Conversas e Conferências

ARTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ciclo de Conversas | Alimentar Uma Causa: Responsabilidade Social

Com Cristina Sá, Professora Auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

Library
14 ABR 2024 | 11:00

Acesso gratuito
Inscrições no link

1404 Alimentar Uma Causa abr

Dentro da vasta área da Arte e da Responsabilidade Social, esta sessão abordará práticas artísticas criativas (little a / little c, mini c) cuja finalidade não é a criação de obra artística. Serão analisadas preocupações para fomentar estas práticas em comunidades de não artistas com vista à potenciação da transformação social. Trata-se de aplicar as metodologias de investigação transformativa às práticas artísticas em comunidade e também de explorar formas de medir os seus impactos, para influenciar políticas e o reconhecimento desta área, conforme as melhores práticas desta filosofia de investigação. Apresentar-se-ão exemplos de intervenções recentes com equipas multidisciplinares (Psicologia, Biotecnologia e Arte) em temáticas relacionadas com as Alterações Climáticas e a Regulação de Emoções na Covid19, entre outras. Explorar-se-ão propostas (em fase de investigação) de medição de potencial transformativo, considerando o facto destas intervenções terem sido muito curtas e pontuais.


Parceria científica

1404 Alimentar Uma Causa abr

Related

Cristina Sá
Cristina Sá
Cristina Sá
Cristina Sá

Professora Auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, com vasta experiência de ensino (>20 anos) nas áreas de Cultura Digital e New Media. Tem interesse especial em investigação artística baseada na comunidade, particularmente considerando o potencial de práticas artísticas para a inovação social. Forte propensão para a interdisciplinaridade em campos como a Comunicação, Arte e Tecnologia devido à formação híbrida em Engenharia, Arte e Comunicação.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile