Entrada gratuita.
Sessão inaugural às 21h30 com a presença de Edgar Pêra, Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves, e António Preto, curador da retrospetiva, seguindo-se a projeção dos filmes.
As desventuras du homem-kâmara – Epizohdyus 111, 113 & 115 | 2 minPartindo do peculiar olhar cinematográfico que rege toda a sua obra, no manifesto As Desventuras du Homem-Kâmara – Epizohdyus 111, 113 & 115 Edgar Pêra reivindica para si o famoso filme de Dziga Vertov "Man with a Movie Camera", cruzando-o com as influências de Aurélio Paz dos Reis, do cinema de animação polaco e da obra de Terry Gilliam, para pôr em prática uma antropomorfização da câmara de filmar, convertida em máquina devoradora-regurgitadora. Assim se traça o singular universo visual em que o homem-câmara se move, espaço onde o cinema é compreendido e potencializado enquanto dispositivo de experimentação múltipla, alucinatória, instável e cambiante.
Reproduta Interdita | 8 minO espaço aluído e apocalíptico das simbólicas ruínas do Chiado é, numa temporalidade ambígua, o lugar que em Reproduta Interdita ocasiona o encontro entre duas personagens muito particulares: uma estranha mutante com capacidade de teleportação e Penélope Kruxis, uma enfermeira que enfrenta aqui um caso raro de mutação contagiosa, resultante da invasão de um elemento estranho neste meio catastrófico. O resto é história, antecipação e significativas mudanças de rumo.
Matadouro | 8 minMatadouro, primeira incursão de Edgar Pêra pelo vídeo-cinema, é composto por fragmentos de episódios do "programa de televisão mais popular da 3ª idade das trevas”, num encontro entre imagens estilizadas das actividades violentas do Matadouro Frigorifico de Lisboa e planos que descrevem as reacções dos espectadores, registadas em directo. Este choque inesperado é, também – se o entendermos no que tem de mais sugestivo –, uma relação sarcástica entre a imagem televisiva e o lugar destinado à matança para consumo público.
Manual de Evasão LX94 | 63 minNuma delirante tensão fílmica entre o expressionismo e o cómico, Manual de Evasão LX94 alia uma estética excêntrica, herdada do cinema de atracções e do mudo, aos atributos das personagens-tipo da "comédia à portuguesa”. As intervenções burlescas de vários actores são, neste filme, catalisadas por discursos filosóficos sobre a trans-temporalidade, a cargo de três escritores da contra-cultura norte-americana (Terence McKenna, Robert Anton Wilson e Rudy Rucker), que apresentam uma reflexão acerca da natureza do tempo a partir de uma perspectiva sobre a cidade de Lisboa, entendida aqui não apenas como espaço concreto, mas, sobretudo, enquanto matéria temporal. A cópia 35mm que apresentamos na retrospectiva só foi projectada uma única vez e resulta de uma intervenção plástica directa sobre a película.
Esta sessão está integrada no ciclo de cinema EDGAR PÊRA: UMA RETROSPETIVA.
AS DESVENTURAS DU HOMEM-KÂMARA - EPIZOHDYUS 111, 113 & 115, 1998
REPRODUTA INTERDITA, 1990
MATADOURO, 1991
MANUAL DE EVASÃO LX94, 1994
Realização: Edgar Pêra Montagem: Tiago Pereira Imagem: Daniel Neves Som: Inês HenriquesInterpretação: Tiago Pereira, Daniel Neves Coordenação: João MilagreAnimação: João Dias, Catarina Ramalho, Eva Mota, João GomesSecretariado: Paula FigueirinhaEstagiários: Nuno Barradas, Hugo Freitas, Rita Frazão Produção: Akademya Lusoh-Galaktika Formato: vídeo dv digital preto e branco, 2 min.
Realização, argumento e produção: Edgar Pêra Som: Pedro BidarraProdução visual: Rosário LopesMontagem: José Nascimento Fotografia: Rui Henriques Genérico: João Pinto Música: Pedro Bidarra, Pedro Ayres MagalhãesInterpretação: Margarida Matos (Penelope Cruxis), Lígia Pereira (Mutex Teleportis), António Gama (Kontaminohvsk) Formato: 35mm, cor, 8 min.
Concepção, realização, câmara, montagem e produção: Edgar PêraTelecinema 35mm: João PintoSupervisão 35mm: Carlos AssisAuxiliar vídeo: Laurent SimõesAssistente de montagem: António Costa Música: Pedro Bidarra produção executiva: Núcleo de Cineastas IndependentesFormato: 35mm, cor, 8 min.
Realização: Edgar Pêra Fotografia: Michael Mandero Banda sonora: Tiago Lopes, Paulo Abelho Montagem: Pedro RibeiroSom: Francisco Veloso, Paulo AbelhoInterpretação: Ana Bustorff, Anabela Teixeira, Duarte Barrilaro Ruas, Fernando Candeias, João Reis, José Wallenstein, Manuel João Vieira, Margarida Marinho, Margarida Miranda, Suzie PetersonIntervenção: Terence McKenna, Robert Anton Wilson, Rudy RuckerProdutora executiva: Catarina Santos Produção: Maria João Mayer, Companhia de Filmes do Príncipe Real para a Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura Formato: 35mm , preto e branco/cor, 63 min.