ALEXANDRE ESTRELA: MEIO CONCRETO

de 29 JUN 2013 a 29 SET 2013

Alexandre Estrela (n. Lisboa, 1971) tem vindo a interrogar as potencialidades da imagem em movimento e as características específicas dos dispositivos que a captam e dão a ver. Gerando uma perturbadora suspensão do significado, associações inesperadas entre imagem, som e estrutura originam enigmáticos efeitos visuais.
"Meio Concreto”, a mais extensa mostra de Alexandre Estrela até à data, apresenta maioritariamente uma seleção de trabalhos recentes, realizados entre 2007 e 2012, muitos dos quais adaptados aos espaços do Museu de Serralves. A exposição desdobra-se em dois percursos, nos quais são ativadas diferentes peças, consoante o dia em que a visitemos seja par ou ímpar. No estado latente, os dispositivos de som e de imagem ganham um caráter escultórico, central para uma obra que tem vindo a questionar a pretensa imaterialidade da imagem.
Inauguração: 12 de julho, 22h
Nota: como a exposição se desdobra em dois percursos nos quais são ativadas diferentes peças consoante o dia em que a visita se realize seja par ou ímpar, é possível visitar esta exposição em dois dias diferentes com o mesmo bilhete. Conheça as condições na receção de Serralves ou através do número 808 200 543.
Actividades Relacionadas 4 Julho: Visita guiada à exposição 20 Julho: Visita guiada exclusiva para Amigos de Serralves 14 Setembro: Filme Conversa com Alexandre Estrela 19 setembro: Visita com o Artista Associação Internacional de Críticos de Arte distingue Alexandre Estrela Em janeiro de 2015, o artista plástico Alexandre Estrela foi distinguido com um Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).
Em comunicado, a AICA afirma que "os Prémios AICA/SEC/Millennium bcp de Artes Visuais e Arquitetura relativos a 2013 foram, por decisão unânime do júri, atribuídos ao artista Alexandre Estrela e ao arquiteto João Pedro Falcão de Campos".Relativamente a Alexandre Estrela, que começou a expor na década de 1990, o júri afirma que, "com a exposição 'Meio Concreto', realizada no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, entre 29 de junho e 29 de setembro de 2013, confirmou-se a vitalidade e a relevância do trabalho" que o artista "tem vindo a desenvolver, nas últimas décadas"."Recorrendo sobretudo à imagem projetada e ao som, mas também a suportes e estruturas de carácter escultórico, as peças apresentadas nesta exposição colocaram o visitante no centro de uma experiência que aliou, de forma irrepreensível, um olhar crítico sobre os dispositivos museográficos e uma sofisticada reflexão sobre o estatuto da imagem, sobre o fenómeno percetivo e sobre as suas possíveis somatizações", afirma o júri."À apresentação deste conjunto de obras, produzidas entre 2007 e 2012, juntou-se um catálogo cuja singularidade soube ampliar e multiplicar os objetivos da exposição, constituindo-se como um documento decisivo para um mais completo conhecimento do universo autoral de Alexandre Estrela", acrescenta o júri.
O júri foi presidido pelo curador João Silvério e constituído pela arquiteta Ana Tostões, o artista plástico Bruno Marchand, a historiadora e crítica de arte Helena de Freitas e o arquiteto Luís Santiago Baptista.O prémio de artes visuais e o prémio de arquitetura da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte é atribuíso em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Millennium BCP.
Veja aqui a notícia completa de 23 de janeiro, na RTP.  Mecenas Exclusivo do Museu
ALEXANDRE ESTRELA: MEIO CONCRETO
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile