Ao refletir sobre os modos de produção artística e a forma como as suas alterações determinam rumos para as disciplinas artísticas - na consciência de que estas são simultaneamente determinadas pelo contexto económico, social e político - este curso parte da obra de Nairy Baghramian para repensar a relação da arte contemporânea com a sociedade.
Ao procurar pensar a noção de modos de produção artística e social e a forma como as suas alterações determinam rumos para as disciplinas artísticas, na consciência de que estas são, simultaneamente, determinadas pelos contextos económico, social, político e ecológico de um dado momento na humanidade, o curso referir-se-á à obra da artista Nairy Baghramian para procurar entender um sentido mais vasto de produção na arte contemporânea e as suas relações com a sociedade. De Adorno a Rosalind Krauss, de Paul Ardenne a Michael Warner, o curso apresentará, por um lado, alguns pontos de vista na história do pensamento crítico relativamente recente que iluminam a diversidade de abordagens possíveis a partir da própria ideia de contexto; e, por outro, a obra de alguns artistas que questionam no seu trabalho a própria noção de uma cultura material (material culture), isto é, os modos como os objetos e as suas múltiplas deslocações de significado contribuem, de facto, para um mapeamento exaustivo e sempre incompleto da trajetória da humanidade.
Orientação: Gabriela Vaz-Pinheiro (responsável pelo Programa Arte e Arquitetura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e professora da Faculdade de Belas-Artes do Porto).Sessões: 13, 20 e 27 set (sáb)Lotação: 30 pessoasAcesso: 60€, inscrição préviaAmigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% descontoInformação: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email d.cruz@serralves.pt
Plano do curso
Gabriela Vaz-Pinheiro
Cada sessão dividir-se-á em dois momentos primordiais: um de apresentação e outro de trabalho de análise e discussão coletiva dos assuntos em causa, procurando envolver os participantes em análises de carácter crítico e relacional, com o objetivo de gerar um contexto de produção de conhecimento ativo e partilhado.
13 set (sáb)Olhar a obra de Nairy BaghramianCultura material e crítica da visão. Alguns pressupostos críticos para a construção (e desconstrução) da visão na contemporaneidade que possam permitir uma abordagem à obra de Nairy Baghramian em função da desmontagem de paradigmas da prática escultórica e da visualidade.
20 set (sáb)Do Artista como produtor à cultura em (des)contextoContexto e especificidade. Noções basilares de uma prática site-specific, sua radicalização e atualizações recentes. Exemplos de práticas artísticas de natureza contextual desde a "Crítica Institucional" a práticas relacionais, procurando enquadrar o espaço expositivo nas suas dimensões sociais e políticas.
27 set (sáb)A arqueologia pela arte contemporânea: sobre a instabilidade da cultura materialAssociação e derivação: de onde vêm as coisas que reconhecemos? Sessão final de debate da obra de Nairy Baghramian e de experimentação textual e/ou visual em torno de temas tratados nas sessões anteriores procurando pontos de ligação a questões críticas da imagem, da obra escultórica e do significado.
Gabriela Vaz-Pinheiro é formada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, possui o Mestrado Europeu em Cenografia pelo Central St. Martins College e Utrecht School of the Arts, Mestrado em Theory and Practice of Public Art and Design pelo Chelsea College of Art & Design, e Doutoramento por projecto pelo Chelsea College, com a tese: " Art from place: the expression of cultural memory in the urban environment and in place-specific art interventions". Foi professor convidado na Central St. Martins College of Art & Design, em Londres, entre 1998 e 2006. Recebeu bolsas de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Cultura, da Contemporary Art Society e do The London Institute, e recebeu, como artista, o apoio da Direcção Geral das Artes / Instituto das Artes, reflectindo no seu trabalho sobre questões identitárias e contextuais, utilizando a produção artística como forma de interrogar a própria noção de indivíduo e de contexto. Colaborou com o Institute of Contemporary Arts em Londres durante cerca de dois anos, incluindo a organização de conferências como "Spaced Out" em torno da ideia de interdisciplinaridade entre arte e arquitectura. Tem tido envolvimento contínuo em seminários interdisciplinares e publica em revistas nacionais e internacionais de arte e de pesquisa sobre arte. O seu trabalho editorial também tem sido contínuo, com múltiplo livros publicados e textos em catálogos. Responsável pelo Programa de Arte e Arquitectura para Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, ensina, desde 2004, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde dirige o Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, bem como colabora regularmente com várias instituições académicas em Portugal e no estrangeiro.