OPEN HOUSE PORTO 2026

11ª EDIÇÃO OPEN HOUSE PORTO

Casa de Serralves
04 e 05 JUL 2026

Acesso gratuito, por ordem de chegada

0407 11 EDIÇÃO OPEN HOUSE PORTO
(C) João Morgado

Curadoria de Maria Souto de Moura e Francisco Ascensão


OPEN HOUSE PORTO 2026


Pentimenti é um termo que designa a sobreposição de camadas de uma pintura que, com o tempo, se tornam visíveis, deixando ler hesitações, mudanças de rumo ou correções feitas pelo artista.De modo semelhante, na arquitetura, os espaços contêm diversas camadas, mais ou menos ocultas, que revelam a resiliência face a necessárias mudanças no curso da sua existência. Uma arquitetura sustentável poderá ser aquela que atravessa os tempos e vai servindo novos propósitos, à revelia de um programa que condenaria a sua eventual intemporalidade. A versatilidade traduz-se na possibilidade de permanência.


No contexto da edição do Open House 2026, propomos olhar para espaços onde a sobreposição de camadas põe em confronto mudanças de paradigma, questionando o equilíbrio ou a permanente negociação entre Tempo, Espaço e Programa em Arquitetura. RESPOSTA Num primeiro momento, exploram-se exemplos que resultam da necessidade de transformação de edifícios cujo valor patrimonial é consensualmente reconhecido, sendo, no entanto, inevitável a alteração do programa inicial para evitar a sua obsolescência. REAÇÃO Num segundo momento, selecionam-se exemplos que subvertem radicalmente os propósitos originais da construção preexistente, como reação à atual dificuldade de acesso a património edificado qualificado, ou simplesmente como exercício que procura oportunidades onde pareciam não existir. PERGUNTA Por fim, propõe-se um olhar sobre lugares em estado expectante, procurando, por um lado, lançar o debate sobre o futuro da cidade e, por outro, apelar à importância do exercício de mapeamento enquanto ferramenta para a valorização, preservação e transformação da paisagem, da história e da memória coletiva das cidades.


Casa de Serralves

Concebida originalmente como uma residência privada, a Casa de Serralves e o Parque envolvente resultaram de um projeto encomendado pelo segundo Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral (1895−1968) para os terrenos do que fora a quinta de veraneio da família nas imediações do Porto. Projetada e construída entre 1925 e 1944, a Casa é considerado o mais notável exemplo de um edifício art déco em Portugal, tendo sido classificada como Imóvel de Interesse Público em 1996.


Em 1987, o Estado Português adquire a propriedade aos herdeiros de Delfim Ferreira com a intenção de aí instalar um museu de arte moderna. A Casa foi aberta ao público nesse mesmo ano, como local de exposições de arte moderna e contemporânea até à abertura, em 1999, do novo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.


PROGRAMA

Sábado, 04 JUL

Casa de Serralves

10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00

Visitas comentadas por educadores do Serviço Educativo Artes16h00

Visita comentada por Teresa Patrício Gouveia


Domingo, 05 JUL

Casa de Serralves

10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00

Visitas comentadas por educadores do Serviço Educativo Artes


16h00

Visita comentada por António Choupina
Lotação: 25 pessoasAcesso: por ordem de chegada


Para mais informações: https://2026.openhouseporto.com/

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile