O QUE O CÉU PERMITE
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
Com Pedro Duarte (professor de filosofia), moderação de Anabela Mota Ribeiro
Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete

Terceira sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Um Filme Falado: Oliveira e a História do Cinema, com conceção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado à relação de vários momentos e tendências significativas da história do cinema com a obra de Manoel de Oliveira, prossegue com o tema Melodrama, com a projeção do filme O Que o Céu Permite (1955) de Douglas Sirk. Após a projeção, terá lugar uma conversa com o professor de filosofia Pedro Duarte e Anabela Mota Ribeiro.
3 MAI | SÁB | 17h00
MELODRAMA
ALL THAT HEAVEN ALLOWS | O QUE O CÉU PERMITE
Douglas Sirk | USA | 1955 | 89’
Douglas Sirk é o nome maior do melodrama americano, e O Que o Céu Permite um dos seus exemplos mais superlativos. O drama de Jane Wyman, uma viúva de classe média, que se apaixona por Rock Hudson, um jovem jardineiro, acende um amor que tece uma teia de preconceitos morais e de códigos sociais cada vez mais sufocantes e que a levam ao seu limite emocional, deu origem a um sem-número de imitações e de homenagens – com destaque para as de Rainer Werner Fassbinder em O Medo Come a Alma (1974), e de Todd Haynes em Longe do Paraíso (2002). Exemplo eloquente do weepie em Technicolor, em que o germânico-dinamarquês Douglas Sirk se especializou na Universal, O Que o Céu Permite é um modelo primoroso da sua mise-en-scène elegante, que o confirma como um dos autores que mais assertivamente capturou a paisagem mental americana da década de 1950.
Relacionado




Professor-Doutor de Filosofia e História da Arte na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Investigador do CNPq e da Faperj. Ocupou, no Pós-doutoramento, a Cátedra Fulbright de Estudos Brasileiros na Universidade Emory (EUA, 2020). Foi Professor Visitante na Universidade Södertörns (Suécia, 2012) e Investigador Visitante na Universidade Brown (EUA, 2004/2006). É autor dos livros O ensaio como narrativa (Oca, 2021 - Portugal); A pandemia e o exílio do mundo (Bazar do Tempo, 2020); Tropicália (Cobogó, 2018); A palavra modernista: vanguarda e manifesto (Casa da Palavra, 2014); e Estio do tempo: Romantismo e estética moderna (Zahar, 2011). Organizou o livro Objeto não identificado: Caetano Veloso - 80 anos (Bazar do Tempo, 2022). Tradutor dos livros Pensar sem corrimão e Liberdade para ser livre, de Hannah Arendt (Bazar do Tempo, 2021 e 2018).
Atividades Relacionadas

PRÓXIMAS
UMBERTO D
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
Saber mais
Comprar

PRÓXIMAS
UM DIA NAS CORRIDAS
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
Saber mais
Comprar

PRÓXIMAS
O FANTASMA APAIXONADO
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
Saber mais
Comprar

PRÓXIMAS
AQUELA LOIRA
UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA
Saber mais
Comprar