Serviço Educativo
SERRALVES E A EDUCAÇÃO
Serralves tem como missão sensibilizar e motivar os diferentes públicos para as temáticas da arte, arquitetura, cinema, ciência, paisagem, ambiente e sustentabilidade, através de uma programação heterogénea e de qualidade.
A Fundação procura a cada ano, através de uma relevante programação e importantes projetos e iniciativas, estimular a cultura e a reflexão sobre a sociedade contemporânea e diferentes formas de ver e pensar o mundo, promovendo, através deste processo, a igualdade de oportunidades, o conhecimento, a inovação e a construção de uma sociedade mais saudável, mais justa e mais inclusiva.
A educação, nas suas diversas dimensões, representa um referencial indiscutível de oportunidade e desafio na formação de diferentes públicos.
Atualmente, Serralves firma a responsabilidade e missão educativa, destacando o seu património natural, paisagístico, arquitetónico, cultural e artístico em prol de uma educação para a sustentabilidade.
ESTRATÉGIA 2024
Despertador
O serviço educativo de Serralves escolhe o tema Despertador para o programa com escolas durante o ano letivo de 2023/2024. Pretende-se que o despertador seja o objeto simbólico que ativa uma relação permanente e contínua entre Serralves, a comunidade escolar e instituições educativas, através de uma linha programática que reflete as necessidades da sociedade contemporânea na sua ligação com a arte, a arquitetura, o cinema, a paisagem, a biodiversidade e o ambiente. Serralves é um espaço que nos convida a olhar para o presente, como um espelho onde nos podemos ver refletidos, individualmente e como membros ativos da sociedade.
Convidamos, assim, a comunidade educativa a um despertar coletivo assente na exploração, experimentação e debate livres, para um entendimento da contemporaneidade na perspetiva de construção de um pensamento crítico e reflexivo. As atividades que aqui apresentamos foram desenvolvidas em estreita ligação com os princípios, áreas de competência e valores apresentados pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e são uma linha orientadora para a construção de um programa que se pretende livre, flexível e adaptado a alunos e grupos numa perspetiva de inclusão e acessibilidade.
MECENAS DO SERVIÇO EDUCATIVO
Mensagem do Mecenas
Mais do que um movimento artístico, um movimento pela Educação
Toda a educação precisa de uma boa fundação. E na Sonae acreditamos que a educação, nas suas mais variadas vertentes como a arte, pode ter um papel transformador na sociedade.
Por essa razão, reafirmamos a nossa aposta firme na educação enquanto Mecenas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves.
Promovendo o acesso livre à cultura, à inclusão, à criatividade e à igualdade de oportunidades. Porque só educando hoje podemos pintar um amanhã melhor para todos.
Shaping tomorrow, today
Videos
Relacionado
1º ciclo
Esquissos à janela
Museu de Serralves | Casa de Serralves | 90 min
É pelas janelas que se abrem nas paredes do Museu e Casa de Serralves que fazemos um exercício de desenho para descobrirmos como estas aberturas dialogam com as obras de arte e com o que podemos ver através delas. Uma visita-oficina que conjuga arquitetura, arte e paisagem, inspirada pelos esquissos do arquiteto do museu Álvaro Siza.
Autorretrato de uma exposição
Museu de Serralves | 90 min
Pode um autorretrato ser composto por palavras e objetos? Nesta atividade, desenhamos o nosso perfil para colocar lá dentro imagens, desenhos, recortes e palavras inspiradas nas exposições.
Coleções imaginadas
Quinta de Serralves | 120 min
Colecionar é uma forma livre de explorar o mundo. Postais, selos, pedras, sementes, palavras e sonhos inspiram os colecionadores, despertando histórias, memórias e emoções. As coleções surgem do olhar atento a tudo o que nos rodeia. Selecionar, organizar e identificar são verbos de ação a explorar.
Paisagem sonora
Quinta de Serralves | 120 min
Acordar os nossos ouvidos e prestar atenção a todos os sons que nos rodeiam é uma forma de conhecer o lugar onde
nos encontramos. O canto das aves, os barulhos estranhos, o vento, a voz humana e a chuva que cai, são estímulos para despertar do silêncio e experienciar.
Da ovelha ao tecido
Quinta de Serralves | 120 min
Na Quinta coabitam diversas raças autóctones, como as ovelhas de raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho, que são tosquiadas todos os anos e nos dão a sua lã. A aprendizagem faz-se através da experiência e transformação desta fibra, desde a lã em bruto, passando pelo fio até ao tecido.