EDGAR PÊRA: UMA RETROSPETIVA - 17 NOV

17 NOV 2016


Guerra ou Paz? | 17 min.Intercalando arquivos e entrevistas inéditas a ex-combatentes mutilados da Guerra Colonial Portuguesa com um exercício de correspondência sarcástica entre figuras ditatoriais do século XX e super-heróis dos comics da Marvel, Guerra ou Paz? é um filme-instalação que traça uma bissectriz irónica entre ficção e realidade – tema transversal, tão caro a Edgar Pêra –, aproximando, com base nessa oposição, diferentes espaços e tempos a partir do ponto de vista de um observador alienígena, cuja missão consiste em decidir (em distinguir...) entre guerra e paz no planeta terra.



Sem título (Traça) | 11 min.Partindo de um cruzamento sonoro e imagético entre o passado e o presente, S/Título (Traça) resulta da montagem de imagens de arquivo, tão anónimas quanto representativas dos ócios e inquietações da classe média de finais do Estado Novo. O filme estabelece com 25 de Abril Uma Aventura para a Democracya (2000), um diálogo paradoxal, funcionando ao mesmo tempo como síntese e esboço dessa obra, cronologicamente anterior. Recorrendo a material recolhido em filmes amadores e na comunicação social, o filme sonda as contradições da Revolução dos Cravos como uma sintomatologia das imagens ingénuas.



25 de Abril uma Aventura para a Democracya | 16 min.A curta-metragem 25 de Abril Uma Aventura para a Democracya interroga a adesão popular à Revolução, baseando-se num exercício de montagem que recusa a sequencialidade linear e conquista recuo crítico ao colocar em confronto imagens de arquivo representativas de alguns dos momentos mais relevantes da história do século XX português. 



És a Nossa Fé | 20 min.És a Nossa Fé interpela o futebol a partir do olhar de bancada e da vivência colectiva da epifania desportiva, conferindo uma atenção particular ao potencial visual e antropológico das reacções dos adeptos-espectadores. Este desvio do enfoque da objectiva do campo para a plateia configura, também, uma incursão pela iconografia religiosa, num filme que tende para a abstracção e para a recusa da realidade. A relação das massas com o espectáculo messiânico, bélico e ritualístico que é o futebol, é pensada no filme como um acontecimento que, à semelhança do cinema, funciona como um fármaco capaz de suspender a vida quotidiana.



Impending Doom | 8 minCom acompanhamento musical dos Dead Combo e The Legendary Tigerman, Impending Doom é uma interpretação sonora e visual de duas cerimónias de comunhão colectiva que perfilham crenças, ideologias, temperamentos e localizações diferentes – senão antagónicas: o enterro do Papa versus o enterro de Álvaro Cunhal –, aproximadas pelas imagens que revelam afinidades e interrogam, politicamente, os limites dos pretensos universais antropológicos.



U K Faz Falta | 10 min.Tomando de empréstimo o sentido político da canção de Zeca Afonso que dá título ao filme, U K Faz Falta aproxima – pela afirmativa e pela interrogativa –celebrações populares muito distintas, sob o pano de fundo de uma selecção musical de Miguel Esteves Cardoso. Encomendado pela SIC para assinalar os vinte anos da revolução de 1974, o filme convoca o formato do videoclipe para, com base em diferentes imagens – sejam imagens de arquivos públicos, como uma carga policial sobre manifestantes na ponte 25 de Abril, sejam imagens de arquivos pessoais, que reflectem o passado colonial português, cruzadas com desfiles de carnaval e aspectos do cosmopolitismo do Bairro Alto – pensar continuidades e choques entre a festa, a luta e a repressão. Edgar Pêra sempre gostou de filmar multidões. Aqui, o movimento colectivo dá corpo à ideia da democracia como confronto, recuperando o desígnio de viver a luta política como uma festa: a festa da democracia que, neste filme, se abre ironicamente com uma sugestiva alusão às cores e elementos gráficos da bandeira sulista norte-americana. 

Esta sessão está integrada no ciclo de cinema EDGAR PÊRA: UMA RETROSPETIVA.  GUERRA OU PAZ?, 1992 S/TÍTULO (TRAÇA), 2015 25 DE ABRIL UMA AVENTURA PARA A DEMOCRACYA, 2000 ÉS A NOSSA FÉ, 2004 IMPENDING DOOM, 2006 U K FAZ FALTA, 1995
Concepção, realização e montagem: Edgar Pêra Fotografia: João Pinto Música: Pedro Bidarra Produção: Catarina Santos, Edgar Pêra  Produção: Núcleo de Cineastas Independentes  Formato: 35mm, cor, 17 min.

Concepção e montagem: Edgar PêraImagem: a partir de filmes amadores e de família da colecção do Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca para Som: filme 25 de Abril, uma aventura para a democracyaPós-produção: Cláudio VasquesEncomenda: TRAÇA – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares e Fitas na RuaProdução: EGEAC e Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca Formato: vídeo, cor, 11 min.

Concepção, montagem e realização: Edgar Pêra Colaboração: Manuel RodriguesBanda sonora: Gué, Artur CyanettoProdução: Akademya Lusoh-Galaktika (edição para o Centro de Documentação 25 de Abril)Formato: vídeo, preto e branco/cor, 16 min.

Concepção, realização e montagem: Edgar Pêra Colaboração: Manuel RodriguesRepórteres de imagem: João Pinto, Inês Henriques, Margarida Morins, Lígia Pereira, Rita Figueiredo, António Pinto, Pedro SilvaFotografia: Edgar Pêra  Música: Vítor RuaSom: Rodrigo AreiasProdutor: Paulo Branco  Produção: Madragoa Filmes Formato: vídeo, cor, 20 min.

Concepção, fotografia e realização: Edgar Pêra Música: Legendary Tigerman com Dead ComboMontagem: Nádia HenriquesProdutor executivo: João Pinto SousaProdução: Edgar Pêra (no contexto de uma residência artística na ZDB, 2004-2007)Formato: vídeo, cor, 8 min.

Câmara, realização e montagem: Edgar PêraSelecção musical: Miguel Esteves CardosoProdução: SICFormato: vídeo, cor, 10 min.
EDGAR PÊRA: UMA RETROSPETIVA - 17 NOV
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile