Museum Hours, de Jem Cohen (2013-11-07)

07 NOV 2013
"Silenciosamente incrível" ou "Arrebatador. Um filme de tal inteligência e originalidade que ‘radical’ parece ser a única palavra aplicável" são exemplos das excelentes críticas com que a imprensa recebeu a mais recente longa-metragem de Jem Cohen, neste caso o New York Times e o The Village Voice, respetivamente.
"Museum Hours" parte da amizade que nasce entre um guarda de exposições e uma misteriosa visitante estrangeira que toma o Kunsthistorisches Museum em Viena como refúgio. Os seus encontros despoletam uma série de inesperadas explorações das suas próprias vidas e da vida na cidade. Simultaneamente, o filme vai desvelando formas como as obras de arte podem refletir e moldar a experiência do nosso dia-a-dia. O museu aparece, não como instituição arcaica que alberga artefactos históricos, mas como encruzilhada enigmática na qual, através das obras de arte, tem lugar uma discussão que, ao longo do tempo, revela implicações vitais no mundo contemporâneo.
O realizador Jem Cohen é conhecido pelos seus filmes e instalações que, com base em e retratos atentos e gravações diarísticas de ambientes maioritariamente urbanos, navegam entre o documentário, a narrativa e o cinema experimental. A colaboração com músicos (Fugazi, Godspeed You Black Emperor!, R.E.M ou Vic Chestnut, entre outros) constitui uma parte importante do seu trabalho. Alguns dos seus filmes integram as coleções do MoMA e Whitney Museum de Nova Iorque.
Museum Hours (2012, AU/USA, 107’)Diretor: Jem Cohen
Mais informação em http://www.museumhoursfilm.com/start_E.htmhttp://jemcohenfilms.com/wp/
Este evento está inserido na programação do ciclo Novas Perspectivas.
Museum Hours, de Jem Cohen (2013-11-07)
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile