Esta exposição no Museu de Serralves irá debruçar-se sobre os aspetos gestuais, formais e sociais da conceção de arquitetura de Matta-Clark, ou nas suas palavras, de "fazer espaço sem o construir.” Esta apresentação, composta sobretudo por obras do Gordon Matta-Clark Archive no CCA, irá apresentar fotografias, desenhos e documentos relacionados com os projetos mais importantes do artista, e também os seus filmes comerciais, assim como empréstimos importantes relacionados com a obra pioneira do artista.
A exposição irá explorar o singular sentido de Matta-Clark "dos vazios metafóricos, lacunas, espaços abandonados, lugares que não foram construídos.” A apresentação em Serralves está concebida à volta de uma série de verbos construtivos e destrutivos que definem a conceção do arquitetural do artista: cortar, separar, inclinar, partir, escrever, construir, desenhar, etc. Além de materiais de arquivo e obras importantes deste artista, a exposição vai apresentar uma seleção de obras de outros artistas que criam um contexto para os cortes literais e metafóricos de Matta Clark, feitos sobre locais de reconstrução e de abandono e em contextos acentuadamente queer e de privação económica.
Esta exposição continua a colaboração entre Serralves e o Canadian Centre for Architecture. Entre as colaborações anteriores contam-se as exposições "O Processo SAAL: Arquitetura e participação 1974-1976”, em 2015, e o "Arquivo de Álvaro Siza Vieira”, em 2016.
A exposição será acompanhada por uma publicação que destacará a abordagem concetual do artista à arquitetura e o seu importante contributo para o pensamento sobre o espaço (in)habitado.
A exposição é coproduzida pela Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto, e a Culturgest, Lisboa em colaboração com o Centre Canadien d’Architecture, Montréal.
Imagem: Gordon Matta-Clark, Bronx Doors, Bronx Floors, 1973. Prova de gelatina e sais de prata Gelatin silver print. Col. Coll. Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em Acquisition 1998
Actividades Relacionadas
INAUGURAÇÃO: 5 MAI (SEX), 20H00
CONVERSAS E DEBATES
28 MAI (DOM), 17H00 | UM OLHAR PARA A ARTE CONTEMPORÂNEA
por Sofia Ponte, investigadoraMais informações aqui
VISITAS ORIENTADAS
21 MAI (DOM), 12H00 | VISITA ORIENTADApor Paulo Jesus, educadorMais informações aqui
27 MAI (SÁB), 17H00 | VISITA ORIENTADApor Audrey Bartis, em InglêsMais informações aqui
29 JUN (QUI), 18H30 | VISITA ORIENTADApor Pedro Levi Bismarck, arquitetoMais informações aqui
8 JUL (SÁB), 15H30 | VISITA EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESAcom Laredo, Associação CulturalMais informações aqui
12 JUL (SEX), 19H30 | ENCONTRO EXCLUSIVO PARA AMIGOS DE SERRALVEScom João Ribas, comissário da exposição, diretor adjunto e curador sénior do Museu de Serralves. Mais informações aqui
GORDON MATTA-CLARK