Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
MAPPLETHORPE E MICHELANGELO: A ARTE DA RENASCENÇA ENCONTRA O MUNDO MODERNO
29 SET 2018
O Museu de Serralves apresenta, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, a conferência "MAPPLETHORPE E MICHELANGELO: A ARTE DA RENASCENÇA ENCONTRA O MUNDO MODERNO” com Jonathan Nelson, Professor Associado de História da Arte na Universidade de Syracuse, em Florença. Nesta conferência o legado de um ideal de procura pelo belo, presente na cultura clássica, será revisto sob a ótica da obra do fotógrafo estadunidense Robert Mapplethorpe (1946-1989).

O público vai poder ver a obra de Robert Mapplethorpe pelo prisma de um professor e estudioso da Renascença que organizou uma exposição do fotógrafo norte-americano em Florença, na Galleria dell’Accademia, literalmente aos pés do David de Miguel Ângelo. O orador começou pelo mais básico: falou com os amigos de Mapplethorpe, nomeadamente Patti Smith e Philip Glass, encontrou-se com os seus modelos e os assistentes e leu as entrevistas que concedeu em vida. Mapplethorpe afirmou frequentemente: "Procuro a perfeição na forma” ou "Não há diferença entre um tema e o seguinte. Tento captar aquilo que poderia ser escultura”. Esta abordagem está no extremo oposto da que encontramos em artigos de jornal e catálogos de museus, que geralmente se centram naquilo que constitui a matéria das fotografias de Mapplethorpe. Esta conferência procura explorar a forma como o fotógrafo captava a essência escultórica, partindo da sua atenta observação de obras renascentistas, particularmente de Miguel Ângelo. São as próprias palavras de Mapplethorpe que nos conduzem a um novo entendimento das suas obras e nos fornecem uma pista para apreciar a exposição que estará patente na Fundação de Serralves.

Com tradução simultânea.

Lotação: 50 pessoas

  • LocalBiblioteca
  • Publico AlvoGeral
  • Horário17h00 - 19h00
  • Dias29 SET 2018
Jonathan K. Nelson, professor associado da Syracuse University em Florença, é um destacado especialista de arte renascentista italiana. Em 2004 foi um dos autores de uma monografia fundamental sobre Filippino Lippi e co-comissariou uma exposição deste artista e de Botticelli no Palazzo Strozzi, em Florença; atualmente está a trabalhar numa nova monografia de Filippino Lippi. Foi também co-curador de duas exposições na Galleria dell’Accademia, em Florença: Venus and Love. Michelangelo and the New Ideal of Beauty (2002) e Robert Mapplethorpe: Perfection in Form (2009). Enquanto diretor adjunto da Villa I Tatti — o Centro de Estudos da Renascença Italiana da Universidade de Harvard — criou duas exposições online sobre Bernard Berenson (2012, 2015). Outros livros seus são, por exemplo, Leonardo e la reinvenzione della figura femminile (2007) e, com Richard J. Zeckhauser, The Patron’s Payoff: Economic Frameworks for Conspicuous Commissions in Renaissance Italy (2008).

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves