O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta a mais completa exposição retrospectiva de Julião Sarmento (Lisboa, 1948) até agora realizada. Nas últimas quatro décadas, a obra de Julião Sarmento tem conseguido uma ampla circulação internacional, fazendo do seu autor um dos mais reconhecidos artistas contemporâneos portugueses. Na última década, entre as numerosas exposições individuais realizadas por Julião Sarmento, destacam-se aquelas que foram realizadas na Tate Modern, Londres, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (Brasil), na Fundación Marcelino Botín, Santander, Espanha, no Van Abbbemuseum, Eindhoven (Holanda), e no MNCARS, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid, Espanha.
A obra de Sarmento explora temas como o erotismo e a sexualidade, questionando conceitos como o desejo, a ausência, o tempo e a linguagem, através de diferentes técnicas como a pintura, o desenho, a escultura, a instalação, o cinema, a fotografia e a performance. Na inauguração, o artista apresenta um conjunto de performances especificamente concebidas para esta ocasião, interpretadas na Casa de Serralves por conhecidas figuras da moda, da dança e de outras artes performativas.
A exposição é acompanhada por uma relevante publicação monográfica sobre a obra de Julião Sarmento, co-editada com a prestigiada editora alemã Hatje Cantz.
Comissariado: João Fernandes e James Lingwood
Inauguração: 23 novembro, 23h00, com entrada livre, na Casa de Serralves.Na noite da inauguração, apresentação de um conjunto de performances especificamente concebidas para a ocasião e que fazem parte integrante da exposição.
Apoio institucional
Performances que fazem parte integrante da Exposição co-financiada por
Performances que fazem parte integrante da Exposição co-financiada por