O 8 1/2 - Festa do Cinema Italiano tornou-se num evento de referência para os apaixonados da cultura e do cinema italiano. É um evento valorizado, tanto pela qualidade das suas propostas culturais, como pelo entusiasmo e paixão de quem o organiza. O 8 1⁄2 tem como objectivo oferecer uma programação tão diversificada quanto possível incluindo tanto as últimas obras dos mais consagrados realizadores, como as mais interessantes descobertas entre os autores da nova geração. Dar-se-á um espaço a vários formatos como o documentário, a curta-metragem e o videoarte de maneira a apresentar a riqueza e a complexidade do sistema de produção italiano. O cinema de autor e de género, assim como o cinema para um público mais alargado estarão ambos presentes no festival de forma a reunir um público variado, que encontra sempre na nossa programação estímulo e prazer em assistir ao espectáculo.
Passados três anos de empenho e de trabalho, o 8 1/2 tornou-se num dos festivais mais esperados e com maior número de seguidores do panorama cinematográfico português (10.000 espectadores na passada edição).
Graças à grande aceitação que encontrámos nas outras cidades, o 8 1⁄2 decidiu investir de uma forma ainda mais peremptória na circulação do festival por todo o país. Este ano, o 8 1⁄2 será um verdadeiro festival itinerante que irá ao encontro dos pólos culturais mais importantes de Portugal, como a Fundação Serralves no Porto.
PROGRAMA NO PORTO - FUNDAÇÃO DE SERRALVES
29 ABR (Sex)
18h00
Sessão Curtas-metragens Italianas em colaboração com Curtas – Vila do Conde
IL CORTO – Itália, 2010, 115’, leg. pt. – DVD/BLU RAY
ARCHIPEL - Giacomo Abbruzzese, BIONDINA - Laura Bìspuri, CUORE DI CLOWN - Paolo Zucca, HABIBI - Davide Del Degan, MAMMALITURCHI! - Carlo Michele Schirinzi, OMERO-BELLO-DI-NONNA - Marco Chiarini, SPOSERÒ NICHI VENDOLA - Andrea Costantino, LA VEGLIA - Anna Marziano
21h30
Sessão de Abertura
PASSIONE – John Turturro – Itália, EUA, 2010, 88', leg. pt. 35mm
Canções e artistas, músicos e poetas, personagens reais e personagens lendários são parte viva de um postal ilustrado sentimental, enviado de uma das mais belas, famosas e controversas metrópoles do mundo: Nápoles.
John Turturro redescobre as suas origens num dos filmes mais originais deste festival.
30 ABR (Sáb)
15h30
Fabrica – Sessão dedicada ao laboratório criativo Fabrica
PROGRAMA SHORTS AND SPOTS - V.A - Itália, 2008, 24’, leg. ing. DVD
I’M JESUS - Valerie Gudenus e Heloise Sartorato - Itália, 2010, 75’, leg. ing. DVD
18h30
NOTIZIE DEGLI SCAVI – Emidio Greco – Itália, 2010, 87’, leg. pt. – 35mm
“O professor” é um quarentão de aspecto insípido e insignificante, mas imprevisivelmente curioso em relação às coisas. Será na casa de duvidosa reputação onde vive, em Roma, que encontrará “Marchesa”, uma ex-prostituta que em tempos ali trabalhava.
Baseado num dos contos mais famosos da literatura italiana, Notizie degli scavi é um maravilhoso exemplo de como cinema e narrativa podem unir-se com excelentes resultados.
21h30
NOI CREDEVAMO – Mario Martone – Itália, 2010, 170’, leg. pt. – 35mm
Quatro episódios que têm como protagonistas três rapazes do sul de Itália: Domenico, Angelo e Salvatore. Activos no processo de ressurgimento da Unità d'Italia, as suas vidas oscilam entre moralidade rígida e pulsões homicidas, espírito de sacrifício e medo, prisão e clandestinidade, entusiasmos idealistas e desilusões políticas. Um filme que tenta observar as raízes da nação para perceber a sua contemporaneidade.
00h00
FESTA ESPARGUETE AU LAIT
Grande festa italiana no Porto com 2/3 Lovers and Lollypops
Café au Lait - Rua das Galerias de Paris
1 MAI (Dom)
15h30
CIELO SENZA TERRA – Giovanni Maderna, Sara Pozzoli – Itália, 2010, 127’, leg. pt. – DVD
Um jovem pai e o seu filho de oito anos caminham por uma montanha. O percurso propicia a intimidade e o diálogo. Nas suas palavras: a relação com a família, o amor, a natureza que os rodeia. A infância e o desejo de conhecer e de crescer confrontam-se com as inquietudes da vida adulta. Um jogo de referências e palavras veladas que fala às crianças que fomos e aos adultos que somos, num entrelaçar de história individual e história colectiva.
18h30
LA PECORA NERA – Ascanio Celestini – Itália, 2010, 95’, leg. pt.- 35mm
La pecora nera é a história de Nicola e dos seus 35 anos de “manicómio eléctrico”. Realidade e fantasia colidem na sua cabeça desordenada, gerando inspirações imprevisíveis e oferecendo uma doce mistura de trágico e cómico.
Apresentado no Festival de Veneza, este filme marca a estreia no cinema de um dos maiores autores de teatro italiano.
21h30
Sessão de Encerramento
LA PRIMA COSA BELLA – Paolo Virzì – Itália, 2010, 116’, leg. pt. – 35mm
Vencedor de três David de Donatello em 2010, nomeadamente melhor argumento, melhor actriz principal e melhor actor principal, entre vários outros prestigiosos prémios. La prima cosa bella é uma lição de vida e de confiança no prazer de viver que uma mãe
ensina aos próprios filhos.
Preço único por sessão: 2,5 euros
Para mais informações por favor contactar:
Tel: 92 757 80 50 | E-mail: info@festadocinemaitaliano.com