SWK4 | 33 min.SWK4 aborda o universo futurista, surrealista e modernista de Almada Negreiros, partindo de uma revisitação de diferentes textos escritos pelo autor entre 1915 e 1917: Mima Fataxa, Cena do Ódio, Manifesto Anti-Dantas, A Engomadeira, K4, O Quadrado Azul, Saltimbancos e Ultimatum Futurista. O filme, dividido em seis partes, correspondentes aos textos em que se apoia, presentifica um Almada Negreiros "sem caução cultural, provocatório, a fazer a apologia da luxúria, do deboche, da actuação frenética sobre o quotidiano, das maneiras de viver muito intensas”, funcionando, assim, como um estimulo à possibilidade de aplicação do impulso provocador e excêntrico do futurismo a uma contemporaneidade derrotista e nostálgica.
Crime Azul | 15 min.Tendo como inspiração a vida e obra de Amadeo de Souza-Cardozo, Crime Azul parte de uma ideia de continuidade anacrónica para cruzar particularidades etnográficas da realidade contemporânea portuguesa com a ficção pictórica, sugerida aqui sobretudo pelo emblemático quadro do pintor, A Procissão (1913). Entre distintas coordenadas espácio-temporais, o filme interpela o real através da dinâmica dos quadros de Souza-Cardoso, desenvolvendo-se num movimento de cumplicidade entre a realidade e a ficção.
Avant la corrida | 10 min.Documentário que retrata a realização de um outro filme, Avant la Corrida pode ser visto como um making of, um registo irónico do processo de criação de Crime Azul (2009) a partir das suas variantes de encenação e intervalos de rodagem. Neste sentido, são as ocorrências ocultas por detrás da câmara – o fora de campo e o fora de cena do primeiro filme – que adquirem o estatuto de narrativa iconoclasta, num braço de ferro entre a inversão da ficção e a realidade simulada.
Agit Tekno Kountdown | 13 min.A curta-metragem Agit Tekno Kountdown trabalha de forma frenética a moção visual acelerada dos corpos em festivais, festas e discotecas. Mais do que um documentário sobre as ditas tribos urbanas – ou, visto sob o prisma oposto, sobre a eventual alienação juvenil –, o filme ensaia uma ampliação do campo perceptivo do espectador através de um experimentalismo sensorial, ao mesmo tempo que interroga as relações entre massificação, contracorrente e revolução. Se a revolução é a vanguarda, onde poderemos encontrar, hoje, a vanguarda da revolução?
Esta sessão está integrada no ciclo de cinema EDGAR PÊRA: UMA RETROSPETIVA.
SWK4, 1993
CRIME AZUL, 2009
AVANT LA CORRIDA, 2009
AGIT TEKNO KOUNTDOWN, 1998
Argumento e realização: Edgar Pêra Poemas e manifestos: José de Almada NegreirosMontagem: Pedro RibeiroFotografia: Laurent Simões Música: Paulo Abelho, Tiago Lopes Interpretação: José Wallenstein, Carlota Lagido, Duarte Barrilaro Ruas, Fernando Candeias, Suzie Peterson, Manuel João VieiraIntervenções especiais: Rui Reininho, Rui FernandesProdução: Catarina Santos e Maria João Mayer [para a exposição Centenário de Almada Negreiros no CCB – Centro Cultural de Belém, 1993].Formato: 35mm preto e branco/cor, 33 min.
Argumento, realização, som e montagem: Edgar PêraFotografia: Jorge Quintela, Paulo AbreuAssistente de realização: Ricardo FreitasProdução visual: Ricardo PretoGuarda roupa: Susana AbreuInterpretação: Miguel Borges (investigador), Valdemar Santos (Amadeo desportista), Sue/Ziggy (Mulher grávida)Voz de Amadeo: Nuno MeloProdutores: Rodrigo Areias, João Trabulo, Ana CostaProdução: Bando à ParteCo-Produção: CinemateFormato: vídeo, cor, 15 min.
Argumento e realização: Edgar PêraFotografia: Edgar Pêra, Jorge Quintela e Paulo AbreuMontagem: Edgar PêraSom: Vasco Carvalho e Edgar Pêra Cenografia: Ricardo PretoGuarda-roupa: Susana AbreuAssistente de realização: Ricardo FreitasProdutor: Rodrigo AreiasProdução: Bando à ParteFormato: vídeo, cor, 10 min.
Concepção, câmara e montagem: Edgar PêraCoordenação: João Milagre Direcção de produção: Paula FigueirinhaProdução: Akademya Lusoh-GalaktikaFormato: vídeo, preto e branco/cor, 13 min.