CURTINHAS

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
08 FEV 2020

16:00

0220 CINEECO CURTINHAS

Curtas de animação (total 45’43’’)

Aquametragem (Aquastory) Marina Lobo, Portugal, 2018, animação (6'23‘’)
- Prémio Valor da Água – EPAL

Sinopse
O Hidro foi bafejado pela sorte. Em seu redor a água parece não ter fim. Mas o seu estado de alegria é interrompido por sinais de alerta. Afinal, a água é limitada e escassa. Será tarde demais? Conseguirá a família H2O mudar os seus comportamentos e gerir este recurso de forma eficiente, aplicando o princípio dos 5 R’s (Reduzir os consumos, Reduzir as perdas e desperdícios, Reutilizar a água, Reciclar a água e Recorrer a origens alternativas)?


Circuito (Circuit) Delia Hess, Suiça, 2018, animação (9’)

Sinopse
Num pequeno planeta, preso no seu pequeno universo particular, os habitantes levam a cabo as suas ações poeticamente surreais, que se repetem num ciclo infinito. Fazem todos parte de um pequeno ecossistema complexo que só consegue funcionar se cada um deles desempenhar o seu papel, que é algo que eles desconhecem.



Peixe no Forno (Baked Fish) Guilem Miró, Espanha, 2018, animação stop-motion (4’)

Sinopse
Receita típica do Mediterrâneo cozida de uma forma crítica.


A Criação do mundo (Hant Quij Cöipaxi Hac) Antonio Coello, México, 2019, animação (10’)

Sinopse
As crianças indígenas e anciãos Seri integraram um Laboratório de Animação onde estudaram arte rupestre, canções antigas e relatos contados do passado. Uma revolta Seri contemporânea começou com esta adaptação cinematográfica do mito da criação.



As Aventuras de Félix (The Adventures of Félix) Ricardo Rámon, Espanha, 2018, animação (10’)

Sinopse
Felix quer ter todos os animais perto dele, ser capaz de brincar com eles, tornarem-se amigos, cuidar deles e alimentá-los. Com apenas oito anos, ele tenta apanhar os animais de uma figueira perto de casa e consegue capturar um pássaro. No entanto, depois de fechá-lo dentro de uma gaiola, descobre que algo está errado. As palavras inesperadas, mas precisas, de sua irmãzinha revelarão que o problema é ele mesmo e que os animais não são brinquedos simples. Uma lição que Felix nunca esquecerá.


Pacha lama somos nós: a cerimónia para pachamama Aldana Loiseau, Argentina, 2019, animação (5'20‘’)
- Prémio Internacional de Curtas – Turistrela

Sinopse
Uma animação em Stop Motion FEITA com lama, protagonizando ‘Pacha’, nossa Terra Mãe. Feito com argila dos solos da Quebrada de Humahuaca, norte da Argentina. A Terra Mãe, também conhecida como ‘Pachamama, faz parte de uma crença ancestral fortemente enraizada no povo original dos Andes. No mês de Agosto, em sua gratidão, as pessoas realizam uma cerimónia com ofertas, bebidas e refeições.


Um dia normal (Un diá normal) Juan Marciano Ferrero, Argentina, 2018, ficção (1’)

Sinopse
Um menino vive todos os dias a mesma rotina. Todas as suas atividades diárias poluem o meio ambiente. Portanto, ele será afetado e acabará por viver no meio da porcaria.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile