LEONOR ANTUNES "CASA, MODO DE USAR"

de 16 JUL 2011 a 02 OUT 2011

Leonor Antunes (n. 1972, Lisboa) vive e trabalha em Berlim desde 2004. Nos últimos anos tem exposto regularmente em diversos museus e galerias internacionais de renome. A exposição agora apresentada na Casa de Serralves estabelece-se como um momento raro, uma vez que vai permitir ver a obra desta artista em Portugal, escolhida e produzida num contexto muito particular: as peças apresentadas foram concebidas especialmente para o espaço da Casa, o que se relaciona com o facto de a artista sempre ter trabalhado a arquitectura e os espaços expositivos na sua obra.

Depois da sua participação na exposição "Squatters”, que Serralves produziu em 2001, e na qual Leonor Antunes apresentou uma escultura que sobrepunha um chão ao chão original da Casa, a exposição "casa: modo de usar é um regresso da artista à Casa de Serralves, ocupando agora a totalidade dos seus espaços, assim como o espaço adjacente da capela.

Recorrendo, em grande medida, à herança da arte minimalista e conceptual das décadas de 1960 e 70, o corpo de trabalho de Leonor Antunes sempre reflectiu a premissa de que o espectador deve experienciar a obra numa relação de interacção com o lugar onde é apresentada. São as características dos sítios que determinam a forma do trabalho, numa interacção com a arquitectura que o leva à absorção e transformação do seu contexto de apresentação. Por isso muitas das peças de Leonor Antunes são à partida efémeras, apesar da solidez e da durabilidade das matérias empregues, que poderão ir da madeira de pinho ao alumínio polido.

Os trabalhos de Leonor Antunes da última década partem quase sempre de uma observação meticulosa, atenta ao mais pequeno detalhe, dos espaços onde expõe; frequentemente, replicam mesmo algumas das suas características. A ida da artista para Berlim em 2004, para uma residência na Kunstlerhaus Bethanien, aponta novas direcções no seu trabalho e acentua a relevância de uma cidade em transformação. A artista inicia um processo de descoberta da cidade que passa pela observação de muitos dos seus edifícios, aprofundando os seus conhecimentos sobre a história do design e da arquitectura do século XX, investigação que servirá uma série de projectos futuros que têm agora visibilidade na exposição "casa: modo de usar”.

Comissariado: Nuria Enguita MayoProdução: Fundação de Serralves
Visitas orientadas à Exposição:8 de Setembro, 18h30, por João Fernandes.
LEONOR ANTUNES "CASA, MODO DE USAR"
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile