A obra de Manoel de Oliveira impressiona. A retrospetiva integral que agora se apresenta, numa iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, co-organizada com a Fundação de Serralves e contando, ainda, com a participação de outros agentes culturais da cidade, constitui uma oportunidade excecional para descobrir ou rever todos os filmes de Oliveira, por ordem cronológica e nos seus suportes originais. Ao mesmo tempo, concentrando esta mostra intensiva no mês que antecede o aniversário do realizador – data que a cidade se habituou a festejar –, a retrospetiva Manoel de Oliveira: Grande Plano celebra a memória do homem, a intransigência do artista e a vitalidade da obra, um legado que atravessa o presente para se projetar na posteridade que agora começa.
Sendo esta a primeira retrospetiva integral que postumamente se realiza, ela tem um caráter forçosamente definitivo, na medida em que não haverá mais filmes, assumindo porém como compromisso que a obra seja reativada por novos olhares: a filmografia de Manoel de Oliveira está fechada, mas a obra nunca estará concluída. O cinema é a arte da instabilidade do olhar e o modo como os filmes de Oliveira desafiam as contingências do tempo, como atualizam o passado em diálogo com as contradições do presente, chama-nos à responsabilidade de fazer da memória ativa uma memória atuante.Definitivamente, uma obra – por mais monumental que ela seja, como é o caso – só sobreviverá à patrimonialização se se oferecer, sem reservas, à perplexidade, condição para que nos interpele na sua inteligência e possa continuar a emocionar-nos.
Manoel de Oliveira sempre foi, e ao longo de mais de um século, um artista do seu tempo – o que, por si só, faz dele o mais persistente dos contemporâneos –, modernista por princípio, moderno por convicção, controverso por vocação. O percurso sequencial através da sua extensa obra, tão improvável quanto paradoxal, permite perspetivar o caso singular desse grande inventor de formas que, por um lado, condensa, num só plano, cem anos de cinema e, por outro, age como se todo o cinema tivesse de recomeçar a cada filme. Um percurso acompanhado por uma coletânea de textos – já publicados ou inéditos – que abrem pistas de leitura e perspetivas críticas diferenciadas, enfatizando o modo como, avesso a modas ou consensos e quase sempre em contramão, Oliveira participou, internacionalmente, das discussões que marcaram o cinema como arte em formação, ao mesmo tempo que dialogava com a atualidade política do país. Um percurso irregular e fora da norma, que traduz uma permanente insatisfação, dúvidas irresolúveis e uma procura que nunca sucumbiu ao autocomprazimento, nem evitou as mais difíceis contradições e mudanças de rumo (aí assenta a sua extrema coerência); que contrapõe a intensa produção das décadas mais recentes (como os dezoito filmes, dos quais onze longas metragens, realizados entre 2000 e 2010, quando Oliveira ultrapassara já os noventa anos de idade), aos longos períodos de interrupção, em que foi impedido de filmar (catorze anos de silêncio entre Aniki-Bóbó e O Pintor e a Cidade); ou confronta superproduções como Amor de Perdição, Le Soulier de Satin e NON ou a Vã Glória de Mandar, com os filmes em que o cineasta assegura, muitas vezes só e com meios reduzidos, todas as vertentes da produção e realização, como na maioria dos casos foi regra até 1971.Um percurso que demonstra a incomplacência de Oliveira com os poderes (cedo notada), que sublinha a radicalidade do seu cinema no olhar que lança sobre si próprio, sobre os seus alicerces, aspirações e limites, nas relações que estabelece com as outras artes. Sem esquecer o humor agudo com que se empenha na desmontagem irónica das convenções, da erótica social entre classes e no questionamento impiedoso da institucionalização das relações amorosas e do desejo, força disruptiva e revolucionária, quase sempre condenada à frustração. Um percurso que, em suma, sintetiza a história do cinema ao mesmo tempo que problematiza as relações que o cinema foi mantendo com a História.
Os que tiveram o privilégio de ser contemporâneos de Manoel de Oliveira terão agora também a oportunidade (e a responsabilidade) de conhecer toda a sua obra, que é de todos e que a todos diz ou dirá respeito.
Coordenador editorial e consultor de programação: António Preto
Bilhetes: 3€Amigos de Serralves: desconto de 10% nos bilhetes de sessão e no passe (válido apenas na Fundação de Serralves).
Actividades Relacionadas
10 NOV (TER), 19h00 - Serralves
Douro, Faina Fluvial1931 (1994) | 18 Min
Hulha Branca1932 | 8 Min.
Já se Fabricam Automóveis em Portugal1938 | 9 Min.
Famalicão1940 | 24 Min.
Compre aqui bilhete para esta sessão
11 NOV (QUA), 22h00 - Rivoli (IAC)
Aniki-Bóbó1942 | 70 Min.
12 NOV (QUI), 22h00 - Rivoli (IAC)
O Pintor e a Cidade1956 | 27 Min.
O Pão1959 (1963) | 24 Min.
13 NOV (SEX), 22h00 - Passos Manuel/ Milímetro
Acto da Primavera1963 | 90 Min
14 NOV (SÁB), 17h30, 18h30, 22h00 - Rivoli (IAC)
17h30A Caça1964 | 21 Min.Vilaverdinho1964 | 20 Min.As Pinturas do Meu Irmão Júlio1965 | 16 Min.
18h30O Passado e o Presente1972 | 117 Min.
22h00Benilde ou a Virgem-Mãe1975 | 106 Min.
17 NOV (TER), 18h00 - Passos Manuel
Amor de Perdição1978 | 261 Min.
Com apresentação de Regina Guimarães.
18 NOV (QUA), 21h30 - Campo Alegre
Francisca1981 | 165 Min.
Com apresentação de Nuno Carinhas.
20 NOV (SEX), 19h00, 21h30, 23h00 - Passos Manuel/ Milímetro
19h00Visita ou Memórias e Confissões1981 | 68 Min.Com apresentação de António Preto.
21h30 Lisboa Cultural1983 | 58 Min.Com apresentação de Daniel Pinto.
23h00Nice... à Propos de Jean Vigo58 MinCom apresentação de Luísa Veloso.
22 NOV (DOM), 14h30 - Rivoli (MO)
Le Soulier de Satin1985 | 410 Min.
Sessão apresentada por Amarante Abramovici e António Preto
24 NOV (TER), 19h00, 22h00 - Passos Manuel
19h00Mon Cas/ O Meu Caso1986 | 91 Min.Sessão apresentada por Pedro Sobrado
22h00Os Canibais1988 | 98 Min.Sessão apresentada por José Capela
25 NOV (QUA), 22h00 - Campo Alegre
Non ou a Vã Glória de Mandar1990 | 111 Min.
Sessão apresentada por António Costa
26 NOV (QUI), 22h00 - Rivoli (IAC)
A Divina Comédia1991 | 141 Min.
Sessão apresentada por Carla Miranda
27 NOV (SEX), 22h00 - Rivoli (IAC)
O Dia do Desespero1992 | 75 Min.
28 NOV (SÁB), 15h00 - Campo Alegre, 22h00 - Passos Manuel
15h00, Campo AlegreVale Abraão1993 | 207 Min.
22h00, Passos ManuelA Caixa1994 | 93 Min.
29 NOV (DOM), 16h00, 18h30, 22h00 - Serralves
16h00O Convento 1995 | 90 Min.Compre aqui bilhete para esta sessão
18h30En Une Poignée de Mains Amies1996 | 25 Min.Party1996 | 91 Min.Compre aqui bilhete para esta sessão
22h00Viagem ao Princípio do Mundo1997 | 91 Min.Compre aqui bilhete para esta sessão
01 DEZ (TER), 22h00 - Serralves
Inquietude1998 | 110 Min.
Compre aqui bilhete para esta sessão
02 DEZ (QUA), 22h00 - Campo Alegre
A Carta1999 | 103 Min.
Momento, uma Canção de Pedro Abrunhosa2002 | 6 Min.
03 DEZ (QUI), 22h00 - Serralves
Palavra e Utopia2000 | 130 Min.
Compre aqui o bilhete para esta sessão
04 DEZ (SEX), 22h00 - Serralves
Je Rentre à la Maison/ Vou Para Casa2001 | 90 Min.
Compre aqui o seu bilhete para esta sessão
05 DEZ (SÁB), 21h00 - Rivoli (MO)/ Porto/Post/Doc
Porto da Minha Infância2001 | 62 Min.
06 DEZ (DOM), 16h00, 18h30, 22h00 - Serralves
16h00O Princípio da Incerteza2002 | 132 Min.Compre aqui o bilhete para esta sessão
18h30Um Filme Falado2003 | 96 Min.Compre aqui o bilhete para esta sessão
22h00O Quinto Império – Ontem Como Hoje2004 | 127 Min.Compre aqui o bilhete para esta sessão
07 DEZ (SEG), 22h00 - Serralves
Espelho Mágico2005 | 137 Min
Compre aqui bilhete para esta sessão
08 DEZ (TER), 22H00 - Serralves
Do Visível ao Invisível2005 | 6 Min.
O Improvável não é Impossível2006 | 19 Min.
Belle Toujours2006 | 68 Min.
Compre aqui bilhete para esta sessão
10 DEZ (QUI), 22h00 - Rivoli
Manoel de Oliveira – Mesa Redonda
12 DEZ (SÁB), 14h30, 16h00, 18h00, 20h00, 22h00 - Rivoli (MO)
14h30 Rencontre Unique2007 | 3 Min.Cristóvão Colombo – o Enigma2007 | 75 Min.
16h00, Rivoli (MO)Romance de Vila do Conde1957-2008 | 8 Min.O Poeta Doido, o Vitral e a Santa Morta1958-2008 | 7 Min.Singularidades de uma Rapariga Loura2009 | 63 Min.
18h00, Rivoli (MO)O Estranho Caso de Angélica2010 | 97 Min.
20h00Painéis De São Vicente de Fora – Visão Poética2009 | 16 Min.O Conquistador Conquistado2012 | 10 Min.O Velho do Restelo2014 | 19 Min.1 Século de Energia2015 | 15 Min.
22h00O Gebo e a Sombra2012 | 91 Min.
FICHA TÉCNICA
PROGRAMAÇÃO: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Fundação Serralves - Museu de Arte ContemporâneaORGANIZAÇÃO: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Fundação Serralves - Museu de Arte ContemporâneaCOORDENADOR EDITORIAL E CONSULTOR DA PROGRAMAÇÃO: António PretoCOORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Sérgio MarquesDESIGN GRÁFICO: And AtelierLEGENDAGEM E TRADUÇÃO: Amarante Abramovici
AGRADECIMENTOS: António Menéres, Barberine Feinberg, Bernard Despomadères, Clemente Menéres, Maria João Mayer, Mariana Pimentel, Sara Moreira, Saul Rafael, Teresa Sampaio, aos autores dos textos para as folhas de sala, Biblioteca Pública Municipal do Porto e toda a família de Manoel de Oliveira.