis pelas crianças que têm oficina apenas de manhã, devem vir buscá-las até às 13h00. Os responsáveis pelas crianças que têm oficina à tarde devem vir buscá-las até às 18h00.
A receção/entrega das crianças é feita na Quinta de Serralves, com acesso pela Rua Bartolomeu Velho, 141. 
As atividades são concebidas em função das faixas etárias, pelo que é fundamental que os limites de idade sejam respeitados.
Os responsáveis pelos participantes devem preencher em documento próprio (pode descarregar aqui o ficheiro do termo de responsabilidade), no início de cada atividade, as seguintes informações: nome do participante, nome do responsável e contato de urgência (telefone fixo e telemóvel). Devem ainda identificar no início de cada sessão quem vem buscar a(s) criança(s). No final da sessão os responsáveis devem ir buscar as crianças ao local onde se efetuou a receção, devendo assinar documento que regista a sua saída e apresentar Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão sempre que o Monitor solicitar.
Pedimos o máximo rigor no cumprimento dos horários de início e de encerramento das atividades.
Os participantes devem trazer roupa e calçados adequados. Outras informações mais específicas são indicadas na respetiva atividade.
A realização das atividades implica a inscrição de um número mínimo de participantes.
Os programas incluem merenda a meio da manhã e/ou tarde.
As Oficinas compreendem sessões sequenciais com a duração de 3 horas cada.
TARIFÁRIO OFICINAS TEMÁTICAS
Inscrição 1ª semana (1 oficina, 3 dias) – 50 €/criança
Inscrição 2ª semana (1 oficina, 4 dias) – 65 €/criança 
Inscrição 1ª semana (2 oficinas, 3 dias, almoço incluído) – 110 €/criança
Inscrição 2ª semana (2 oficinas, 4 dias, almoço incluído) – 145 €/criança 

TARIFÁRIO CURSO DE INICIAÇÃO À EQUITAÇÃO
Inscrição 1 curso (3 dias, dia inteiro, almoço não incluído) – 100 €/criança
Inscrição 1 curso (4 dias, dia inteiro, almoço não incluído) – 130 €/criança
Inscrição 1 curso (3 dias, dia inteiro, almoço incluído) – 110 €/criança
Inscrição 1 curso (4 dias, dia inteiro, almoço incluído) – 145 €/criança

CONDIÇÕES E DESCONTOS
A opção de almoço está sujeita a lotação. O almoço (fornecido por Serralves) é realizado em sala nas instalações do Serviço Educativo, na Quinta de Serralves. O Serviço Educativo garante o acompanhamento durante a hora do almoço às crianças inscritas em oficinas de manhã e de tarde com a opção de almoço.
Pagamento no ato de inscrição.
O tarifário prevê:
10% desconto portadores de cartão Amigo Família.
O desconto não se aplica à frequência do Curso de Iniciação à Equitação, nas modalidades com e sem almoço.

LOTAÇÃO
Lotação máxima: 12, 15 ou 18 crianças (conforme proposta educativa).
A capacidade do Serviço Educativo garantir o serviço de Almoço é limitada. A aceitação de inscrições com este serviço será feita por ordem de chegada.

ACESSO
A entrada para todas as oficinas é feita pela Rua Bartolomeu Velho, 141.
Programação/Coordenação: Denise Pollini, Elisabete Alves
Produção: Anabela Silva, Carla Almeida

Serviço Educativo
Tel: 226 156 519/87
E-mail: a.silva@serralves.pt
Rua D. João de Castro, 210 - 4150 - 417 Porto

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves