CURSO ARTE E INFINITUDE, com Bernardo Pinto de Almeida

de 20 NOV 2017 a 19 FEV 2018
De Hegel a Tatlin, ou destes a Arthur Danto, mais recentemente, muitas foram, nos últimos 150 anos, as sucessivamente anunciadas "mortes da arte”. Se o primeiro a quis dissolvida na filosofia, numa anunciada realização do Espírito Absoluto, ou os Vanguardistas do início do Século XX (Futuristas, Dadaístas e Construtivistas russos) a anteciparam a breve trecho ultrapassada pelo movimento progressista da História e, de um ponto de vista mais conservador, Danto a viu anunciada na realização prática da Pop warholiana, assegurando-lhe uma morte solenemente americana,  o facto é que, qual fénix, a arte incessantemente vem renascendo das suas cinzas, anunciando, contra todos os prognósticos, um sentido de infinitude. Seja no plano da criação, seja institucional ou no de mercado.Pensar a dimensão da infinitude da arte através das formas transitórias do Contemporâneo — das práticas artísticas às inscrições institucionais, e às repercussões destas no plano comunicacional do mercado —  é uma das apostas fortes deste Ciclo de Conferências que se propõe analisar, ao longo de doze sessões, ilustradas por vastos conjuntos de imagens e através da meditação sobre obras de Artistas centrais, alguns momentos da arte do século XX que prepararam a Contemporaneidade para, a partir deles, entender que, apesar da modificação dos seus paradigmas e das suas significações, a arte resiste, quer como prática quer como instituição.
Número de sessões: 12 com um total de 18 horasHorários: 19H-20H30Datas: Segundas-feiras
20 NOV, 27 NOV 4 DEZ, 11 DEZ, 18 DEZ8 JAN, 15 JAN, 22 JAN, 29 JAN5 FEV, 12 FEV, 19 FEV
Lotação Esgotada.  BERNARDO PINTO DE ALMEIDA Bernardo Frey Pinto de Almeida, n. 1954 no Peso da Régua.
Doutorou-se, em 1993, pela Universidade do Minho, em História da Arte e da Cultura. É, desde 2003, Professor Catedrático na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 
Prémio AICA/Gulbenkian de Crítica de Arte (1983). Colaborações com revistas: "Colóquio/Artes”, "Arte Ibérica” (Portugal) "Lapiz”, "Arte y Parte” (Espanha), "Flash Art” (Itália) "Artforum” e "Contemporanea” (EUA), além de escrever regularmente na imprensa desde 1981.
Actividade institucional:Integrou a Comissão de Compras da Fundação de Serralves (1989-1995). Organizou a colecção de Arte portuguesa contemporânea do M.E.I.A.C.-Museo Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporaneo (Badajoz/Espanha), 1994. Foi, entre 1997 e 2001, Director Artístico da Fundação Cupertino de Miranda em V. N. de Famalicão, onde fundou o Centro de Estudos do Surrealismo e organizou diversas exposições e actividades culturais. Representando o Estado Português, integrou o Conselho de Administração da Fundação Berardo (2006-2010).
Organizou, como comissário independente, mais de seis dezenas de exposições em diversos Museus e Instituições (Portugal e Espanha) em Museus e Instituições públicas e privadas, entre as quais a Secção internacional da Bienal Internacional de Pontevedra em 1986 e 1988, Há um minuto do mundo que passa (Fundação de Serralves, 1990), Angelo de Sousa - Uma Antológica (Serralves/CCB, 1993), Colecção de arte portuguesa no M.E.I.A.C. (Badajoz, Espanha, 1995), Dennis Oppenheim (Fundação de Serralves, Porto,1996). 
Dirigiu a Colecção "Caminhos da Arte Portuguesa no Século XX” (de que se publicaram 40 volumes) na Editorial Caminho.Prefaciou cerca de cinco centenas de catálogos de exposições, em Portugal e no estrangeiro, a convite de Instituições e galerias de arte, e proferiu mais de três centenas de conferências em Museus, Universidades e Fundações sobre temas de Crítica e de História da Arte e da Cultura, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente a convite do Collège International de Philosophie.
Publicou diversa obra, de ensaio e de poesia, em que destaca:
Ensaio:
Pintura Portuguesa no Século XX, ed. Lello & Irmãos, Porto, 1993 (2ª edição 1996, 3ª 2002). Imagem da Fotografia, ed. Assírio & Alvim, Lisboa, 1995. Immagine della Fotografia, edição italiana, ed. Jouvence, Roma, 2006 (com prefácio de António Tabucchi) em nova edição portuguesa, Relógio d’Água, Lisboa, 2014.O Plano de Imagem, ed. Assírio & Alvim, Lisboa, 1996.Henrique Pousão, ed. Assírio e Alvim, Lisboa, 2000.Transição — Cíclopes, Mutantes, Apocalípticos, ed. Assírio e Alvim, Lisboa, 2002.As imagens e as coisas, ed. Campo das Letras, Porto, 2002.Quatro Movimentos da Pele, ed. Campo das Letras, Porto, 2004.Força de Imagem - O Surrealismo, Campo das Letras, Porto, 2008Alberto Carneiro - Lição de Coisas, Campo das Letras, Porto, 2008A representação das Imagens/Noronha da Costa, Afrontamento, Porto, 2012.Ângelo de Sousa - Lógica da Percepção, ed. Bial, Porto, 2016.Arte Portuguesa no Século XX - Uma História Crítica, ed. Coral Books, porto, 2016.
Poesia:
Escalas, ed. do autor, Porto, 1981.sem título, Sétima Face ed. Porto, 2002.e outros poemas, ed. Quetzal, Lisboa, 2002.Depois que tudo recebeu  o nome de Luz ou de Noite, ed. Asa, Porto, 2002.Hotel Spleen, ed. Quetzal, Lisboa, 2003.Marin, & etc., Lisboa, 2003.Segunda Pátria, &etc, Lisboa, 2005A Noite, Relógio d'Água, Lisboa, 2006,Negócios em Ítaca, Relógio d'Água, Lisboa, 2011.
Literatura infantil:
As aventuras do Pato Raimundo, Assírio e Alvim, Lisboa, 2000A última obra do pintor, Quetzal, Lisboa, 2002O Natal do Pedro, ed. ASA, Porto, 2002
CURSO ARTE E INFINITUDE, com Bernardo Pinto de Almeida
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