OFICINA - A IMPROVISAÇÃO E A CÂMARA, COM BABETTE MANGOLTE

14 MAI 2011

Babette Mangolte, a quem se dedica um ciclo em Serralves, aceitou a proposta de desenvolver uma oficina no âmbito do programa Improvisações / Colaborações, reflectindo acerca da noção e prática da improvisação no seu trabalho em geral e especificamente nos seus filmes de dança e performance. A oficina dirige-se a todos os que se interessam pela história  das práticas de documentação de performance e dança e sobre o cruzamento entre o cinema, a fotografia e a arte em geral, dum ponto de vista teórico, mas também prático e concreto.

Esta é uma oportunidade única para aprender com a experiência e contactar com os métodos de trabalho da fotógrafa, cineasta e directora de fotografia Babette  Mangolte, no contexto de uma oficina.
Babette Mangolte é conhecida pelo seu trabalho de fotografia e pelos  seus filmes que documentaram de forma criativa a cena artística de Nova Iorque das décadas de 70 e 80 e nomeadamente pelas imagens icónicas que criou a partir das coreografias de Yvonne Rainer, Trisha Brown, Lucinda Childs e das performances e peças de teatro de Joan Jonas, Robert Morris, Marina Abramovic, Robert Wilson e Richard Foreman, entre outros. Para além disso, Mangolte desenvolveu uma obra cinematográfica original e diversa, assente em três eixos principais: uma reflexão sobre a representação do movimento e das suas passagens e  sobre a documentação e registo de performance art e de dança; o interesse pelo olhar e pela câmara subjectivos e pelos cruzamentos entre a fotografia e o cinema; e a prática do filme de paisagem, patente nos seus ensaios sobre a costa oeste dos Estados Unidos e a vida nos subúrbios urbanos.

Como directora de fotografia Mangolte definiu um estilo de imagem que caracterizou alguns dos mais importantes filmes da década de 70, incluindo todos os primeiros filmes de Chantal Akerman (incluíndo Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles), dois dos principais filmes de Yvonne Rainer (Lives of Performers e A Film About a Woman Who), mas igualmente colaborações com Michael Snow, Jean-Pierre Gorin, Marcel Hanoun, entre outros.

Informamos que as inscrições para esta Oficina se encontram encerradas.

OFICINA - A IMPROVISAÇÃO E A CÂMARA, COM BABETTE MANGOLTE
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile