Palácios de Pena
Ficção, 2011 | 59 Min. | S-16 mm transferido para DCP
Línguas: português | Legendas: Inglês
Perseguidas pelas suas vidas sem sentido, duas pré-adolescentes encontram-se durante uma visita à avó doente. Por entre as fantasias dela de um passado medieval - um passado consumido pelo medo e pelo desejo - as duas raparigas transformam-se e confrontam-se com um passado de opressão.
Palácios de Pena é acerca de um medo que faz parte da herança cultural portuguesa, associado à repressão política e social durante a inquisição e o fascismo. Gira em torno de duas adolescentes portuguesas da classe média-alta, estabelecendo um paralelo entre as suas identidades em desenvolvimento e um julgamento em que dois homossexuais mouros são condenados à morte na fogueira. A avó doente sensibiliza-as para essa herança através do mecanismo do desejo, descrevendo um sonho onde ela é um juiz da Inquisição. O sentimento de culpa da avó e das raparigas é complicado pela relação entre elas, a da família e do amor. Tal como elas se amam, também a ignorância e a repressão violenta que representam se amam.
O
artista Gabriel Abrantes, Bruno Marchand (co-curador da exposição) e
Natxo Checa (curador e co-fundador da produtora A Mutual Respect)
apresentarão a sessão.
Acesso: mediante levantamento de bilhete gratuito na Receção do Museu
Projeção de cinema integrante da exposição "12 Contemporâneos: Estados Presentes"
Palácios de Pena
Gabriel Abrantes
Ficção | 2011 | 59 Min. | S-16 mm transferido para DCP
Línguas: português | Legendas: Inglês
Realização e argumento: Daniel Schmidt, Gabriel Abrantes
Fotografia: Eberhard Schedl, Natxo Checa
Som: Daniel Schmidt, Gabriel Abrantes
Montagem: Daniel Schmidt, Gabriel Abrantes
Com: Alcina Abrantes, Ana Rita Franco, Andreia Martins, Bernarda Dos Bois, Catarina Gaspar, Daniel Schmidt, Feodor Unilici, Gabriel Abrantes, Judite Maria, Luíz Silva, Mariana Roberto, Marta Grilo, Marta Lopes, Marta Monteiro, Marta Vaz do Carmo, Núria Coelho, Teresa Castro, Thiago Dantas, Viktor Honchar, Yuri Ceban
Produtor: Gabriel Abrantes, Marta Furtado, Natxo Checa
Produção: A Mutual Respect
Gabriel Abrantes (1984, Carolina do Norte, EUA) vive e trabalha em Lisboa. Em 2006 completou a licenciatura em Cinema e Artes Visuais na The Cooper Union for the Advancement of Science and Art, em Nova Iorque.
Estudou também na École nationale supérieure des Beaux-Arts, Paris, em 2005?06, e no Le Fresnoy ? Studio national des arts contemporains, Tourcoing, França, em 2007. Em 2010 co-fundou a produtora de filmes A Mutual Respect.
A sua filmografia tem sido mostrada em exposições como "List Projects: Gabriel Abrantes”, MIT List Visual Arts Center (Cambridge, Massachusetts, 2013), "Dinasty”, Palais de Tokyo (Paris, 2010) e "Reset”, Fondation d’Enterprise Ricard (Paris, 2010).
Em 2010, o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) dedicou-lhe uma exposição retrospetiva.
Vencedor, entre outros, do Prémio EDP 2009, do Prémio FNAC Novos Talentos (Festival Indie Lisboa, 2009) e Leopardo de Ouro para Melhor Curta-Metragem (Festival de Cinema de Locarno, 2010).
Projeto "Serralves Ecossistema Criativo" co-financiado por: