20 FEV - 15 MAR: Terra de Ninguém, 201219 MAR - 12 ABR: Theatrum Orbis Terrarum, 201315 ABR - 03 MAI: Mount Ananea (5853), 2015 (estreia)
Salomé Lamas (Lisboa, 1987) é uma investigadora e realizadora de cinema cuja obra dissolve a suposta fronteira entre documentário e ficção. Interessada pela relação intrínseca entre narrativa, memória e história, Lamas usa a imagem em movimento para explorar o traumaticamente reprimido, aparentemente irrepresentável ou historicamente invisível, desde os horrores da violência colonial até às paisagens do capital global. Os filmes da artista têm sido exibidos em inúmeros festivais nacionais e internacionais e recebido vários prémios e distinções. A exposição em Serralves apresenta três filmes recentes: Terra de Ninguém (2012), Theatrum Orbis Terrarum (2013) e a estreia de um novo trabalho, Mount Ananea (5853) (2015). Integrada na exposição, a 14 de março de 2015 Salomé Lamas participará numa conversa com o curador da exposição, João Ribas, seguindo-se a apresentação de quatro outros filmes realizados pela artista. "Paraficção” inclui, ainda, o lançamento de um disco em vinil que, com música de João Lobo, Norberto Lobo, Bruno Moreira e Salomé Lamas, é parte integrante do filme Mount Ananea (5853).Fazendo parte da série "Projetos Contemporâneos”, "Paraficção” inaugura a Sala de Projetos de Serralves, localizada no segundo piso do Museu e com entrada livre. "Projetos Contemporâneos” é um novo eixo de programação do Museu que abrange uma variedade de disciplinas e uma diversidade de formas de apresentação, desde exposições de uma só obra no Museu, até projetos que se desdobram em vários momentos ao longo de diferentes períodos de tempo. Será uma plataforma dinâmica e reativa para a apresentação do trabalho de alguns dos mais relevantes artistas contemporâneos atualmente a trabalhar em Portugal ou no resto do mundo.
"Salomé Lamas: Paraficção” é comissariada por João Ribas, Diretor Adjunto e Curador Sénior do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Esta exposição insere-se no programa Projetos Contemporâneos do Museu de Serralves.
Actividades Relacionadas
PROJEÇÃO DE FILMES E CONVERSA COM A ARTISTA
14 MAR (SÁB), 17h00, Auditório e Livraria de SerralvesProjeção de filmes, seguida de conversa entre a artista e João Ribas, curador da exposição, e lançamento de disco de vinil da autoria de João Lobo, Norberto Lobo, Bruno Moreira e Salomé Lamas.Mais informação aqui
Salomé Lamas
Salomé Lamas nasceu em 1987 em Lisboa. Estudou cinema em Lisboa e Praga, tirou um MFA em Amesterdão e é doutoranda em estudos fílmicos na Universidade de Coimbra. O seu trabalho tem-se centrado na imagem em movimento e sido exibido em espaços artísticos e festivais de cinema. Após realizar algumas curtas, a sua primeira longa-metragem, Terra de Ninguém (2012), teve estreia internacional na Berlinale (Forum) e foi projetada em vários outros importantes festivais de cinema. Salomé Lamas é bolseira do the MacDowell Colony Rockefeller Foundation Bellagio Center e do DAAD Berliner Künstlerprogramm.
Mecenas Exclusivo do Museu