No dia 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, visando a promoção da conservação das florestas naturais. Trata-se do dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.
A floresta autóctone – floresta de árvores originárias do próprio território – está mais adaptada às condições de solo e clima da região, sendo mais resistente a pragas, doenças e a períodos longos de seca e de chuvas intensas, em comparação com as espécies introduzidas. Trata-se de um elemento chave na conservação da biodiversidade e património paisagístico.
A colaboração de todos é fundamental para a preservação da nossa floresta autóctone.
Para assinalar esta data a Fundação de Serralves propõe uma visita orientada ao Parque, no dia 24 de novembro, dedicada à descoberta das espécies autóctones que habitam este espaço notável de paisagem e arte.
Conceção e orientação: João Almeida, Diretor do Parque de Serralves
Ponto de encontro: Foyer do Museu de Serralves
Inscrição: 3 euros
Amigos de Serralves (exceto Amigo Professor): 2,70 euros
Compre aqui o seu bilhete.
Para mais informações, contacte Ana Oliveira através do email a.oliveira@serralves.pt
No dia 23 de novembro, a Fundação de Serralves associa-se ao cre.porto (Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto), sugerindo a participação numa atividade de reflorestação no Monte Padrão, em Santo Tirso.
Inscrição aqui.