SESSÃO DE CINEMA

BENILDE OU A VIRGEM MÃE

DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2

SESSÃO DE CINEMA COM APRESENTAÇÃO DE SUSANA NASCIMENTO DUARTE

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
19 MAI 2024 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

1905 BENILDE OU A VIRGEM MÃE_Cinema2
"Benilde ou a Virgem Mãe" (1975), Manoel de Oliveira

Quinta sessão do ciclo de cinema Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, com a projeção de "Benilde ou a Virgem Mãe" (1975) de Manoel de Oliveira, com apresentação da professora e investigadora Susana Nascimento Duarte.


19 MAI | DOM | 17:00

BENILDE OU A VIRGEM MÃE

Manoel de Oliveira | 1975 | 106'


A jovem Benilde vive em companhia de seu pai, num solar isolado do Alentejo. Por uma suspeita da velha criada Genoveva, é submetida ao exame médico que lhe faz o dr. Fabrísio, íntimo da família. Daí resulta grande mal-estar naquela casa, pelo espanto das pessoas ao saberem que Benilde está grávida, sem que haja explicação plausível para o facto, pois que, interpelada, ela atribui o seu estado à intervenção divina.

Relacionado

Susana Nascimento Duarte
Susana Nascimento Duarte
Susana Nascimento Duarte
Susana Nascimento Duarte

Susana Nascimento Duarte é professora de Cinema e Vídeo na ESAD.CR/IPL, onde coordena o Mestrado em Artes do Som e da Imagem.  É doutorada em Ciências da Comunicação - Cinema e Televisão, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa. É membro do Instituto de Filosofia da Nova, enquanto investigadora do CineLab (Laboratório de Cinema). No âmbito da sua atividade de investigação e docência, tem publicado diversos artigos, entrevistas e capítulos de livros, apresentado diversas comunicações em colóquios, seminários, conferências, festivais, bem como organizado mesas redondas, aulas abertas e residências artísticas. Tem trabalhado as relações entre as imagens-técnicas e a perceção, os pensamentos do figural, no cruzamento entre artes plásticas e cinema, e a sua investigação mais recente interessa-se pela estética das imagens documentais e pelo cinema como ferramenta arqueológica de crítica da cultura digital e do mundo contemporâneos. Foi uma das programadoras do Ciclo de encontros “O que é o Arquivo?”, uma iniciativa da Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa, e dos Laboratórios Arte-Arquivo (Fundação Calouste Gulbenkian, 2017) Cinema-Arquivo (Cinemateca Portuguesa, 2018) Cidade Arquivo (Biblioteca de Marvila, 2019). É editora da secção “Entrevistas” da Cinema: Revista de Filosofia e Imagem em Movimento. Trabalha também como realizadora, desde 1996, tendo realizado filmes como Materiais de Construção (2001), Atelier (2011) e Jardim de Infância (2022).

 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile