Um programa de filmes clássicos selecionados pelo artista Mel Bochner e a cineasta Lizbeth Marano.O mito da vida do artista perdura. Na imaginação popular foi sempre uma fantasia de "sexo, loucura, fracasso e morte”. Obviamente, esse inebriante cocktail provoca uma sede psicológica da cultura em geral. (Os artistas sofrem pelos nossos pecados!) Hollywood contribuiu para perpetuar esse mito em filmes como os quatro apresentados neste programa (embora um deles seja, claro, uma produção francesa, baseada no que é talvez um dos primeiros exemplos de género literário, A Obra-prima Desconhecida de Balzac). (Mel Bochner e Lizbeth Marano)
A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete na receção do Museu de Serralves.A seleção de filmes (legendados em português) será apresentada no Auditório no fim de semana de 18 a 19 outubro:
18 out, 21h30The Agony and The Ecstasy (1965), Charlton Heston, Director - Carol Reed, 138’
Agonia e Êxtase é a história de Miguel Ângelo e da Capela Sistina. Baseado no best-seller de Irving Stone e realizado por Carol Reed, com Charlton Heston como protagonista e Rex Harrison como papa Júlio II, o filme poucas semelhanças tem com a verdadeira história da obra, ou do artista, que era baixo, entroncado e homossexual. Heston empolga-se e desempenha o papel como se ele fosse uma extensão do seu Moisés de Os Dez Mandamentos. (Mel Bochner e Lizbeth Marano)
19 out, 16h00The Horses Mouth (1958), Alec Guinness, Director - Ronald Neame, 95’The Horses Mouth é protagonizado por Alec Guiness, que também escreveu o argumento, com base no romance homónimo de Joyce Cary. É a história delirante de um artista boémio, Gulley Jimson, que passou de moda. Ele é provocador, grosseiro e não vive de acordo com as normas da sociedade. Mas empenha-se sinceramente na sua pintura e não permite que seja o que for interfira na sua visão. Os quadros que se veem no filme (e que são muitíssimo bons) foram pintados pelo reputado artista britânico da escola "kitchen sink”, John Bratby. Melhor frase: quando um jovem admirador lhe diz que também quer ser pintor, ele responde "não te preocupes, é como a gripe, isso vai passar”.(Mel Bochner e Lizbeth Marano)
19 out, 18h30Lust For Life (1956), Kirk Douglas, Director - Vicente Minnelli, 122’A Vida Apaixonada de Van Gogh, baseado num outro best-seller da autoria de Irving Stone, apresenta Kirk Douglas como Van Gogh e Anthony Quinn como Gaugin. Foi realizado por Vicente Minnelli que filmou no local e nada deixou à imaginação na reconstrução dos quadros, de que "Os Comedores de Batatas” é um dos melhores exemplos. (Douglas tem semelhanças impressionantes com Van Gogh e Quinn parece acabado de sair de um autorretrato de Gaugin.) Há, claro, neste e nos outros filmes, drama e melodrama em excesso. Melhor frase: Gaugin critica Van Gogh dizendo-lhe "pintas demasiado depressa”. Ao que Van Gogh responde exclamando "olhas demasiado depressa”.(Mel Bochner e Lizbeth Marano)
20 out, 16h00La belle noiseuse (1991), Michel Piccoli, Director - Jacques Rivette, 238'A Bela Impertinente é uma adaptação muito livre do romance de Balzac. O realizador é Jacques Rivette e os intérpretes principais são Michel Piccoli, no papel do pintor rico mas atormentado e Emmanuelle Béart, o modelo que o inspira a voltar a pintar. Há cenas intermináveis de quadros a serem pintados (pelo artista francês Bernard Dufour). Contudo, o filme termina sem que se produza qualquer obra-prima, conhecida ou desconhecida, mas Piccoli "sofre” uma torturante quantidade de angústia francesa vintage.(Mel Bochner e Lizbeth Marano)