CASA DE SERRALVES: O CLIENTE COMO ARQUITETO

de 23 MAI 2015 a 06 SET 2015
Em 1925 Carlos Alberto Cabral herdou uma casa com capela e jardins em Serralves, um aglomerado agrícola no caminho entre o centro do Porto e Matosinhos. Com o apoio constante do seu arquiteto, José Marques da Silva, iria conduzir um processo de transformação progressiva do lugar, recorrendo a arquitetos e decoradores de Paris – entre eles Jacques Émile Ruhlmann, Charles Siclis e Jacques Gréber – que contribuíram para o desenho de uma obra singular concluída por volta de 1943.
A Biblioteca de Serralves guarda uma parte substancial do arquivo de Carlos Alberto Cabral, nomeadamente a sua correspondência com Jacques Émile Ruhlmann, Charles Siclis e Jacques Grebèr, arquitetos de Paris que contribuíram para o desenho da Casa de Serralves cujo projeto e obra foram conduzidos pelo arquiteto portuense José Marques da Silva.Nos documentos deste arquivo, é possível descortinar os passos sucessivos do processo de construção da Casa de Serralves, compreendendo até que ponto o cliente terá conduzido a conceção da arquitetura da Casa. Passo a passo, entre desenhos, correspondência, fotografias e uma maqueta que apresenta um estado intercalar da obra, será possível dar a conhecer de uma forma explícita os sobressaltos da criação arquitetónica. 
A exposição é comissariada pelo arqt. André Tavares e organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves. 

Imagem: Fotografia de edifícios da Quinta do Lordelo, s/d [1920-1930]. Foto: Foto Beleza © Fundação de Serralves, Porto Actividades Relacionadas VISITAS E CONVERSAS
VISITA GUIADA, 21 JUN, (Dom), 17h00Por André Tavares, Curador da exposição 
VISITA GUIADA E CONVERSA, 17 JUN (Qua), 19h30-20h30 - Exclusivo para Amigos de Serralves"Um Realismo Cosmopolita: O Grupo Kwy na Coleção de Serralves" e "Casa de Serralves: O Cliente como Arquiteto"Uma visita com os curadores das exposições, sobre o trabalho com arquivos e coleções. 
VISITA GUIADA, 16 AGO (Dom), 12h00Como Ver Desenhos de ArquiteturaPor Inês Caetano, Educadora do Serviço Educativo
VISITA GUIADA, 05 SET (Sáb) , 17h00Por Filomena Cabral, Poeta ficcionista, dramaturga e ensaísta.Informação: Por motivos imprevistos Filomena Cabral não poderá estar presente. A visita será realizada por Inês Caetano, Educadora do Serviço Educativo. Pelo facto apresentamos as nossas desculpas e agradecemos a sua compreensão.
VISITAS REGULARES AO FIM DE SEMANATodos os fins de semana o Serviço Educativo do Museu de Serralves disponibiliza um programa de visitas guiadas às exposições patentes no Museu nos seguintes horários:Sábados: 16h00–17h00 (em inglês)Sábados: 17h00–18h00 (em português)Domingos: 12h00–13h00 (em português)Estas visitas são realizadas por monitores do Serviço Educativo do Museu de Serralves ou por convidados. 
Mecenas Exclusivo do Museu Colaboração
CASA DE SERRALVES: O CLIENTE COMO ARQUITETO
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile