COLEÇÃO DE SERRALVES: OBRAS RECENTES

de 15 MAR 2013 a 10 JUN 2013
Gerardo Burmester, Pedro Cabrita Reis, Marcelo Cidade, José Pedro Croft, Carla Filipe, Rita McBride, Charlotte Moth, Paulo Nozolino, Damián Ortega, João Penalva, Fernando José Pereira, Ana Maria Tavares, Guy Tillim, Francisco Tropa, Adriana Varejão, !Von Calhau!
"Coleção de Serralves: Obras Recentes" assinala um interesse renovado pelo acervo da Fundação através de um programa de exposições e apresentações especiais que decorrerão ao longo de todo o ano no Museu e na Casa de Serralves. 
A primeira da série dá a ver uma seleção de obras integradas na Coleção de Serralves desde 2009 através de aquisições, doações de artistas ou depósitos. Representativa de abordagens distintas mas preocupações afins de artistas residentes não só na Europa como no Brasil, México, África do Sul e Estados Unidos, a mostra revela novas formas de produção artística da última década.
Circa 1968, a exposição inaugural do Museu apresentada em 1999, lançou os alicerces para a Coleção de Serralves por referência a uma década fulcral em que novas atitudes emergiram na cena artística portuguesa e internacional. Assinalando o décimo aniversário do Museu, "Serralves 2009: A Coleção” mapeou o crescimento do acervo em função daquele marco histórico. A presente mostra centra-se agora no início dos anos 2000.  
Projetando-se para além do enquadramento internacional como ponto de referência para a arte e os artistas portugueses, apresentações futuras do acervo continuarão a celebrar histórias da arte cruzadas e paralelas, a refletir sobre contextos específicos integrantes de uma realidade global contemporânea. Em sintonia com a arte do nosso passado recente, a Coleção propõe-se examinar o modo como a arte de hoje antecipa aspetos do nosso futuro.
Paralelamente a "Coleção de Serralves: Obras Recentes”, serão expostas no átrio do Museu a instalação escultórica do artista alemão Thomas Schütte Is There Life Before Death?, de 1998, e duas obras seminais de Alberto Carneiro reveladoras do papel da fotografia na sua prática escultórica: Os 4 elementos, 1969-79, e Ainda o mar para além do labirinto, de 1978. Deste artista poderá o visitante ver na Biblioteca do Museu Operação estética em Vilar do Paraíso, de 1973, além de uma seleção das suas edições e de materiais efémeros pertencentes ao arquivo de Serralves.
Actividades Relacionadas 11 Abril - Conversa com Francisco Tropa 9 Maio - Conversa com Carla Filipe 30 Maio - Conversa com Fernando José Pereira 6 Junho - Conversa com Gerardo Burmester Apoio Projeto "Serralves Ecossistema Criativo" co-financiado por:
COLEÇÃO DE SERRALVES: OBRAS RECENTES
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile