"Arte, Política, Globalização" é um programa integrado na Exposição "Às Artes, Cidadãos!", com programação de Cinema, Conferências, Mesas-redondas, Música, Performance, Seminários e Teatro. Para consultar a programação de Música, Teatro e Performance, por favor clique aqui. Para consultar a programação de Conferências, Mesas-Redondas e Seminários, por favor clique aqui.
PROGRAMA COMPLETO DISPONÍVEL EM VERSÃO FLASH PARA DOWNLOAD E IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI.
Actividades Relacionadas "QU’ILS REPOSENT EN RÉVOLTE (DES FIGURES DE GUERRES)" - 29 JAN 2011"QU’ILS REPOSENT EN RÉVOLTE (DES FIGURES DE GUERRES)", Sylvain George, 150’, 2010
29 JAN 2011 (Sáb.), 16h00
As condições de vida dos imigrantes em Calais, no norte de França. Uma população em trânsito, filmada ao longo de um período de três anos(2007-2010). O filme revela como a polícia se excede para além da lei. Refugiados, excluídos, imigrantes ilegais e também desempregados são tratados como criminosos, despidos e violentados nos seus mais elementares direitos, reduzidos ao estado de “meros corpos”.
Esta sessão contará com a presença do realizador.
Peter Watkins, 345’, 1999
18 JAN 2011(Ter),18h30 e 21h30 - 1ª e 2ª sessões
19 JAN 2011(Qua), 18h30 e 21h30 - 3ª e 4ª sessões
Filme-laboratório, orquestrado por Peter Watkins com mais de 200 actores (a maioria nãoprofissionais), "A Comuna" explora os acontecimentos históricos da Primavera de 1871 em Paris, não numa perspectiva comemorativa, mas sim para levantar questões acerca do tempo presente, com particular incidência no papel dos mass media na nossa sociedade.
Para mais informações por favor consulte http://pwatkins.mnsi.net/commune.htm. Esta sessão contará com a presença de Patrick Watkins e Jean-Pierre Le Nestour (Associação Rebond Pour La Commune). O filme é apresentado em 4 sessões, legendado em inglês.
"DISOBBEDIENTI", Oliver Ressler & Dario Azzellini, 54’, 2002.
27 JAN 2011 (Qui.), 18h30
"WHAT IS DEMOCRACY?", Oliver Ressler, 118’, 2009
27 JAN 2011 (Qui.), 21h30
Oliver Ressler é um artista sediado em Viena, Austria, cujo trabalho foca diversos temas sociopolíticos, tais como o racismo, as migrações, a engenharia genética, a economia, as formas de resistência e as alternativas sociais. Vários dos trabalhos resultam de colaborações, tais como Disobbedienti e Comuna Under Construction, com Dario Azzellini ou What Would It Mean to Win?, com Zanny Begg. Para mais informações por favor consulte http://www.ressler.at/ . Estas sessões contarão com a presença do artista Oliver Ressler.
"COMUNA UNDER CONSTRUCTION" e "SOCIALISM FAILED, CAPITALISM IS BANKRUPT. WHAT COMES NEXT?" - 28 JAN 2011
"COMUNA UNDER CONSTRUCTION", Oliver Ressler & Dario Azzellini, 94’, 2010
"SOCIALISM FAILED, CAPITALISM IS BANKRUPT. WHAT COMES NEXT?" Oliver Ressler, 19’, 2010
28 JAN 2011 (Sex.), 18h30
Estas sessões contarão com a presença do artista Oliver Ressler.
"THIS DAY (AL YAOUM)", "ALL IS WELL ON THE BORDER", "IN THIS HOUSE", "NATURE MORTE" - 30 JAN 2011"THIS DAY (AL YAOUM)", Akram Zaatari, 90’, 2003
30 JAN 2011 (Dom), 18h30
"ALL IS WELL ON THE BORDER", Akram Zaatari, 43’, 1997
"IN THIS HOUSE", Akram Zaatari, 30’, 2005
"NATURE MORTE", 11’, 2007
30 JAN 2011 (Dom.), 21h30
Akram Zaatari explora a condição do Líbano do pós-guerra, recolhendo testemunhos e documentos, focando em particular a mediação dos conflitos pela televisão, e a lógica de Resistência no contexto da actual divisão territorial do Médio Oriente.
Estas sessões decorrerão com a presença da artista.
"THE CROWD", "NOVYY VAVILON" - 1 FEV 2011"THE CROWD", King Vidor, 98’, 1928
1 FEV 2011 (Ter.), 18h30
Pedro Costa foi convidado a apresentar uma escolha pessoal de filmes no âmbito deste programa. "A Multidão", de King Vidor, retrato do fracasso do sonho americano através da vida de um cidadão anónimo da classe média, e a "Nova Babilónia" de Kozintsev e Trauberg, reconstituição da Comuna de Paris vivida por modestos empregados de um grand magasin de Paris, ambos filmes de finais da década de 1930, a (re)descobrir absolutamente. "Número Zero", de Jean Eustache, é possivelmente o seu filme mais radical: o relato por Odette Robert, a avó cega do cineasta, das suas memórias da vida na aldeia, perturbante pela dura realidade das relações humanas evocadas mas também pela ascética realização.
"NOVYY VAVILON", Grigori Kozintsev & Leonid Trauberg, 93’, 1929
(Ter.), 21h30
"NUMÉRO ZÉRO", Jean Eustache, 107’, 1971
2 FEV 2011 (Qua.), 21h30
Esta sessão contará com a presença de Pedro Costa.
"MANNMUSWAK", "LA NOUVELLE KAHNAWAKÉ", "MUDAR DE VIDA" - 6 FEV 2011"MANNMUSWAK", Patrick Bernier e Olive Martin, 2005, 16’
"LA NOUVELLE KAHNAWAKÉ", Patrick Bernier e Olive Martin, 2010, 42’
6 FEV 2011 (Dom.), 16h00
Os filmes de Patrick Bernier e Olive Martin despertam inquietantes interrogações em torno das noções de identidade e de fronteira, agudizadas no seio das populações minoritárias em luta pela sobrevivência, quer se trate de um imigrante africano em Mannmuswak ou de Índios nativos de uma reserva Canadiana em La Nouvelle Kahnawaké.
Esta sessão decorrerá com a presença dos artistas.
"MUDAR DE VIDA", Paulo Rocha, 103’, 1967
6 FEV 2011 (Dom.), 21h30
Esta sessão contará com a presença de João Sousa Cardoso.
"ENQUÊTE SUR LE /NOTRE DEHORS (espaces de friction avec une normalité inquiétante)", "HISTOIRE(S) DU PRÉSENT" - 11 FEV 2011"ENQUÊTE SUR LE /NOTRE DEHORS (espaces de friction avec une normalité inquiétante)", Alejandra Riera com UEINZZ, 160’, 2003-2007
11 FEV 2011 (Sex.), 16h00
Filme-documento a partir da experiência com atores da Cia Teatral Ueinzz, sediada em São Paulo, e composta por pessoas em sofrimento psíquico, terapeutas, performers, filósofos. Num mundo supostamente sem “exterior”, trata-se de reativar espaços de fricção com uma normalidade inquietante onde nós, ditos normais, anormais, normopatas e quaisquer nos encontramos confundidos.
"HISTOIRE(S) DU PRÉSENT", Alejandra Riera com UEINZZ, 110’, 2007-2009
11 FEV 2011 (Sex.), 21h30
Filme-documento da experiência vivida por ocasião da “Ocupação UEINZZ” em São Paulo, em 2009, conduzida por Alejandra Riera e o grupo UEINZZ. Durante a ocupação de um espaço cultural por uma trupe teatral composta por pessoas com sofrimento psíquico, performers, psiquiatras, filósofos, entremeada com a apresentação de uma peça inspirada em Joyce, foi preciso buscar uma linguagem que pudesse incluir os corpos, a realidade de sua presença, suas necessidades, seus desejos. Corpos vivos, tanto mais vivos que, tal como corpos sem órgãos, fizessem voar pelos ares o organismo e sua organização.
Estas sessões decorrerão com a presença da artista.
"ANA" - 9 FEV 2011"ANA", António Reis e Margarida Cordeiro, 115’, 1985
9 FEV 2011 (Qua.), 21h30
Esta sessão contará com a presença de João Sousa Cardoso.
"THROUGH THE LETTERBOX" - 16 FEV 2011"THROUGH THE LETTERBOX", Silvia Maglioni e Graeme Thomson, 125’, 2009
16 FEV (Qua), 21h30
Esta sessão contará com a presença dos realizadores.
"EAST OF PARADISE", "D’AMORE SI VIVE" - 13 FEV 2011"EAST OF PARADISE", Lech Kowalski, 105‘, 2005
13 FEV 2011 (Dom.), 16h00
A atenção dada em toda a obra de Lech Kowalski aos pobres, aos oprimidos e aos marginais nasce de uma profunda desconfiança em relação a toda e qualquer forma de poder. Em "East of Paradise", último filme da trilogia “A Arte da Sobrevivência”, Kowalski junta o testemunho da mãe, deportada num campo de trabalho Soviético no princípio da 2ª Guerra Mundial e imagens dos seus filmes anteriores, situados na Nova Iorque underground e contestatária dos anos 1970 e 80. Para mais informações por favor consulte http://www.extinkt.com/
"D’AMORE SI VIVE", Silvano Agosti, 90’, 1982
13 FEV 2011 (Dom.), 18h30
Uma pesquisa acerca da ternura, da sexualidade e do amor. A ternura sem sexualidade e amor produz hipocrisia. A sexualidade sem ternura e amor produz pornografia. O amor sem ternura e sexualidade produz misticismo. Rodado na cidade de Parma, este documentário de Silvano Agosti (inicialmente uma série de cerca de 9 horas para a televisão) examina nos seus ínfimos pormenores os modos do amor, em particular entre os mais frágeis, os excluídos, os mal-amados. Para mais informações por favor consulte http://www.silvanoagosti.com/
"FACS OF LIFE", Silvia Maglioni e Graeme Thomson, 116’, 2009
15 FEV 2011 (Ter.), 21h30
20 horas de registos das aulas de Gilles Deleuze em Vincennes (1975-76) difundidas no programa "fuori orario" na Televisão Italiana deram o mote Silvia Maglioni e Graeme Thomson para "Facs of Life" e "Through the Letterbox". Em "Facs of Life" cruzam-se encontros com alguns dos seus alunos de então, imagens do local onde outrora se erguia a universidade e as novas instalações, e os fantasmas de revolução, sido apresentado na Europa e nos Estados Unidos, na Bienal de Whitney Biennial, na Bienal de Liverpool, no Stedelijk Museum (Amesterdão), na Tate Modern, e em festivais como o Ultima (Oslo), Donaueschingen Musiktage, Ars Electronica (Linz), Wien Modern, Maerz Musik (Berlim) ou Mutek (Montreal), entre outros. Colaborou com a Merce Cunningham Dance Company e editou discos com as chancelas Charhizma, Softl, Room 40 e Innova. Em Abril irá apresentar um trabalho paralelo a "rainbow gathering" no MoMa, em Nova Iorque.
Esta sessão contará com a presença dos realizadores.
"HANDSWORTH SONGS", John Akomfrah, 61’, 1986
"MNEMOSYNE", John Akomfrah, 45’, 2010
24 FEV 2011 (Qui.), 21h30
John Akomfrah co-fundou o "Black Audio Film Collective" em 1982, cujo trabalho foca as questões ligadas à identidade Negra na Grã- Bretanha, procurando formas novas para tratar o tema. O "Black Audio Film Collective" dissolve-se em 1998, tendo Akomfrah prosseguido a sua obra individual desde então, até ao recente "Mnemosyne". Os seus filmes trabalham as questões da memória e do arquivo.
Esta sessão contará com a presença de David Lawson, produtor.
"AS FÚRIAS" - 19 FEV 2011"AS FÚRIAS", João Sousa Cardoso, 60’, 2011
19 FEV (Sáb.), 21h30
“Depois de dez anos sem nos vermos, reencontrei as mulheres e os homens que tocam, cantam e dançam no Rancho Douro Litoral. No intervalo, saíram alguns elementos, novos componentes chegaram e outros, depois de casados e dos filhos crescidos, regressaram. Observei, com um renovado gosto, a alegria dos que se reúnem, ao longo de gerações, para o trabalho recreativo da memória. E procurei, ao longo de nove meses, fixar em imagens o movimento do desejo e o desejo de teatro desta actividade colectiva que atravessou a modernidade e convive, divertida, com a cultura dos nossos dias.” João Sousa Cardoso
Esta sessão contará com a presença do artista.
"Como Deveremos Ser Chamados" - 19-20 MAR 2011Mariana Silva
Como deveremos ser chamados, 2010
Vídeo, 35’’, loop, sessão contínua, legendada em inglês
Local: Teatro Nacional de São João
Cortesia da artista
"IN PLACE OF CAPITAL", "AT FACE VALUE", "THE WITNESS" - 25 FEV 2011"IN PLACE OF CAPITAL", Zachary Formwalt, 2009, 24’30’’
"AT FACE VALUE", Zachary Formwalt, 2008, 22’30’’
"THE WITNESS", Zachary Formwalt, 2006, 15’35’’
25 FEV 2011 (Sex.), 18h30
As imagens do poder são o motivo central do trabalho de Zachary Formwalt, quer quando examina as fotografias da Bolsa de Londres, por Talbot, ponto de partida para uma reflexão sobre a história paralela da fotografia e do capitalismo em "In Place of Capital"; ou estuda o valor dos selos postais nos anos 1920, signos da instabilidade económica que levaria à Grande Depressão, em "At Face Value"; ou ainda quando perscruta as imagens e o guião dos interrogatórios de Guantánamo disponibilizados no site do Departamento de Defesa Norte-americano, em "The Witness".
Esta sessão decorrerá com a presença do artista.
"OFF THE PIG (Black Panthers)", THE NEWSREEL film collective, 20', 1968
"THE MURDER OF FRED HAMPTON", Mike Gray e Howard Alk, 88', 1971
1 MAR 2011 (Ter.), 18h30
Uma selecção de filmes em torno da história dos Black Panthers, desde documentos dos primeiros anos do Partido fundado por Bobby Seale e Huey P. Newton, assim como os recentes "In the Land of the Free" e "41st & Central".
Emory Douglas e Robert King, membros destacados do Partido, assim como Billy X Jennings, historiador dos Black Panthers, e Rigo 23, artista presente na Exposição "Às Artes, Cidadãos!" estarão presentes para revisitar aquele que foi sem dúvida um dos mais radicais e importantes grupos activistas americanos do século XX.
Programa apresentado em colaboração com a exposição “all power to the people”, Galeria Zé dos Bois
"IN THE LAND OF THE FREE", Vadim Jean, 84’, 2010
"RICHARD AOKI: BPP MEMBER", Ben Wang and Mike Cheng, 20', 2010
1 MAR 2011 (Ter.), 21h30
"BLACK PANTHERS - HUEY!", Agnès Varda, 31', 1968
"COMRADE SISTER: VOICES OF WOMEN IN THE BLACK PANTHER PARTY", Phyllis Jackson e Christine Minor, 58'
02 MAR 2011 (Qua.), 18h30
"MAYDAY (Black Panthers)", Roz Payne and Collective Newsreel, 15', 1969
"41st & CENTRAL", Gregory Everett, 120', 2010
02 MAR 2011 (Qua.), 21h30
"FACE A, FACE B", Rabih Mroué, 10’, 2002
"WITH SOUL, WITH BLOOD", Rabih Mroué, 10´, 2003
"I, THE UNDERSIGNED", Rabih Mroué, 7’, 2003
"ON THREE POSTERS", Rabih Mroué, 18’, 2004
"OLD HOUSE", Rabih Mroué, 2’, 2006
"I HAD A DREAM, MOM", Lina Saneh, 45’, 2006
6 MAR 2011 (Dom.), 16h00
Os filmes de Rabih Mroué e Lina Saneh, em continuidade com o seu trabalho performativo, reflectem sobre as marcas dos conflitos no Líbano, inscritas nas narrativas e nos corpos filmados. Recorrendo a todo o tipo de materiais, testemunhos de combatentes suicidas em "The Three Posters", o relato pormenorizado de um sonho, em "I Had a Dream", "Mom" ou a viagem de uma canção, de Cuba até à URSS.
Esta sessão contará com a presença dos artistas.
"FILM SOCIALISME", Jean-Luc Godard, 101’, 2010
6 MAR 2011 (Dom.), 21h30
Uma sinfonia em três movimentos. Um navio no mediterrâneo e algumas conversas, em diversas línguas, entre passageiros, quase todos em férias. Um velho criminoso de guerra (alemão, francês ou americano?) acompanhado de sua neta. Um jovem filósofo francês (Alain Badiou). Um representante da polícia de Moscovo. Uma cantora americana (Patti Smith). Um velho policial francês. Uma ex-funcionária da ONU. Um agente aposentado. Um embaixador palestino. No fundo, discutem a falência das ideologias de esquerda no início de século 21.
"FILM SOCIALISME" - 7 MAR 2011"FILM SOCIALISME", Jean-Luc Godard, 101’, 2010
7 MAR 2011 (Seg.), 21h30 (repetição)
"TORRE BELA", Thomas Harlan, 105’, 1977
8 FEV 2011 (Ter.), 21h30
Esta sessão contará com a presença de João Sousa Cardoso.
> Preçário do Programa <Espectáculos (música, performances e teatro) e Conferências:
Bilhete normal: 5 euros
Bilhete estudante e maiores de 65: 3 euros
Sessões de cinema: 2,5 euros; preço único
Seminários e mesas-redondas: entrada gratuita
Visita à exposição: participação gratuita, mediante aquisição de bilhete de ingresso no Museu e Parque.
Os Amigos de Serralves têm entrada gratuita em todas as actividades, excepto no espectáculo de Marina Rosenfeld (10 MAR 2011).
Por motivos imprevistos, este programa pode estar sujeito a alterações.