Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
FÉRIAS DE NATAL EM SERRALVES 2018
de 17 DEZ 2018 a 28 DEZ 2018
17-21 DEZ 2018
26-28 DEZ 2018
9h30-12h30; 14h00-17h00
Acolhimento (gratuito) – 8h30-9h30; 17h00-18h00

O programa de férias escolares destina-se a crianças e jovens dos 4 aos 12 anos de idade e procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade, a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo.

Tendo como ponto de partida o contacto com a arte e a natureza, as crianças exploram o Museu de Arte Contemporânea, o Parque e a Quinta.

O programa inclui diversas oficinas temáticas para todas as faixas etárias, sendo possível participar em diferentes partes do dia.

#
  • Dias 17 DEZ 2018 - 28 DEZ 2018
Cor-a-Cor!
Um dia, uma cor. De que cor é o vento e para onde é que ele vai com tanta pressa? Onde se esconde o arco-íris? E tu se fosses o céu, de que cor serias?
Nesta semana vamos observar o Parque de Serralves, olhar à nossa volta e descobrir as cores que compõe a paisagem, procurar pedras, folhas coloridas, materiais recicláveis, e transformá-los numa só mancha de cor, para depois fotografar, fazer composições cromáticas e até fazer gifs. Tudo para apresentar num espetáculo, único e só nosso, no último dia. Faz já o convite à tua família e amigos!
Conceção e Orientação: Constança Araújo Amador, Raquel Correia
17-21 dezembro, 9h30-12h30
Inscreva-se aqui

Natal Cozinheiro!
O Natal é Cozinheiro! Nesta oficina, de chapéu de pasteleiro na cabeça e com as mãos na massa, o desafio será juntar, mexer, amassar, sentir... explorar cores e texturas a preparar doces de Natal originais, saborosos e saudáveis, como o bolo castelar, as bolachas de gengibre e canela, pops de frutos secos entre muitos outros. Prontos para experimentar?
Conceção e Orientação: Anabela Pereira, Dina Marques
17-21 dezembro, 14h00-17h00
Inscreva-se aqui

Olá Ano Novo!
As paisagens, os seres vivos e as cores do Parque de Serralves passam por muitas transformações ao longo das estações do ano. Em que altura algumas árvores deixam cair as suas folhas? Quando é que os dias começam a crescer? Porque é que no inverno alguns animais se escondem?
Conhecer, descobrir, observar e sentir a natureza que dá vida ao Parque ao longo de 365 dias, é o que te propomos. Vem construir um calendário com muitas curiosidades, que te ajudará a reconhecer em cada mês as características únicas do Parque.
Conceção e Orientação: Carlota Carqueja, Mariana Moranduzzo
26-28 dezembro, 9h30-12h30
Inscreva-se aqui

Mergulhar num tanto de cores
Pode o vermelho pintar uma paisagem fria? A que sabe o azul? E se víssemos tudo em amarelo? Já pensaste de onde surgem as cores que nos rodeiam?
Nesta oficina vamos dar a conhecer as formas que as cores podem ter, a forma de extração de um pigmento, sentidos que despertam, sentimentos que elas nos trazem e propor uma construção coletiva a partir de exercícios individuais relativamente à perceção da cor descobrindo as suas formas, sentidos e sabores.
Conceção e Orientação: Inês Soares, Juliana Sá
26-28 dezembro, 14h00-17h00
Natal ao Natural
O Natal é uma época especial e cheia de tradições. Muitas vezes passamos o Natal com a família e com os amigos no local onde vivemos o ano inteiro ou um pouco mais longe, na aldeia ou mesmo num país distante. E os outros seres vivos? Será que passam o Natal sozinhos ou acompanhados? Ficam em casa, no ninho, na toca, na árvore...ou vão viajar? Durante esta semana convidamos-te a descobrir como é que alguns animais e plantas vivem o Natal em Serralves. Vamos conhecer os animais que viajam, os que se escondem e … embora pareça estranho, seres vivos que se despem para enfrentar o frio.
Conceção e Orientação: Carlota Carqueja, Pedro Alves
17-21 dezembro, 9h30-12h30
Inscrições encerradas, por favor contacte-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

(Na) net
Esta oficina não é sobre interNET! Mas é sobre REDES.
E o que é afinal uma REDE? De que rede fazemos parte? Que rede ajudamos a construir?
Muitos artistas da atualidade gostam de explorar estas ideias através de magníficas
construções. Vamos conhecê-los e entrar neste mundo das obras de arte que transformam o espaço e convidam o nosso corpo para experiências inesquecíveis. Vamos pensar, discutir, projetar, desenhar e construir, construir muito! É um salto sem rede, vens?!!
Conceção e Orientação: José Costa, Raquel Sambade
17-21 dezembro, 14h00-17h00
Inscreva-se aqui

Arte e Natureza cá dentro
Em Arte e Natureza cá dentro os participantes poderão conhecer algumas obras de arte em Serralves, e deixar crescer os seus próprios desejos em construções, abrigos e espaços à sua medida. Na relação entre arte, tecnologia e natureza há um sem número de conhecimentos que se podem cruzar.  Em cada uma das sessões privilegia-se a interpretação visual e performativa no grupo, através de imagens selecionadas, da experienciação das obras e dos diálogos que suscitam. Esta oficina será uma oportunidade para contatar com a paisagem comunicante e desenvolver diferentes tipos de linguagens, reais e recreativas.
Conceção e Orientação: Joana Nascimento, Juliana Sá
26-28 dezembro, 9h30-12h30
Inscreva-se aqui

Quinta em miniatura
Conheces a Quinta Pedagógica de Serralves? Neste Natal podes descobri-la, conhecer os seus habitantes e os diferentes abrigos que ocupam. Com as tuas descobertas pelo Parque, vais construir uma Quinta em miniatura, com currais e animais, horta e pomar, ninho e toca…vais explorar formas e texturas de diversos elementos naturais e usar a técnica da modelagem em pasta de argila para criar e dar vida à tua obra criativa.
Conceção e Orientação: Anabela Pereira, Dina Marques
26-28 dezembro, 14h00-17h00
Pre-Sente para o mundo
Este ano queremos fazer sentir a nossa presença no Mundo! O que significa estar presente no Mundo? Como é o mundo do nosso presente? Que prenda lhe poderíamos dar? Num grupo com identidade secreta iremos registar a nossa mensagem com vídeos e fotografias para divulgar ao mundo inteiro!
Vem fazer parte deste Presente Para o Mundo! Na última sessão faremos a antestreia com os nossos convidados.
Conceção e Orientação: Filipa Godinho, Sónia Borges
17-21 dezembro, 9h30-12h30
 Inscrições encerradas, por favor contacte-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

Odisseia das Estrelas
Inspirados na saga planetária de Star Wars, vamos construir mãos biónicas, naves espaciais e sabres de luz. Nesta viagem planetária, conseguiremos manipular vozes com sintetizadores e recriar os códigos do alfabeto dróide? Asteróides, meteoritos, cometas e planetas...não percas esta aventura espacial!
Conceção e Orientação: Mundo Científico
17-21 dezembro, 14h00-17h00
 Inscrições encerradas, por favor contacte-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

É Natal, Cientista!
Estamos à tua espera para embarcar numa viagem de brincadeiras e aventuras nestas férias de Natal!
Partir à descoberta de presentes escondidos em Serralves, construir e programar curiosos robots ou criar planetas gelados, quanta inspiração para tamanha diversão!
Para os cientistas gulosos, nada como terminar no laboratório culinário a fazer deliciosos bombons de chocolate polvilhados com aromas do Parque.
Conceção e Orientação: Mundo Científico
26-28 dezembro, 9h30-12h30
Inscreva-se aqui

Entre-Cenas
Tempo, Intervalo, Imagem, Movimento e Cinema. Pode uma exposição ser cinema? Como se faz um filme? Como se filma uma ideia? O que se passa entre cenas de um filme?
Vamos abordar estes temas, encenar e gravar uma nova narrativa para o espaço que existe entre cenas, a partir da exposição "Companhia”, de Pedro Costa.
Conceção e Orientação: Constança Araújo Amador, José Costa
26-28 dezembro, 14h00-17h00
INSCRIÇÃO PARA ALMOÇO

Almoço fornecido por Serralves/17-21 dez : Inscreva-se aqui
Almoço fornecido por Serralves/26-28 dez: Inscreva-se aqui
INSCRIÇÕES
- Online, em www.serralves.pt;
- Por transferência bancária à ordem de Fundação de Serralves IBAN: PT 50 0010.0000.86451970001.02 - enviando comprovativo e dados da inscrição por e-mail para a.silva@serralves.pt; anexando a ficha de inscrição devidamente preenchida.
- Na Receção do Museu: de 2ª a domingo, no horário de funcionamento;
- A inscrição está sujeita a confirmação mediante vagas existentes;
- No caso de não haver vagas, a devolução do valor pago será realizada no prazo máximo de três semanas após o envio, pelo participante, do IBAN.

DESISTÊNCIAS
- A desistência de uma atividade deve ser realizada com uma antecedência mínima de 48 horas;
- Não são efetuadas devoluções após este período;
- As devoluções relativas a desistências serão realizadas no prazo máximo de três semanas após o envio, pelo participante, do IBAN.

INDICAÇÕES
- O Serviço Educativo assegura o acolhimento das crianças inscritas nas Oficinas Temáticas a partir das 08h30 da manhã e ao final da tarde, das 17h00 às 18h00;
- A partir das 09h20 e das 13h50 as crianças deverão ser entregues diretamente nas salas das atividades;
- Os responsáveis pelas crianças, que têm oficina apenas de manhã, deverão vir buscá-las até às 13h00;
- Os responsáveis pelas crianças, que têm oficina à tarde, deverão vir buscá-las até às 18h00;
- A receção/entrega das crianças é feita na Quinta de Serralves, com acesso pela Rua Bartolomeu Velho, 141;
- As atividades são concebidas e serão materializadas em função das faixas etárias, pelo que é fundamental que os limites de idade sejam respeitados;
- Os responsáveis pelos participantes deverão preencher em documento próprio (pode descarregar aqui o termo de responsabilidade), no início de cada atividade, as seguintes informações: nome do participante; nome do responsável e contacto de urgência (telefone fixo e telemóvel), bem como proceder à identificação no início de cada sessão de quem vem buscar a(s) criança(s);
- No final da sessão os responsáveis deverão ir buscar as crianças ao local onde se efetuou a receção, devendo assinar o respetivo documento que regista a sua saída sob apresentação do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, sempre que o Educador solicitar;
- Pedimos o máximo rigor no cumprimento dos horários de início e de encerramento das atividades;
- Os participantes deverão trazer roupa e calçados adequados. Outras informações mais específicas serão devidamente indicadas na respetiva atividade;
- A realização das atividades implica a inscrição de um número mínimo de participantes;
- Os programas incluem merenda a meio da manhã e/ou tarde;
- As Oficinas Temáticas compreendem sessões sequenciais com a duração de 3 horas cada.

Inscrição na semana 17-21 dezembro (1 oficina, 5 dias) - 80 €/criança
Inscrição na semana 17-21 dezembro (2 oficinas, 5 dias, com Almoço) - 170 €/criança
Inscrição na semana 26-28 dezembro (1 oficina, 3 dias) – 50 €/criança
Inscrição na semana 26-28 dezembro (2 oficinas, 3 dias, com Almoço) – 120€/criança

CONDIÇÕES E DESCONTO
- A opção de almoço está sujeita a lotação.
- O almoço fornecido por Serralves é um serviço disponibilizado para as crianças que têm oficina de manhã e à tarde e é realizado em sala nas instalações do Serviço Educativo, na Quinta de Serralves.
- O Serviço Educativo garante o acompanhamento durante a hora do almoço às crianças inscritas em oficinas de manhã e de tarde com a opção de almoço.
- Pagamento no ato de inscrição.
- O tarifário prevê 10% de desconto para portadores de cartão Amigo Família.

LOTAÇÃO
- Lotação máxima: 12, 15 ou 18 crianças (conforme proposta educativa).
- A capacidade do Serviço Educativo garantir o serviço de almoço é limitada.
- A aceitação de inscrições com este serviço será feita por ordem de chegada.

ACESSO
A entrada para todas as oficinas é feita pela Rua Bartolomeu Velho, 141.

Programação/Coordenação: Denise Pollini, Mariana Roldão
Produção: Anabela Silva, Carlota Carqueja

Serviço Educativo
Tel: 226 156 519/87
E-mail: a.silva@serralves.pt
Rua D. João de Castro, 210 - 4150 - 417 Porto


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves