Facebook Linkedin Twitter

Richard Serra

Richard Serra
Walking is Measuring [Caminhar é medir], 2000
Aço corten (2 elementos)
532 x 244 x 15 cm; 386 x 244 x 15 cm
Col. Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto


Richard Serra (São Francisco, EUA, 1939) é um ponto de referência para a arte americana do pós-guerra, associado ao minimalismo e ao pós-minimalismo, com uma obra reconhecida em todo o mundo, nomeadamente as suas esculturas de grandes dimensões, muitas das quais se encontram em cenários arquitetónicos, urbanos e naturais.
Walking is Measuring foi especificamente concebida para um local selecionado pelo artista no Parque de Serralves. Características da obra de Serra são a sua localização precisa e as resultantes relações do objeto escultórico com a área circundante: “A seleção do local foi ditada pela intimidade e pela sensibilidade da velha avenida de pedras e árvores onde o artificial e o natural se apoiam reciprocamente, complementando-se e enriquecendo-se um ao outro. Com a construção do novo museu a função da avenida perdeu-se, tendo o local sido marginalizado. O propósito desta escultura é restaurar a sua função e devolver o público à privacidade e à intimidade da histórica avenida”.
A obra consiste em dois grandes painéis retangulares de aço colocados entre uma fila de árvores e o muro original que rodeia o parque separando-o da rua. Quando os visitantes percorrem o caminho, confrontados com os elementos escultóricos e as suas dimensões, materializam a ideia contida no título da peça (caminhar é medir), ao mesmo tempo que restituem ao espaço escala humana e utilidade.

Walking is Measuring foi instalada no Parque de Serralves em 2000, na sequência da atribuição do Prémio Tabaqueira de Arte Pública ao artista no mesmo ano.


« voltar


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves