Ernesto de Sousa organizou, em 1977, uma das exposições mais marcantes do século XX em Portugal: "Alternativa Zero”. Reconhecendo a importância histórica desta mostra, o seu carácter incontornável para qualquer estudo da memória recente da arte portuguesa, a Fundação de Serralves organizou em 1997 a mostra "Perspectiva: Alternativa Zero”, aprofundando desta forma o conhecimento da arte contemporânea a partir de um contexto português.
Quinze anos depois da "perspectiva” sobre a exposição original, apresentam-se no mesmo espaço, a Casa de Serralves, algumas das obras que fizeram parte das duas mostras, bem como outras peças, que entretanto integraram a Colecção de Serralves, de alguns dos artistas participantes. A presente exposição, à distância de 35 anos, deverá contribuir, como sempre foi o objectivo de Ernesto de Sousa, para repensar o presente, para discutir o "agora”; é que se algumas questões são hoje possíveis, é porque aconteceu em 1977 uma "Alternativa Zero”.
Comissariado: João FernandesProdução: Fundação de Serralves Inauguração a 6 Julho 2012, Casa de Serralves, 22h00, Entrada livreNa noite de inauguração a entrada para a exposição é feita exclusivamente pela Rua de Serralves, 999.