CINE-CONCERTO "ESTRADA DE PALHA" DE RODRIGO AREIAS

27 JAN 2012

"Vi que o Estado era um deficiente mental, receoso como uma mulher que vive sozinha com as suas pratas, incapaz de fazer a distinção entre amigos e adversários. Perdi então o pouco respeito que lhe guardava e passei a ter pena dele." (Henry David Thoreau)
 
Esta é a história de um homem que após ter vivido longe do seu país durante mais de uma década, volta à sua aldeia para vingar a morte do irmão. Inspirado nos escritos de Henry David Thoreau, traduz Desobediência Civil para Português. Num país onde a corrupção e a extorsão são encaradas com normalidade, aqueles que materializam a representação do Estado prendem e matam impunemente. Alberto tenta combater a tirania do estado e salvar o que resta da sua família. Mas este é um país onde nada muda…
 
Sobre a banda sonora:
Estrada de palha era o nome dado à parte mais perigosa do trajecto que os pastores transumantes tinham que percorrer anualmente em Portugal, no final do século XIX e início do século XX, em busca de pasto para os seus rebanhos. É também um belíssimo filme de Rodrigo Areias, com um tempo e um ambiente muito particulares, construído com a imaginação algures entre Guimarães e El Paso.
Foi com grande alegria que nos perdemos horas, dias, semanas, dentro das imagens e narrativa deste "Estrada de Palha”. Foi com grande paixão que procurámos instrumentos estranhos e maravilhosos, como o Marxophone, o Violin-Uke e a Violin-Harp e os cruzámos com outros de uso mais tradicional, como a Guitarra eléctrica e a Guitalele. A procura desta sonoridade (in)correcta levou-nos, com alguma apreensão, a actos mais insensatos, como o uso de um berbequim para "abrir” o som de uma guitarra Dobro. Os temas foram gravados live, pelos dois, ao ritmo de cada uma das cenas do filme. Pareceu-nos o método mais eficaz para manter a tensão e intensidade necessárias. A combinação dos instrumentos raros e da composição partilhada, garantiu-nos uma sonoridade única, criada em exclusivo para este "Estrada de Palha”. Esperamos estar à altura das imagens e da narrativa. Esperamos que sintam a urgência e o prazer postos em cada uma das notas desta banda sonora. (The Legendary Tigerman e Rita Redshoes)
 
The Legendary Tigerman Dobro, guitarra eléctrica, foot stomp, violin-uke
Rita Redshoes Guitalele, violin-harp, marxophone, glockenspiel, teclado, voz
 
Argumento, realização e produção: Rodrigo Areias
Com interpretação ao vivo da banda sonora original por: The Legendary Tigerman e Rita Redshoes
 
Bilhete normal: 10 euros
Bilhete estudante, maiores de 65 anos e Amigo de Serralves: 5 euros
Bilhetes à venda aqui e na recepção de Serralves. Actividades Relacionadas FICHA TÉCNICA Argumento, realização e produção Rodrigo Areias
Música original The LegendaryTigerman e Rita Redshoes
Direcção de fotografia Jorge Quintela
Direcção de arte Ricardo Preto
Guarda-roupa Susana Abreu
Montagem Tomás Baltazar
Coloração Ufuk Genk
Assistente de imagem Pedro Bastos
Captação de som Tiago Afonso
Desenho de som Gustavo Bacelos
Mistura de som Maurício D’Orey
Maquinaria João Rodrigues
Direcção de produção Ricardo Freitas
Co-produtor Joonas Bergall
Interpretação Vítor Correia, Nuno Melo, Inês Mariana Moitas, Ângelo Torres, Adelaide Teixeira
Produção Bando à Parte
Co-produção Oktober Oy
Com produção associada Cinemate, Cimbalino Filmes e Tráfico Audiovisual
CINE-CONCERTO "ESTRADA DE PALHA" DE RODRIGO AREIAS
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile