INSTITUIÇÕES CULTURAIS EM MUDANÇA DINÂMICA

Lançamento do Livro: THE MANUAL OF MUSEUM MANAGEMENT

Biblioteca
15 MAI | 18:00

A sessão será realizada em português e inglês

Lotação: 60 Pax

Acesso gratuito mediante inscrição através do link

1505 Lançamento Livro INSTITUIÇÕES CULTURAIS EM MUDANÇA DIN MICA

A sessão contará com uma reflexão sobre os desafios atuais das instituições culturais, no contexto de apresentação do livro “Manual of Museum Management”. 

O livro constitui um guia detalhado sobre ferramentas e estratégias em resposta aos problemas e oportunidades emergentes, destacando-se temáticas tais como: as alterações climáticas; a justiça social; a repatriação; o trabalho em equipa; a inovação tecnológica; as comunidades;  a construção da confiança pública nos Museus. 

Durante a sessão, a autora Gail Lord irá refletir sobre a resiliência e inovação do setor dos Museus, que atualmente evolui em múltiplas perspetivas de aprendizagem, conteúdo, exposições e numa filosofia de gestão não-colonial, criando uma experiência mais humana, empática e igualitária para staff e visitantes.

O painel de especialistas convidados que integrarão a mesa redonda, refletirá de que modo é que as instituições, tais como os museus de arte, museus de história natural e o setor cultural, estão a corresponder às necessidades e exigências atuais da sociedade e do mundo.


Programa:


18:00 Abertura

· Ana Pinho, Presidente, Fundação Serralves

· Rosalia Vargas, Presidente, Ciência Viva


18:15 Museums in Dynamic Change, Gail Lord, Presidente, Lord Cultural Resources


18:45 Mesa redonda

· Helena Freitas, Diretora Parque Serralves, Professora catedrática Universidade de Coimbra

· Nuno Ferrand, Museus de História Natural do Porto, Coordenador Científico do CIBIO- InBIO, Professor Catedrático da Universidade do Porto

· Paulo Pires do Vale, Coordenador do Plano Nacional das Artes&Cultura, filósofo, ensaísta e curador

Moderação: Javier Jimenez, Diretor, Lord Cultural Resources


19:30 Lançamento do Livro: The manual of museum management: for museums in dynamic change, Gail Dexter Lord, edition Rowman & Littlefield [2024] Cocktail & Autógrafos


20:15 Encerramento da Sessão


Relacionado

Gail Lord
Gail Lord
Helena Freitas
Helena Freitas
Javier Jimenez
Javier Jimenez
Nuno Ferrand
Nuno Ferrand
Paulo Pires do Vale
Paulo Pires do Vale
Rosalia Vargas
Rosalia Vargas
Gail Lord
Gail Lord

Gail Dexter Lord é uma das principais especialistas de museus do mundo. É também crítica de arte, oradora e coautora de seis manuais de gestão de museus e vários livros. Em 2004 publica o seu novo livro Manual of Museum Management: For Museums in Dynamic Change. Gail cofundou a Lord Cultural Resources com seu marido Barry Lord em 1981, sendo uma das empresas de planeamento cultural com grande impacto no mundo, com escritórios em Toronto, Nova York, Los Angeles, Madrid e Mumbai. Com foco em museus, distritos culturais e economia criativa, a Lord Cultural Resources conduziu mais de 2.700 projetos em 57 países e 450 cidades. Gail foi homenageada como Membro da Ordem do Canadá, Oficial de lOrdre des Arts et des Lettres de France e Doutora em Letras pela Universidade McMaster.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile