TOBIAS REHBERGER

de 18 OUT 2002 a 31 DEZ 2002

PRESCRIÇÕES, DESCRIÇÕES, RECEITAS E RECIBOS

Tobias Rehberger (Esslingen, Alemanha, 1966) é um dos mais conhecidos jovens artistas alemães afirmados ao longo da década de 90. A sua obra distingue-se pela criação de esculturas ou de instalações que se apresentam enquanto ambientes integrados, existindo simultaneamente como arte e como espaços ou objectos que mantêm uma funcionalidade inerente à sua natureza e tradição. As obras de Tobias podem incluir não só elementos pictóricos e arquitecturais como também elementos paisagísticos. Tendo estudado com Martin Kippenberger em inícios dos anos 90, com ele terá adquirido os valores que o levam a considerar a sua arte como uma forma de acção envolvendo os espaços e as pessoas que os habitam. A sua obra usa a tradução, a transposição e a interpretação de referências provenientes dos universos da arte, da arquitectura, do design e da vida quotidiana, como utensílios de uma relação entre a escultura e a vida em comunidade, como uma utopia representativa dos seus desejos e representações.
Tobias Rehberger tem vindo a apresentar os seus trabalhos em numerosos espaços artísticos do maior prestígio tais como o Portikus (Frankfurt, 1996), a Bienal de Veneza, o Projecto de Esculturas Públicas de Munster e o Museu Guggenheim de Nova Iorque (1997), a Kunsthalle de Basel e o Moderna Museet (Estocolmo, 1998), o Berkeley Art Museum (1999), o Museum of Contemporary Art (Chicago, 2000) e o ZKM – Museum fur Neue Kunst (Karlsruhe, 2002).
No Museu de Serralves, intitulada "Prescriptions, Descriptions, Recipes and Receipts/ Prescrições, Descrições, Receitas e Recibos”, Tobias Rehberger apresentará cerca de 7 novos projectos que utilizarão vários espaços do interior do Museu e dos jardins de Serralves.

Comissariado: João Fernandes

Apoio
TOBIAS REHBERGER
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile