#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
FÓRUM DO FUTURO 2019
de 08 NOV 2019 a 09 NOV 2019


CONFERÊNCIA
PODER, BELEZA E ALIENAÇÃO
ARTHUR JAFA

08 NOV | SEX | 21h00
Auditório de Serralves

Na conferência "Poder, beleza e alienação", com moderação de Philippe Vergne (Diretor do Museu de Serralves), Arthur Jafa abordará os seus processos criativos e o facto de a produção cultural negra ser ainda hoje feita em "queda livre" a partir de um lugar espiritual e emocional carregado de dor e ausência de meios.

Com uma carreira de mais de três décadas que se move entre o museu e o cinema, Arthur Jafa é uma das figuras centrais da cultura contemporânea americana, tendo já colaborado com Spike Lee, Beyoncé ou Jay-Z. Na sua obra existe uma pergunta recorrente: como podem os meios visuais transmitir fielmente "o poder, a beleza e a alienação” intrínsecos de certas formas de música negra norte-americana? Premiado este ano com o Leão de Ouro para melhor artista na Bienal de Veneza, Jafa desenvolve no seu trabalho um correspondente visual deste género de música a que chama "black visual intonation”. 

* Esta conferência terá tradução simultânea.
Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete (2 por pessoa).
Bilhetes disponíveis no próprio dia, a partir da hora de abertura da bilheteira.


EXPOSIÇÃO–PERFORMANCECONFERÊNCIA



MONUMENT 0.4: LORES & PRAXES
(RITUALS OF TRANSFORMATION)
ESZTER SALAMON

08-09 NOV | SEX-SÁB | 12h00–18h00
Museu de Serralves

A artista e performer Eszter Salamon, galardoada este ano com o prestigiante Evens Art Prize, apresenta a exposição-performance Lores & Praxes (rituals of transformation), da sua série MONUMENT, que reflete sobre as relações entre coreografia e história: "E se ser-se apaixonado pela desigualdade, em lugar da singularidade, pudesse reduzir as divisões e tecer outro futuro? Pode a utopia ser reconfigurada como um espaço de movimento? Bailarinos de nove países entregam-se a uma transformação performativa de danças de guerra e de danças de resistência originárias de quatro continentes. Poderão inverter o fluxo de migração do conhecimento? Serão eles próprios moldados por histórias de domínio e migração? E o que podem noções como local ou estrangeiro significar neste contexto?”



  

O INSUSTENTÁVEL PESO
DA UTOPIA
COCO FUSCO

08 NOV | SEX | 19h00

Biblioteca de Serralves

Nos últimos dois anos surgiu um conflito entre as autoridades estatais cubanas e uma jovem geração de agentes culturais que se centra na seguinte questão: até que ponto podem operar livremente no domínio público cubano aqueles que trabalham fora das instituições do Estado? Coco Fusco, artista multidisciplinar e escritora cubano-americana – cujo trabalho explora as políticas de género, identidade, etnia e poder em produções multimédia e performances –, debaterá nesta conversa os recentes confrontos entre a comunidade artística cubana e o governo de Cuba, que recentemente a impediu de entrar no país dias antes da abertura da Bienal de Havana. Até quando conseguirá o governo continuar a oprimir a criação artística independente com o peso insustentável da sua utopia? 

Com Eduarda Neves.


Direção Artística Artistic Direction: Eszter Salamon
Colaboração Artística Artistic Collaboration: Boglárka Börcsök
Desenvolvido com e interpretado por Developed and performed by: Liza Baliasnaja, Amanda Barrio Charmelo, Sidney Barnes, Mario Barrantes Espinoza, Boglárka Borcsok, Stefan Govaert, João Martins, Sara Tan, Vânia Vaz, Tiran Willemse
Produção Production: Elodie Perrin / Studio E.S., Alexandra Wellensiek / Botschaft GbR
Co-produção Coproduction: Internationales Sommerfestival Kampnagel (Hamburg) em cooperação com in cooperation with Museum für Kunst und Gewerbe Hamburg, Tanz im August/HAU Hebbel am Ufer (Berlin) em cooperação com in cooperation with KINDL Zentrum für zeitgenössische Kunst, Kunstenfestivaldesarts (Brussels)
Com o apoio de With the support of: DRAC - Agência Regional de Assuntos Culturais em Paris, Ministério da Cultura e da Comunicação de França e Hauptstadtkulturfonds (Berlim) DRAC – The Regional Directory of Cultural Affairs of Paris – Ministry of Culture and Communication and Hauptstadtkulturfonds (Berlin)
Agradecimentos Thanks to: Seloua Luste Boulbina, Asad Raza, Boghossian Foundation – Villa Empain

O desenvolvimento de uma das fases deste projeto foi apoiado pelo The development of one phase of this project was supported by the PACT Zollverein (Essen), P.A.R.T.S. e and NATIONALES PERFORMANCE NETZ (NPN), Fundo de Coprodução para Dança. 

As datas de exibição no Porto são apoiadas pelo Fundo Internacional de Performance de Convidados Nacionais da NATIONALES PERFORMANCE NETZ, que é financiado pelo Comissário do Governo Federal para a Cultura e os Media. The performance dates in Porto are supported by the International Performance Fund of National Guests of NATIONALES PERFORMANCE NETZ, which is funded by the Federal Government Commissioner for Culture and the Media.

  • LocalGalerias do Museu
  • Dias 08 NOV 2019 - 09 NOV 2019

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves