IMAGES DU MONDE VISIONNAIRE / UN HOMME QUI DORT

25 FEV 2018
CICLO "ÁLVARO LAPA: NO TEMPO TODO”: ARTES PERFORMATIVAS . CINEMA . PENSAMENTO - 2ª SESSÃO
Henri Michaux, Images du Monde Visionnaire, 1964, 34 min. Produzido para a farmacêutica suíça Sandoz, conhecida por ter sintetizado o LSD em 1938, Imagens do Mundo Visionário, de Henri Michaux e Eric Duvivier é um filme educativo sobre os efeitos alucinogénios da mescalina e do haxixe. O filme propõe mostrar os diferentes tipos de imagens, bem como o modo específico como elas aparecem e desaparecem na imaginação de um indivíduo exposto a estes psicotrópicos. 
Georges Perec e Bernard Queysanne, Un homme qui dort, 1974, 77 min. (Imagem)História de um estudante de sociologia que uma manhã se recusa a sair da cama, Um Homem que Dorme é, também – e na senda do imaginário pós-Maio de 1968 –, o retrato de um jovem que entra em estado de hibernação, numa indiferença absoluta e dissidência radical da sociedade de consumo. A reflexão desenvolvida por Perec em torno do infra-ordinário conjuga-se, neste filme, com renúncia de fundo onde se pensam as fronteiras entre a  loucura e  a lucidez extrema. 
Compre o seu bilhete aqui. Mecenas da Exposição
IMAGES DU MONDE VISIONNAIRE / UN HOMME QUI DORT
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile