Cinema: Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt

23 MAR 2014
"Ennui Ennui" de Gabriel Abrantes
"A History of Mutual Respect" de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt

O artista Gabriel Abrantes, Bruno Marchand (co-curador da exposição) e Natxo Checa (curador e co-fundador da produtora A Mutual Respect) apresentarão a sessão, que encerra com um debate aberto ao público.
Acesso: mediante levantamento de bilhete gratuito na Receção do Museu


Ennui Ennui
Ficção, 2013 | 33 Min. | S-16 mm transferido para DCP
Línguas: francês, dari e inglês | Legendas: Inglês

Esta comédia negra ilustra o atual conflito militar no Afeganistão utilizando a farsa. Giselle, embaixadora francesa no Afeganistão, e a sua filha Cleo visitam um acampamento de nómadas kuchi para negociar o desarmamento da tribo. Enquanto elas desenvolvem negociações absurdas e complexas, um senhor da guerra do sexo feminino, Bibi Ayesha, e o seu filho meio idiota, Mal Faq’tar, aproximam-se do acampamento a fim de raptarem a princesa Cher.
Ennui Ennui é acerca do comércio de noivas entre tribos, da presença de fotos de Hillary Clinton na internet, do trabalhador que chama a Obama "Papá”, da virgindade crónica das voluntárias de Libraries without Borders [Bibliotecas sem Fronteiras] e de porquinhos voadores. É uma comédia em francês, dari (afegão persa) e inglês.


A History of Mutual Respect
Ficção, 2010 | 24 Min. |  S-16 mm transferido para 35 mm
Línguas: inglês, castelhano e português | Legendas: Português

Quando dois rapazes partem rumo a uma viagem filosófica e apenas um deles está preparado, os seus mundos vão separar-se para sempre.
Vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2010 e do prémio para a melhor curta-metragem portuguesa no INDIELISBOA 2010, A History of Mutual Respect é uma viagem existencial sensual e filosófica, "um filme político e excêntrico difícil de qualificar, que recorda as obras mais ousadas de Glauber Rocha. Os dois protagonistas (papéis desempenhados pelos dois autores) vão à América Latina em busca do exotismo do Terceiro Mundo e de uma sexualidade ‘pura’ e ‘limpa’. Durante essa viagem metafísica, toma forma um universo de inocência perdida e desencanto onde não se permitem utopias revolucionárias ou humanistas. O cinismo dos heróis da Europa Ocidental encontra eco na ilusão de riqueza e conforto da bela rapariga brasileira que eles encontram e tentam seduzir na selva”.


Projeção de cinema integrante da exposição "12 Contemporâneos: Estados Presentes"
Ennui Ennui A History of Mutual Respect Gabriel Abrantes Ficção | 2013 | 33 Min. | S-16 mm transferido para DCP
Línguas: francês, dari e inglês | Legendas: Inglês
Realização e argumento: Gabriel Abrantes
Fotografia: Simon Roca
Som: Philippe Deschamps
Montagem: Aël Dallier Vega
Música: Ulysse Klotz
Com: Edith Scob, Laëtitia Dosch, Omid Rawendah, Breshna Bahar, Esther Garrel, Aref Banuhar, Asif Mawdoodi, Stephan Rizon
Produtor: Justin Taurand
Produção: Les Films du Bélier

Ficção | 2010 | 24 Min. |  S-16 mm transferido para 35 mm
Línguas: inglês, castelhano e português | Legendas: Português
Direção de fotografia: Natxo Checa
Realização, argumento e edição: Gabriel Abrantes & Daniel Schmidt em colaboração com Natxo Checa
Com: Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt, Joana Nascimento, Alcina Abrantes, Natxo Checa, Edivaldo Carlos, Rigoberto Esquivel, Mati Diop
Produtores: Gabriel Abrantes, Natxo Checa & ZDB
Produtor associado: Periferia Filmes / João Trabulo
Produzido por  A Mutual Respect
Gabriel Abrantes (1984, Carolina do Norte, EUA) vive e trabalha em Lisboa. Em 2006 completou a licenciatura em Cinema e Artes Visuais na The Cooper Union for the Advancement of Science and Art, em Nova Iorque.

Estudou também na École nationale supérieure des Beaux-Arts, Paris, em 2005?06, e no Le Fresnoy ? Studio national des arts contemporains, Tourcoing, França, em 2007. Em 2010 co-fundou a produtora de filmes A Mutual Respect.

A sua filmografia tem sido mostrada em exposições como "List Projects: Gabriel Abrantes”, MIT List Visual Arts Center (Cambridge, Massachusetts, 2013), "Dinasty”, Palais de Tokyo (Paris, 2010) e "Reset”, Fondation d’Enterprise Ricard (Paris, 2010).

Em 2010, o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) dedicou-lhe uma exposição retrospetiva.

Vencedor, entre outros, do Prémio EDP 2009, do Prémio FNAC Novos Talentos (Festival Indie Lisboa, 2009) e Leopardo de Ouro para Melhor Curta-Metragem (Festival de Cinema de Locarno, 2010). Projeto "Serralves Ecossistema Criativo" co-financiado por:
Cinema: Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile