O NOVO BANCO Revelação é uma iniciativa do Novo Banco em parceria com a Fundação de Serralves que visa incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os que recorram ao meio da fotografia. Premiando anualmente um grande vencedor, o NOVO BANCO Revelação atribui uma bolsa de produção no valor de 15.000 euros.
O formato renovado do NOVO BANCO Revelação conta com um júri internacional, responsável por selecionar, numa primeira fase, quatro projetos de entre todas as candidaturas recebidas. Numa segunda fase, o júri elege como grande vencedor do concurso, um dos quatro projetos inicialmente selecionados.
O vencedor da edição de 2015 é Bruno Zhu, que apresenta o seu trabalho numa exposição individual no Museu de Serralves. O júri, este ano composto por Pierre Bal-Blanc, membro da equipa curatorial da próxima Documenta de Kassel (Alemanha), Michelle Cotton, Diretora do Bonner Kunstverein (Alemanha), Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau, curadores do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, destaca as qualidades intrínsecas do trabalho de Bruno Zhu, que dá usos à fotografia que aproximam a experiência do espectador da manipulação quotidiana a que as imagens estão sujeitas na atualidade, nomeadamente na internet. Misturando de forma descomplexada referências eruditas e populares e tentando, nas suas palavras,"misturar o brilho com a vulgaridade”, o artista relaciona a criatividade contemporânea com a fluidez dos media.
Bruno Zhu, nascido no Porto em 1991, é licenciado em Design de Moda pela Central Saint Martins de Londres e frequenta atualmente o mestrado em Artes Plásticas no Sandberg Institute em Amesterdão, cidade onde vive. O seu trabalho foi objeto de exposições individuais na galeria Jeanine Hofland Contemporary Art de Amesterdão, na galeria Temple de Paris e na galeria Carlos/Ishikawa em Londres.
Este projeto é coordenado por Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau, curadores do Museu de Serralves.
Mecenas do Prémio NOVO BANCO Revelação