Para a sua primeira exposição individual em Portugal, Nick Mauss (1980), artista radicado em Nova Iorque, criou um conjunto de trabalhos que resultam do seu envolvimento prolongado com a Casa de Serralves. Instalada dentro de e contra os elementos arquitetónicos e decorativos únicos do edifício, a exposição toma a forma de uma cenografia que se desenrola pelos espaços grandiosos da sua arquitetura, outrora domésticos e agora esvaziados das suas múltiplas funções e assim transformados, em ausência, em monumento. Por exemplo, a fachada art déco contradiz o interior anacrónico e sobreposto, com toda a sua coreografia social e organização burguesa e novecentista do espaço. Esta dimensão dramatúrgica, em que ostentação e design eram fundamentais, é agora entregue ao visitante enquanto espectador. A exposição de Mauss introduz desordem na circulação física e psicológica; obras e maquetas de espaços não realizados estão dispostas por todo o edifício em pontos cruciais de tensão, numa encenação que explora a repetição, a recordação, a intensificação. "Intricate Others” evoca a história do design de exposições, da decoração e dos afetos, bem como divisões de género entre as belas-artes e as artes aplicadas, propondo a coreografia do espaço como forma indireta de abordagem. Mauss trata a totalidade do edifício como um cenário onde as obras de arte são pensadas como formas visíveis que contracenam com a presença de corpos vivos.
A exposição, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, é comissariada por João Ribas, Curador Sénior do Museu e Diretor Adjunto.
Imagem: Nick Mauss - Sem Título Estudo, 2016, Marcador e caneta sobre papel, Col./ Cortesia do artista.
Actividades Relacionadas
INAUGURAÇÃO: 22 JUN (QUI), 21H00, ENTRADA GRATUITA
VISITAS À EXPOSIÇÃO
23 JUL (DOM), 12H00 | VISITA ORIENTADA
por Raquel Sambade, educadoraMais informação aqui.
17 SET (DOM), 11H00 | OBRAS EM CONVERSA COM AS FAMÍLIAS com Raquel Sambade e Sónia Borges, educadorasMais informação aqui.
Apoio