PROJETO ANUAL COM ESCOLAS

Olhar aprendiz: As múltiplas formas do olhar
No ano letivo 2017—2018 dedicámo-nos ao tema "Modos de viver”. Iniciando um novo ciclo do Projeto Anual com Escolas, para este ano letivo (2018—2019) escolhemos a temática "Modos de ver”.

O que vemos quando olhamos? De que forma as diferentes maneiras de ver o mundo afetam a nossa opinião sobre ele e sobre as pessoas com as quais convivemos? Para os mais pequenos, do pré-escolar ao primeiro ciclo, propomos pensar a construção do olhar e os novos estímulos, as formas, as cores e toda uma miríade de mundos que estruturam a visualidade. Com os mais velhos, abordar-se-á a complexidade de assuntos metafóricos e reais que problematizam o nosso olhar. Um olhar aprendiz é um olhar interessado em estar sempre a aprender e a crescer. Uma forma de pensar a visualidade ligada à criticidade: olhar com sentido e com atenção.

O Projeto Anual com Escolas, por intermédio da metodologia de projeto e da relação estreita entre o Museu e a Escola, aborda mais uma vez a um tópico urgente da atualidade: num mundo em que o "ver” sofre agressões maiores a cada dia, em que somos bombardeados diariamente com centenas, talvez milhares de, de imagens, refletir sobre o "ver” é examinar a nossa forma de raciocinar, a nossa relação com o mundo, com o consumo e com a alteridade.

Público-alvo: do ensino pré-escolar ao secundário

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35"W
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves